6 dicas para gerir melhor sua carteira de clientes

6 dicas para gerir melhor sua carteira de clientes

6 dicas para gerir melhor sua carteira de clientes

A gestão da carteira de clientes não é apenas uma ferramenta para organização, mas é uma estratégia para conhecer melhor os clientes atuais e os tipos de contas que você deveria estar buscando. Também pode lhe ajudar a pensar em novas estratégias de vendas, a fim de aumentar o faturamento por cliente. Todos estes benefícios vão fazer você aproveitar toda a sua carteira de clientes.

O que é carteira de clientes?

A carteira de clientes, ou portfólio de clientes, é o conjunto de empresas ou pessoas que o seu negócio estabeleceu algum contato de caráter comercial. Essas informações devem ser organizadas de modo que seja possível identificar clientes ativos e antever suas necessidades.
Todos esses dados serão os responsáveis por prover uma série de oportunidades para o seu negócio, uma vez que será sempre mais fácil vender para quem já é seu cliente.

Como montar uma carteira de clientes?

Montar uma carteira de clientes é um grande desafio. O mercado está a cada dia mais competitivo e é necessário se destacar da concorrência. Porém, existem algumas estratégias que deixam o processo mais claro e prático.

Listamos algumas abaixo:

  • Escolha o tipo de cliente ideal para a sua carteira;
  • utilize as redes sociais para fazer networking;
  • busque indicações com os seus melhores clientes;
  • use o Marketing de Conteúdo para ser encontrado na internet;
  • trabalhe com o e-mail marketing para engajar os clientes inativos;
  • contrate um grande de time de vendedores;
  • treine sua equipe;
  • inspire-se em grandes empresas.

Dependendo do seu mercado, você pode ter um grande número de clientes. E é sempre importante manter o engajamento com eles. Ter uma boa gestão da carteira de clientes, significa à empresa, aplicar mudanças em seus processos de venda, desenvolver metas e objetivos assertivos e aproveitar as oportunidades com cada cliente.

Listamos 6 dicas de como focar na gestão da sua carteira de clientes com mais qualidade, e são elas:

  1. Defina as suas metas com qualidade

A definição do objetivo deve ser feita de acordo com o seu desempenho nos últimos meses. Dessa forma, você terá dados mais consistentes para criar metas conforme o cenário atual da empresa.

  1. Foque na qualidade do seu serviço

Cuide de todos os detalhes dos clientes, ajude-os a conquistar o objetivo principal, identifique suas dores e entenda o seu mercado. Assim, você estará munido de várias ferramentas para que cada meta seja atingida.

  1. Conheça o comportamento do consumidor

O ideal, é entender se os clientes estão alterando os pedidos, se estão pedindo mais ou menos, ou se estão engajados com o seu sistema.

  1. Use a tecnologia ao seu favor 

Usar um sistema ERP é fundamental, pois ele integra todas as informações da sua empresa e deixa os dados acessíveis para quem precisa daquele conteúdo.

  1. Lembre de dos clientes antigos 

O cliente pode até não consumir o seu produto ou serviço, mas isso não é um obstáculo para que ele volte em uma outra oportunidade. Os clientes antigos também podem recomendar a sua empresa para outros empreendedores.

  1. Invista em conhecimento

Buscar conhecimentos e entender como a concorrência desenvolve os seus projetos no dia a dia, é crucial para se ter um diferencial e impressionar o seu consumidor. Pensando nisso, nunca é demais lembrar sobre a importância de cursos especializados no assunto para potencializar os seus resultados.

Vantagens de uma boa gestão da carteira de clientes

Falamos um pouco sobre a gestão da carteira de clientes, e trabalha-la de forma assertiva, pode trazer diversos benefícios a sua empresa e melhorar o desempenho dos seus números.
Vejamos algumas dessas vantagens:

  • Aprimoramento e controle do relacionamento empresa/cliente;
  • Maior interação com o cliente;
  • Melhoria no atendimento de vendas;
  • Venda customizada, de acordo com a necessidade do público-alvo;
  • Minimização de produtos no estoque;
  • Campanhas de marketing melhor direcionadas;
  • Aumento nas vendas;
  • Clientes mais satisfeitos.

Cuidar de uma carteira de clientes não é uma tarefa fácil. Cada consumidor pensa de uma forma, tem objetivos e desafios diferentes. Por isso, você deve contar com o apoio da tecnologia, estudar processos e identificar comportamentos importantes do seu cliente.

Em um primeiro momento pode parecer difícil reunir tantas informações, mas estes processos te ajudarão bastante a alcançar os seus objetivos.

Para saber outras dicas e informações para o desenvolvimento do seu negócio, acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.