A importância das Redes Sociais para o seu negócio

A importância das Redes Sociais para o seu negócio

A importância das Redes Sociais para o seu negócio

Há alguns anos, abrir a página do Twitter ou do Facebook no ambiente de trabalho era praticamente um ato clandestino.  Hoje em dia, algumas empresas já têm políticas de uso de redes sociais menos rígidas. Isso porque, entre os benefícios de seu uso, encontram-se uma maior integração entre os colaboradores e o aumento da velocidade da comunicação interna.

O aumento da popularidade das redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, faz com que a interação entre pessoas e empresas seja cada vez mais frequente. Ter presença nas redes sociais significa estar onde o seu público-alvo está.

As Redes

As mídias sociais consistem basicamente na produção de conteúdo feita por todos e para todos. Elas englobam blogs, Twitter, álbuns virtuais de fotos e as famosas redes sociais. Quando o assunto é marketing digital, as redes sociais estão entre as ferramentas fundamentais de uma estratégia efetiva. E não é para menos: de acordo com dados levantados pelo IBGE, mais de 126 milhões de brasileiros estão conectados na internet. Tal número apenas comprova a importância de promover o seu negócio nas redes sociais, a partir de conteúdos que estimulem interações e compartilhamentos. Ao engajar sua empresa nesses canais, é possível captar novos clientes e conquistar novos mercados.

Marketing X Consumidor

É possível acertar exatamente as pessoas que você deseja na rede social. Não importa a idade, não importa o sexo e muito menos a localização. E apesar de ser um ambiente normalmente de entretenimento e comunicação entre amigos e familiares, as redes sociais podem alavancar o seu negócio. Por exemplo: se há uns 10 anos você precisasse realizar uma campanha publicitária para vender mais roupas femininas, quais eram suas opções? Investir em um outdoor ou campanha nas rádios, na televisão, entre outras. Mas, é muito provável que este investimento ficasse bem caro para você.

Hoje, o cenário é muito diferente do que há alguns anos atrás. Além disso, essas ferramentas avançaram tão rápido, que você consegue filtrar as pessoas que têm interesse no seu negócio através das ferramentas de métricas disponibilizadas pelas redes sociais.

Vantagens

Quando o assunto é marketing digital, as redes sociais estão entre as ferramentas fundamentais de uma estratégia efetiva. Então descubra por que sua empresa deve investir nas redes sociais:

  • Visibilidade: com conteúdos impulsionados, você atingirá milhares de pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço;
  • Vendas: o público online já está acostumado a solicitar orçamentos e até concretizar uma compra através das redes sociais. É possível aumentar as vendas a partir de uma estratégia inteligente nas redes sociais;
  • Aproximação: ter uma página nas redes sociais é uma maneira de estreitar as relações com o público e participar do cotidiano de seus consumidores. Também é uma forma de conhecer as particularidades de seus clientes, identificando suas necessidades, hábitos, desejos, comportamentos e opiniões;
  • Viralização: um exemplo disso são os famosos “memes” que são compartilhadas milhares de vezes e geram diversos comentários. As empresas que aproveitam o poder destes conteúdos virais podem expandir o alcance de sua marca rapidamente, atingindo novas pessoas e ganhando novas oportunidades de venda;
  • Tráfego: ao postar conteúdos com links ou botões que direcionam para o seu site, você poderá aumentar o tráfego de visitantes e, consequentemente, as taxas de conversão. Além disso, os perfis empresariais nas redes sociais permitem colocar o endereço do site nas informações básicas de contato, de forma que os seguidores possam acessá-los mais facilmente.

 Para trabalhar de forma efetiva nas redes sociais e trazer resultados para o seu negócio local, primeiramente você precisa imaginar onde está o seu público. É importante então que você tenha como estratégias essas 2 ações:

Definas as redes sociais

Veja quais redes sociais você pode trabalhar: Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin e Pinterest. Lembre-se que atualmente grande parte das pessoas acessa as redes sociais através do celular e isso muda totalmente a forma como você deve se manifestar, e até mesmo o tipo de conteúdo que deverá abordar em sua página. Para se ter uma ideia da magnitude e do poder do Facebook, hoje ele é uma das redes sociais mais populares para trabalhar o marketing digital. A rede americana chegou a incrível marca de 1 bilhão de usuários que utilizam o Facebook diariamente. Certamente, estar hoje no Facebook é praticamente obrigatoriedade de uma empresa, seja ela uma multinacional, negócio local ou empreendedor digital. As redes sociais geram possibilidades infinitas para criar campanhas, divulgar produtos, ações e parcerias, promoções e ofertas, entre outros.

Planeje as ações

É importante observar que as redes sociais são um espaço de interação, entretenimento e informação. Procure utilizar uma comunicação mais leve e informal, sem perder o teor informativo, agindo sempre de forma eficaz e precisa. Construa aos poucos um relacionamento com o seu público, compartilhe conhecimento dentro da sua rede para que as pessoas observem que a sua empresa tem domínio sobre aquele assunto. Faça alguns posts em formato de mensagens e banners, e sempre responda caso algum cliente tenha dúvida. Procure não demorar para dar um retorno, porque a internet cada vez mais tem se fortalecido como um mercado lucrativo. Conheça seu público e seu cliente e faça campanhas voltadas para eles.

É possível fazer o seu negócio alcançar muito sucesso com as redes sociais, mas para isso a sua empresa precisa estar preparada para realizar as ações de forma precisa e eficaz. Mantenha sempre os dados da sua empresa atualizados e alimente suas redes sociais com informações atuais sobre seu negócio, sem deixar de interagir e perceber seu público. Para mais informações sobre como gerenciar seu negócio e dicas para otimizar sua rotina, acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.