O que é API? Entenda como funciona

O que é API? Entenda como funciona

O que é API? Entenda como funciona

O que é uma API

A API é um termo do inglês “Application Programming Interface”, que em português significa “Interface de Programação de Aplicativos”. Nada mais é que o conjunto de instruções, rotinas e padrões de programação que possibilitam o acesso a um aplicativo de software ou plataforma online.

Qual a função das API’s

As API’s são um tipo de “ponte” que conectam aplicações, podendo ser utilizadas para os mais variados tipos de negócio, por empresas de diversos nichos de mercado ou tamanho. A maioria das pessoas não sabem o que é uma API. Isso porque elas são invisíveis ao usuário comum, que enxerga apenas a interface dos softwares e aplicativos. As APIs proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.

Quando uma pessoa acessa uma página de um hotel, por exemplo, é possível visualizar dentro do próprio site o mapa do Google Maps para saber a localização do estabelecimento e verificar qual o melhor caminho para chegar até lá. Esse procedimento é realizado por meio de uma API, onde os desenvolvedores do site do hotel, por exemplo, utilizam do código do Google Maps para inseri-lo em um determinado local de sua página.

Sistemas de pagamento online são um bom exemplo de funcionalidade das APIs que rodam de maneira automática. De modo geral, a API é composta de uma série de funções acessíveis somente por meio de programação.

Veja alguns exemplos de automatizações proporcionadas por APIs:

  • preencher planilhas;
  • mudar classificações de clientes;
  • atualizar endereços;
  • enviar e-mails;
  • emitir notas fiscais;
  • fazer lançamentos contábeis.

 

API’s para seus clientes

Uma informação bem interessante sobre a utilização do API, é de como usá-lo para integrar aplicativos, são os chamados gatilhos. Uma ação em um aplicativo (que foi integrado a outro pela API) dispara um gatilho que vai acionar aquela tal ação repetitiva da qual você quer se livrar.

Vamos dizer que você tenha pensado em um plano de ação para diminuir a desistência de compras e abandono de carrinhos no seu e-commerce. Assim, toda vez que um pagamento por cartão de crédito for recusado, você teria que enviar um e-mail sugerindo ao cliente a troca da forma de pagamento disponibilizando por exemplo a opção de pagamento por boleto bancário.

Para fazer isso, você tem que disponibilizar o tempo de um funcionário e ficar atento aos relatórios de sua ferramenta de gerenciamento de pagamentos.

Se você integrar seu disparador de e-mail, via API, com o seu sistema de pagamentos, esta ação poderá ser automatizada. Assim, esta tarefa repetitiva fica fora das obrigações de seu funcionário gerando muito mais produtividade e dando tempo a ele para se dedicar a outras atividades. Isso é só um exemplo de como API’s podem otimizar os processos de vários setores do seu negócio.

Pudemos ver de uma forma bem resumida, basicamente o que é uma API e um exemplo de aplicação dessa ferramenta. Obviamente ela é muito mais ampla e complexa do que explicamos, porém entender o que são as APIs, ajuda a reduzir custos de implantação de novos sistemas, inovar com agilidade,  simplificar o trabalho dos colaboradores e a vida dos clientes. Antes de pensar em desenvolver uma funcionalidade, avalie se o uso de uma API poderia agregar valor para os seus projetos.

Aqui na Supply Midia usamos alguns desses gatilhos do API. Como temos uma plataforma de gestão e integração financeira (Total Bank e Total For), usamos a API para fazer a conexão entre cliente e empresa através da nossa plataforma. A integração dos setores internos, buscam facilitar o trabalho da equipe que atua no controle dessas operações.

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.