Liderança: 7 atitudes de um bom líder
Liderança: 7 atitudes de um bom líder
Liderança: 7 atitudes de um bom líder
Muitos empreendedores buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais sobre atitudes do que somente assumir as responsabilidades. Alguns são líderes natos, isto é, já nascem com características de liderança.
Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal. Um bom líder é uma pessoa que dirige o grupo, que atrai pessoas e se torna referência naquele meio. Existem vários tipos de liderança, que mudam em função das características do grupo. Mas, para aquelas que não são, é possível trabalhar competências relacionadas à liderança para se tornar um bom líder, habilidades que podem ser exercitadas e aperfeiçoadas.
A liderança e as qualidades de um bom líder
É preciso saber exatamente o que e como fazer para que seus colaboradores o vejam como um líder verdadeiro, alguém que os inspira, que dá abertura para participar e os faz trabalhar mais confiantes, e não um ditador que apenas cobra resultados, sem pensar no lado humano da relação. Por isso, saber atuar como um líder dentro de uma equipe é fundamental para o seu sucesso.
Contudo, chegar a esse objetivo não é tarefa fácil. Além de mostrar resultados, ter domínio pleno das funções e ser um profissional engajado, para ser um bom líder é preciso ter qualidades específicas, e algumas delas são:
- Honestidade;
- Capacidade de delegar;
- Capacidade para definir metas;
- Comunicação;
- Senso de humor;
- Confiança;
- Compromisso;
- Criatividade etc.
Todo líder precisa adotar uma atitude positiva, demonstrando constantemente otimismo, entusiasmo, dedicação, perseverança, gentileza e empatia. Esse conjunto de comportamentos favorece muito o ambiente de trabalho, transmite segurança e colabora para o aumento da produtividade das equipes.
Para aprimorar a capacidade de liderança, segue algumas das características essenciais que líderes precisam ter para ser um gestor melhor, juntamente com algumas dicas sobre como desenvolver cada uma dessas habilidades.
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Liderar pelo exemplo
Dar o exemplo é a melhor maneira de liderar uma equipe. Por isso, o líder deve ser justo, imparcial, dedicado e engajado aos objetivos da empresa, além de seguir as regras e políticas corporativas, demonstrando ética e seriedade. Dessa forma, conquista respeito e credibilidade, encorajando seus liderados a adotarem uma postura semelhante.
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Respeitar as diferenças e valorizar as competências
Cabe ao líder conhecer seus colaboradores, respeitar as diferenças e valorizar as competências e os talentos. Assim, é possível criar uma equipe forte e competente por meio da complementariedade de perfis, conhecimentos e habilidades.
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Adotar uma atitude positiva
Todo líder precisa adotar uma atitude positiva, demonstrando constantemente otimismo, entusiasmo, dedicação, perseverança, gentileza e empatia. Esse conjunto de comportamentos favorece muito o ambiente de trabalho, transmite segurança e colabora para o aumento da produtividade das equipes.
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Dê feedback como um líder eficaz
O feedback é uma excelente ferramenta para gestão de pessoas e deve ser utilizado em todos os níveis hierárquicos de todas as corporações. Por meio de conversas estruturadas e transparentes, o líder reconhece o esforço e a competência de seus colaboradores, mas também orienta, corrige comportamentos inadequados e rendimentos abaixo do esperado.
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Delegar responsabilidade e autoridade
Delegar responsabilidades e autoridade também deve fazer parte do cotidiano dos líderes, sempre utilizando a meritocracia e reconhecendo o talento e o potencial dos colaboradores.
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Comunicar com clareza
Uma gestão assertiva depende de uma comunicação clara. Por isso, um líder eficaz deve ser um bom comunicador. É essencial compartilhar informações, indicar metas, esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e prioridades, orientar e direcionar os esforços de acordo com as estratégias da empresa.
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Buscar o próprio aprimoramento profissional
Um líder eficaz busca sempre o próprio aprimoramento profissional, e esse processo contempla aspectos técnicos, relacionados à sua área de atuação, bem como as competências comportamentais que também são tão exigidas em cargos de liderança. Inteligência emocional, poder de execução e argumentação são alguns aspetos que precisam ser bem desenvolvidos, pois favorecem uma gestão mais próxima e com melhores resultados para as equipes e para as empresas.
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