Liderança: 7 atitudes de um bom líder

Liderança: 7 atitudes de um bom líder

Liderança: 7 atitudes de um bom líder

Muitos empreendedores buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais sobre atitudes do que somente assumir as responsabilidades. Alguns são líderes natos, isto é, já nascem com características de liderança.

Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal. Um bom líder é uma pessoa que dirige o grupo, que atrai pessoas e se torna referência naquele meio. Existem vários tipos de liderança, que mudam em função das características do grupo. Mas, para aquelas que não são, é possível trabalhar competências relacionadas à liderança para se tornar um bom líder, habilidades que podem ser exercitadas e aperfeiçoadas.

A liderança e as qualidades de um bom líder

É preciso saber exatamente o que e como fazer para que seus colaboradores o vejam como um líder verdadeiro, alguém que os inspira, que dá abertura para participar e os faz trabalhar mais confiantes, e não um ditador que apenas cobra resultados, sem pensar no lado humano da relação. Por isso, saber atuar como um líder dentro de uma equipe é fundamental para o seu sucesso.

Contudo, chegar a esse objetivo não é tarefa fácil. Além de mostrar resultados, ter domínio pleno das funções e ser um profissional engajado, para ser um bom líder é preciso ter qualidades específicas, e algumas delas são:

  • Honestidade;
  • Capacidade de delegar;
  • Capacidade para definir metas;
  • Comunicação;
  • Senso de humor;
  • Confiança;
  • Compromisso;
  • Criatividade etc.

Todo líder precisa adotar uma atitude positiva, demonstrando constantemente otimismo, entusiasmo, dedicação, perseverança, gentileza e empatia. Esse conjunto de comportamentos favorece muito o ambiente de trabalho, transmite segurança e colabora para o aumento da produtividade das equipes.

Para aprimorar a capacidade de liderança, segue algumas das características essenciais que líderes precisam ter para ser um gestor melhor, juntamente com algumas dicas sobre como desenvolver cada uma dessas habilidades.

  1. Liderar pelo exemplo

Dar o exemplo é a melhor maneira de liderar uma equipe. Por isso, o líder deve ser justo, imparcial, dedicado e engajado aos objetivos da empresa, além de seguir as regras e políticas corporativas, demonstrando ética e seriedade. Dessa forma, conquista respeito e credibilidade, encorajando seus liderados a adotarem uma postura semelhante.

  1. Respeitar as diferenças e valorizar as competências

Cabe ao líder conhecer seus colaboradores, respeitar as diferenças e valorizar as competências e os talentos. Assim, é possível criar uma equipe forte e competente por meio da complementariedade de perfis, conhecimentos e habilidades.

  1. Adotar uma atitude positiva

Todo líder precisa adotar uma atitude positiva, demonstrando constantemente otimismo, entusiasmo, dedicação, perseverança, gentileza e empatia. Esse conjunto de comportamentos favorece muito o ambiente de trabalho, transmite segurança e colabora para o aumento da produtividade das equipes.

  1. Dê feedback como um líder eficaz

O feedback é uma excelente ferramenta para gestão de pessoas e deve ser utilizado em todos os níveis hierárquicos de todas as corporações. Por meio de conversas estruturadas e transparentes, o líder reconhece o esforço e a competência de seus colaboradores, mas também orienta, corrige comportamentos inadequados e rendimentos abaixo do esperado.

  1. Delegar responsabilidade e autoridade

Delegar responsabilidades e autoridade também deve fazer parte do cotidiano dos líderes, sempre utilizando a meritocracia e reconhecendo o talento e o potencial dos colaboradores.

  1. Comunicar com clareza

Uma gestão assertiva depende de uma comunicação clara. Por isso, um líder eficaz deve ser um bom comunicador. É essencial compartilhar informações, indicar metas, esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e prioridades, orientar e direcionar os esforços de acordo com as estratégias da empresa.

  1. Buscar o próprio aprimoramento profissional

Um líder eficaz busca sempre o próprio aprimoramento profissional, e esse processo contempla aspectos técnicos, relacionados à sua área de atuação, bem como as competências comportamentais que também são tão exigidas em cargos de liderança. Inteligência emocional, poder de execução e argumentação são alguns aspetos que precisam ser bem desenvolvidos, pois favorecem uma gestão mais próxima e com melhores resultados para as equipes e para as empresas.

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