A importância do fluxo de caixa no varejo

A importância do fluxo de caixa no varejo

A importância do fluxo de caixa no varejo

O empreendedor varejista sabe que o setor financeiro é o centro da sua operação. No entanto, o fluxo de caixa é um instrumento essencial para ajudar os gestores a garantir a boa saúde financeira das empresas e reduzir custos desnecessários.

Um bom fluxo de caixa é capaz de oferecer as informações precisas para orientar as decisões financeiras de uma empresa, tais como investimentos e empréstimos. Com os resultados do fluxo de caixa, pode-se compreender se o lucro está sendo maior que os gastos.

O que é fluxo de caixa? 

Podemos dizer que o fluxo de caixa é a variação líquida na posição de caixa da sua empresa de um período para o outro ou seja, se você tiver mais entrada de dinheiro do que saída terá um fluxo de caixa positivo, caso contrário, ele será negativo. Estar com o caixa positivo é um bom indicador da saúde financeira da sua empresa, quer dizer que ela não está tendo problemas para pagar suas contas na data correta. Isso significa que ela não tem necessidade de incorrer em despesas financeiras como multas e juros, nem precisa recorrer a empréstimos para quitar seus credores.

Quais os tipos de fluxo de caixa?

Fluxo de caixa livre

É o valor que a empresa gera, descontando as despesas. O resultado é utilizado para decidir quanto será repassado aos acionistas e tomar decisões com relação a possíveis investimentos. Além disso, resultados negativos frequentes indicam que a empresa está com situação financeira ruim e que pode não conseguir honrar seus compromissos no futuro.

Fluxo de caixa descontado

Ferramenta que permite analisar o valor de um investimento, da empresa ou de um ativo. Para calculá-lo, é preciso usar a projeção do fluxo de caixa livre e fazer o desconto de uma taxa (geralmente, usa-se o Custo Médio Ponderado de Capital, CMPC, índice adotado para verificar a viabilidade de investimentos e calcular o valor da empresa). O resultado é um valor que representa o potencial de investimento.

Qual a importância do fluxo de caixa para as empresas do varejo?

O fluxo de caixa é um documento no qual a empresa registra todas as suas previsões de recebimento e pagamento ao longo do tempo. Assim, é possível identificar oportunidades para realizar investimentos ou problemas como insuficiência de caixa em determinado período. Ter acesso a essas informações de forma antecipada é essencial para a administração dos negócios.

Sabendo dessas informações é possível tomar uma das seguintes decisões:

  • Entrar em contato com o fornecedor de forma antecipada e solicitar o adiamento da fatura em mais 5 dias ou a realização de pagamento fracionado, sem a aplicação da multa e dos juros;
  • Em caso de recusa do fornecedor, você pode entrar em contato com os clientes e solicitar a antecipação do pagamento, oferecendo um desconto que seja menos oneroso que a multa e os juros impostos pelo fornecedor;
  • Negociar a antecipação dos recebíveis junto a uma instituição financeira, ou captar um empréstimo, desde que isso seja menos oneroso que a multa e os juros impostos pelo fornecedor;
  • Postergar o pagamento de outros fornecedores que não aplicam multa e juros em suas faturas, avisando-os previamente que o pagamento será realizado em outra data.

Essas são apenas algumas opções que o gestor financeiro tem à disposição quando ele possui um fluxo de caixa atualizado. O fluxo de caixa é uma ferramenta extremamente útil para ajudar a sua empresa a evitar despesas financeiras desnecessárias ou reduzi-las ao mínimo possível.

Além disso, ela contribui para construir um relacionamento melhor e mais próximo com seus clientes e fornecedores, ajudando a formar parcerias vencedoras.

Como o fluxo de caixa pode ajudar os varejistas?

Veja como o fluxo de caixa bem gerenciado pode ajudar sua empresa de varejo a superar problemas.

  1. Protege contra quedas de vendas sazonais

A gestão de caixa no varejo é uma responsabilidade particularmente desafiadora. Custa muito adquirir estoque, pagar uma boa equipe e manter as operações em funcionamento em lojas físicas e online. Logo, a queda nas vendas pode colocar a empresa em uma situação complicada.

Em geral, as empresas varejistas aceitam diversas modalidades de pagamentos, sendo que o pagamento à vista ainda é muito recorrente. Por isso, o planejamento do fluxo de caixa deve fazer previsões considerando a média de vendas atual e histórica.

  1. Reduz os contratempos

Não saber se você pode pagar sua equipe ou seus fornecedores é uma situação terrível para qualquer empresário. Controlar seu fluxo de caixa atual e projetado (para saber quem pode ser pago e quando) pode ajudar a manter todos níveis de estresse sob controle.

  1. Ajuda a estruturar o crescimento da operação

O crescimento de um negócio de varejo pode acarretar uma série de despesas relacionadas a estoque, distribuição, desenvolvimento de produto e marketing.

Saber exatamente quanto dinheiro você tem em mãos e analisar a estimativa de entradas e saídas pode ajudá-lo a tomar decisões sábias sobre como expandir seus negócios, conforme necessário.

A gestão empresarial exige que o empreendedor tenha diversos dados em mãos, a fim de tomar decisões assertivas. Então podemos destacar que a importância do fluxo de caixa permite ao gestor acompanhar o desenvolvimento e o desempenho da empresa, ajustando o que for necessário e ganhando competitividade perante o mercado. Essa ferramenta é importante para que a empresa cresça de forma saudável.

Para evitar esse tipo de problema, vale a pena investir em um sistema ERP integrado. Assim, suas vendas e despesas alimentam automaticamente o módulo financeiro, oferecendo uma base confiável a ser utilizada. Com um sistema de qualidade, sua empresa tem uma série de relatórios, os quais ajudam na previsão mais assertiva de receitas e despesas. Consulte o nosso site em www.supplymidia.com.br e veja como podemos te ajudar.

Para saber mais informações sobre dicas de gestão de financeira, ferramentas para otimizar seu negócio e novidades sobre mercado de tecnologia acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.