Modelos de negócios: algumas opções para se investir

Modelos de negócios: algumas opções para se investir

Modelos de negócios: algumas opções para se investir

Criar a iniciativa, investir na abertura de um negócio e ser seu próprio chefe, é uma ideia que atrai bastante os empreendedores. Entretanto, os desafios se apresentam logo no início do processo. Diante de tantos modelos de negócios, como escolher a opção ideal? A sua empresa não precisa necessariamente nascer de uma ideia própria, é possível escolher vários tipos de modelos de negócios.

Qual seu tipo de empreendimento? Necessidade x Oportunidade

Em função da crise do novo Coronavírus, ultrapassamos os 12,5 milhões de pessoas sem trabalho país, não é de se espantar que o empreendedorismo surja como forma de resistência à crise econômica.

Quando muitas empresas são abertas, mesmo que de forma informal diante do enfrentamento à uma recessão financeira, podemos dizer que houve uma alta no empreendedorismo por necessidade.

Antes de iniciar as atividades da sua empresa, é interessante pensar qual a razão para apostar no próprio negócio. Ser o seu chefe? Inserir inovação no mercado? Caso estas sejam algumas das razões que sustentam sua aposta, você possivelmente está no ramo do empreendedorismo por oportunidade.

Modelos de negócios: como escolher?

A busca por ideias de negócios, especialmente aquelas que demandam pouco investimento, tem sido a solução encontrada por muitos brasileiros que estão atrás de independência financeira.

Boa parte dos investidores dá vazão ao espírito empreendedor por estar cansado de ser empregado. O problema é que o mercado oferece uma infinidade de modelos e pode ficar difícil optar por um deles.

Listamos as características de alguns desses modelos para ajudar na sua decisão.

Negócio próprio

Começamos por esse que é o modelo que costuma demandar mais investimento por parte do empreendedor. A empresa nesse molde parte de uma ideia original, portanto, significa a inserção de uma marca nova no mercado, o que traz alguns desafios.

Para começar, o investimento costuma ser alto. Especialmente quando há necessidade de uma loja física, os custos são dispendiosos e o empreendedor precisa se habilitar para fazer uma administração financeira de qualidade.

Na Supply Midia, disponibilizamos uma ferramenta para facilitar o dia-a-dia do empreendedor. O Total Bank é uma plataforma única para gestão de todo o fluxo financeiro da sua empresa. Através do acesso online é possível unificar toda a gestão financeira interligada à entidade bancária em um único acesso.

Diante de um mercado que está em disputa acirrada por consumidores, uma marca recém criada deve estar sempre focada em fazer a prospecção de consumidores e oferecer um serviço que se diferencie da concorrência.

Fidelizar seu cliente deve ser o principal objetivo de quem decide por um negócio próprio. Adentrar o ramo sem agregar novidade, faz com que a empresa passe despercebida e perca seu lugar ao sol.

Startup

A época entre 1996 e 2001 é chamada de bolha da internet. Nesse período surgiu o termo startup, que consistia em um grupo de pessoas trabalhando com ideias diferentes das que estavam postas no mercado.

Se com os modelos de negócio apresentados, a sua ideia é investir em uma startup, tudo começa com uma grande e boa ideia. É importante ter vontade de modernizar soluções e trazer informação nova para o ramo. Uma característica comum às empresas referidas como startups, é a inovação. Essas empresas estão desenvolvendo novidades e informatizando seus processos, sempre preocupadas em se adequar à nova geração de clientes.

Franquia virtual

Quer começar um negócio e não tem muito dinheiro para depositar na abertura da empresa? A internet pode ser uma grande aliada para impulsionar seu sonho.

As franquias virtuais que tendem a ser menores são chamadas de microfranquias, e operam da mesma forma que as franquias comuns. A principal diferença é o investimento inicial, que não passa dos 50 mil reais, além de não haver a necessidade de abrir uma filial física.

Uma microfranquia online é uma alternativa inteligente para se inserir no empreendedorismo sem precisar desembolsar valores exorbitantes e, se corretamente gerida, tem potencial para deixar o franqueado independente financeiramente. É possível ter grandes rendimentos através do e-commerce.

Franquia física

Investir suas economias em um negócio arriscado não é algo que todo empreendedor deseja fazer, especialmente em um momento de intensa crise econômica. Começar um negócio do zero gera desafios para os quais muitos gestores não se consideram aptos. Por sorte, existe uma alternativa mais segura!

Quando se torna um franqueado, o empresário se inicia no ramo com a segurança de uma marca já respeitada. Assim, é mais fácil ganhar a atenção do consumidor, que já conhece a franquia e a qualidade de seus produtos. Na franquia física, porém, o investimento é maior. O que mais encarece essa quarta opção dentre os modelos de negócios é a necessidade de um local para a instalação da loja. No entanto, seu retorno é rápido e as chances de sucesso são grandes

Há muitas coisas importantes que você deve considerar antes de comprometer seu tempo e dinheiro para começar um negócio. Quando alguém decide abrir uma empresa, a primeira decisão que precisa tomar é: qual será o seu ramo de atividade?

Todo cuidado é pouco e o momento de pesquisa e planejamento é muito importante, preste atenção a este momento. Então, segue algumas dicas:

  • Liste seus interesses: isso o ajudará a focar em negócios que terão mais probabilidade de sucesso e eliminar a chance de possíveis fracassos.
  • Planeje-se: para ter um capital suficiente para se manter até que comece a lucrar!
  • Identifique seus pontos fortes: ninguém pode ser tudo. Se um aspecto do negócio não estiver dentro de suas habilidades, você precisa conseguir ajuda para essas áreas.
  • Determine o nível de riscos que você pode tolerar: se você não quer ficar noites acordado pensando em como pagará empréstimos, ou se será processado, talvez seja melhor um negócio para o qual não seja necessário um capital tão grande no início.
  • Faça um plano: saiba exatamente onde quer chegar, esse passo é essencial para saber como você está evoluindo.

Para saber mais sobre esses e outros assuntos referentes a gestão do seu negócio, acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as dicas e novidades do mercado corporativo https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.