Organização do estoque e seus benefícios

Organização do estoque e seus benefícios

Organização do estoque e seus benefícios

Ter um estoque organizado é primordial e uma das atividades que devem ser feitas para uma gestão de sucesso.

Para ter uma empresa, não importa de que segmento, é preciso considerar todos os produtos e insumos que são necessários para atender à demanda do mercado e assim, vender e lucrar. Muitos gestores se preocupam em produzir para ter uma reserva de mercadorias, mas não controlam adequadamente o seu inventário.

Dessa forma, não sabe com certeza quantas peças de cada tipo possuem, onde estão, quando foram produzidas (lote), qual a validade (caso se aplique) e outras informações importantes para a tomada de decisão. Um dos planejamentos que o gestor pode utilizar para poder definir e organizar seu estoque é a projeção de vendas. O controle do estoque também pode ajudar a decidir possíveis promoções ou ofertas casadas, por exemplo.

O que é organização de estoque

Organizar o estoque da empresa é um importante passo na gestão de qualquer negócio. Isso porque produto parado é dinheiro perdido.

Quando a empresa tem um estoque muito grande e não tem o controle dele de forma adequada, ela pode ter um capital importante parado perdendo valor a cada dia.
A organização do estoque é uma prática que visa gerenciar o volume adequado de produtos, para garantir o atendimento das demandas e o funcionamento do negócio.

Essa organização é feita com base em informações e planejamento, como a projeção de vendas, as categorias de produtos mais vendidos, etc.

O estoque não é somente a reserva de produtos da empresa, mas também o espaço físico onde eles se encontram. A organização do estoque se refere também a forma como você vai armazenar, identificar e controlar as entradas e saídas desses produtos.

Objetivo de organizar o estoque

O objetivo de organizar o estoque é mantê-lo sob controle com gerenciamento eficaz, evitando desperdícios e prejuízo. Um estoque organizado impacta diretamente na receita da empresa, além de permitir uma gestão eficiente dos recursos e produtos disponíveis.

Benefícios de um estoque organizado

Gerenciar o estoque é uma forma de garantir vendas e não ter gastos desnecessários, pois o armazenamento de mercadorias pode não ser convertido em receita, se a empresa não tiver o controle sobre elas.

Organizar e ter uma estratégia estabelecida sobre seu estoque pode trazer vários benefícios à empresa, que são:

  • Agilidade no atendimento

Ao entender o comportamento do mercado e saber qual produto vende mais nos períodos de festas, por exemplo, pode-se programar uma quantidade de estoque adequada para atendimento da demanda. Assim, a empresa consegue vender e entregar o produto com agilidade, atendendo aos pedidos e conquistando a satisfação do cliente. Diferente das empresas que perdem vendas por não terem condições de atender ao volume de demanda.

  • Controle do inventário

Um estoque organizado garante que você tenha total segurança sobre os produtos que estão armazenados. Quando não há um método de organização estabelecido, os produtos podem ser retirados do estoque sem nenhum controle, representando prejuízo para a empresa. Outro fator que pode ocorrer é tomar decisões comerciais com base em informações erradas, gerando insatisfação ou outros problemas para sua marca.

  • Redução de perdas

Ao armazenar as mercadorias seguindo uma metodologia de organização, se obtém o controle de datas de validade, lote e outras informações que são essenciais para que seja reduzida ao máximo as perdas.

Por exemplo: se você trabalha com produto perecível, e tem um volume muito grande dessa mercadoria em estoque, pode tomar uma decisão estratégica de lançar uma promoção para esgotar esses produtos antes do vencimento. Você até pode perder a margem de lucro, mas garante o preço de custo, coisa que não aconteceria se toda a mercadoria acabasse parando no lixo.

Um bom controle e organização do estoque é importante para embasar a tomada de decisões estratégicas, como onde investir mais esforços, onde reduzir a produção, qual produto precisa de maior incentivo comercial, entre outros. Existem inúmeras situações acerca do seu negócio que podem ser impactadas se você não tiver um conhecimento real da situação do seu estoque de mercadorias. Por isso, mantê-lo em ordem é essencial para que as decisões sejam tomadas com base em informações seguras.

Para saber mais sobre dicas de gestão de negócios, informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.