Programas de fidelidade: uma estratégia de negócio
Programas de fidelidade: uma estratégia de negócio
Programas de fidelidade: uma estratégia de negócio
Quando se tem um negócio na área de serviços ou de varejo, os programas de fidelidade se tornam aliados. Eles podem ajudar na melhoria da satisfação de seus clientes, na captação de dados sobre seu comportamento de compra e consequentemente na geração de receita. Trata-se de uma ferramenta que quando bem planejada e executada, se torna estratégica e tem potencial para aumentar seus lucros.
Há alguns anos atrás os brasileiros não estavam habituados a programas deste tipo, já que eles são muito mais adequados à cultura norte-americana. Hoje em dia, dados mostram que o setor está em ascensão no país. Em 2016, o número de brasileiros inscritos em algum programa de fidelidade chegou a 90 milhões. Um aumento de 15% com relação ao ano anterior, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).
Certo é que cada empresa possui um perfil próprio, e para que a recompensa destes projetos dê bons resultados é preciso pensar bem naquilo que será ofertado em troca para os consumidores. Se você ainda não conseguiu descobrir como premiar os fiéis clientes, elaboramos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo.
Afinal, só você sabe como agradá-los e como motivá-los a continuar comprando em sua empresa.
Conheça os seus clientes
Não há como fazer um programa voltado aos clientes se você não os conhece.
– Qual tipo de produto ou serviço que mais os agradam?
– O que eles mais gostam de suas lojas?
– Por que eles voltam e continuam comprando?
Estas são algumas perguntas que se deve fazer para descobrir como premiar o seu público.
Confira as suas vendas
Analise os produtos e serviços que mais são pedidos, o que faz com que os clientes optem pela sua empresa e não pela do concorrente. Você pode identificar aqueles produtos que apresentam menos saída e aumentar a sua pontuação, ou incentivar os consumidores a comprar aqueles itens com maior margem de lucro dessa mesma forma.
Ofereça premiações viáveis
Para que consiga preservar o seu programa de fidelidade, é preciso que você analise se a premiação escolhida não prejudicará os lucros de seu negócio e se não terá dificuldades no fornecimento. Por isso, antes de definir as suas recompensas, é preciso que você se lembre que este tipo de iniciativa deve servir e ser mantida por um longo prazo.
Personalize os seus prêmios
É importante que as premiações de seu programa de fidelidade sejam personalizadas e de acordo com a diversidade de seus consumidores. Definir como recompensa produtos que mais agradam a cada grupo específico de clientes. Ao garantir uma maior diversidade na sua premiação, conseguirá atingir um maior número de consumidores.
Escolha prêmios que representem a sua empresa
Uma outra dica para definir a recompensa de seu programa de fidelidade é escolher itens que representem a sua empresa. Dessa forma você conseguirá, além de cativar o consumidor, melhorar e promover a imagem de seu empreendimento.
Por exemplo, se a sua loja quer fortalecer a imagem de uma marca para a família, você pode oferecer premiações que vão agradar toda a família, como desconto em viagens ou entradas para parques diversões. Satisfazer o seu público e incentivá-los a frequentar a sua empresa não é uma tarefa difícil.
Faça um lançamento nas lojas, publique imediatamente no site e use as redes sociais a seu favor. Também estabeleça parcerias com outras empresas, buscando ter mais prêmios no programa, estude, analise, planeje e lance a sua ideia. Dessa forma a sua marca estará na preferência dos atuais e futuros clientes.
Se você conseguir compreender os seus consumidores e elaborar bem a premiação do seu programa de fidelidade, o seu sucesso estará garantido.
Para saber outras dicas e informações para o desenvolvimento do seu negócio, acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/