Gestão de vendas: como garantir o sucesso da sua equipe comercial

Gestão de vendas: como garantir o sucesso da sua equipe comercial

Gestão de vendas: como garantir o sucesso da sua equipe comercial

Todo negócio mesmo que pequeno deve pensar bem na estruturação da sua gestão como um todo. Achar apenas que vender um produto de fácil aceitação no mercado será garantia de bons lucros, estará bem errado. Mas a questão é, que só vender muito pode até manter a empresa por algum tempo, mas dificilmente será suficiente para que ela se sustente no mercado. Então é necessário que os empresários invistam em uma estrutura coesa e dinâmica, com setores distintos para realizar o trabalho que cabe a cada um. Dessa forma, é preciso contar com setor administrativo, financeiro, vendas, marketing, relações humanas e outros, o que também pode mudar de acordo com o segmento de cada negócio.

Uma boa gestão de vendas é crucial para a empresa ter um time produtivo e eficaz. Quando o negócio tem uma estratégia bem estruturada, fica mais fácil para os vendedores atingirem o público-alvo da companhia e conquistarem melhores resultados.

Pensando nisso, vamos ver algumas dicas cruciais para se ter um grande time de comercial e melhorar sua performance como gestor de vendas:

Contrate bons profissionais

O mercado de trabalho mudou bastante e as habilidades são menos valorizadas do que as qualidades de cada um. Isso ocorre porque técnicas podem ser aprendidas, mas características pessoais dificilmente serão mudadas. Por isso, antes de avaliar se seu time comercial sabe tudo sobre a área, verifique se são pessoas dispostas a aprender constantemente, se recebem feedbacks de maneira positiva e se são estáveis emocionalmente.

Tenha uma estratégia de vendas clara

Não adianta ter a melhor equipe comercial se não houver uma estratégia de vendas bem definida. É fundamental que todos saibam para onde estão remando, pois se não souberem, cada um tentará chegar a um lugar diferente e a empresa não alcançará lugar algum. Para isso, é importante que todos tomem ciência de alguns pontos:

  • público-alvo do negócio;
  • metas da empresa;
  • comissões e bonificações por resultado.

Capacite sua equipe de gestão comercial

Geralmente, gestores comerciais incentivam seu time a fazer cursos e treinamentos de vendas. De fato, é imprescindível que quem trabalha na área esteja sempre aprimorando suas técnicas. No entanto, noções de organização, gestão e disciplina podem fazer uma grande diferença na performance de seus colaborares. Por isso, incentive a busca por esses conhecimentos. Crie em sua equipe um senso de propriedade em relação negócio. Faça-os entender que o sucesso da sua empresa também proporcionará ganhos para os profissionais que fazem parte dela. Ofereça um plano de carreira baseado em desempenho, você verá que as pessoas irão se engajar na busca pelo sucesso. A gestão comercial também compreende liderar e gerenciar pessoas.

Trace metas bem definidas

Quanto sua empresa precisa vender em um mês, um semestre ou em um ano para atingir o montante de faturamento e liquidez que você espera? Qual é o percentual de crescimento que você espera neste ano? Ao definir esses números, você direcionará seus esforços e os da sua equipa para alcançar os objetivos. Metas

Movimente as vendas com ofertas e promoções

Tenha todos os custos sob controle para conseguir visualizar a margem de lucro que cada produto traz para o seu negócio. Assim, você poderá estimular as vendas através de ofertas que atraiam o cliente pela redução de preços. Outra forma de reduzir preços é fazer negociações com os fornecedores, comprando quantidades maiores, por exemplo, ou fazendo parcerias para movimentar as vendas de determinados produtos.

Controle rigorosamente os estoques

Um controle de estoques eficiente permite que você tenha a quantidade certa de produtos para vender. Ele evita que faltem produtos na hora em que seus clientes quiserem comprar ou que você compre mais itens que não têm tanta saída, o que interfere diretamente na liquidez do seu negócio.

Use um bom sistema de controle de estoques, que esteja integrado com os caixas e os computadores que os vendedores consultam na hora de ver a disponibilidade. Se você possui várias lojas e um centro de distribuição supre todas, ter um sistema integrado é ainda mais importante. Imagine que um cliente vá à loja A para comprar determinado produto e está em falta, mas o vendedor verifica que está disponível na loja B; ele pode orientar o cliente a ir até à loja B ou então pedir para que o produto seja entregue na loja A, evitando perder uma venda.

A gestão de vendas pode resolver problemas e trazer mais eficiência para o processo comercial. Ela vai muito além de motivar uma equipe e vender mais, porem cada parte envolvida precisa entender sua importância de conquistar objetivos desejados. E para que não se percam no caminho, precisam ser acompanhados de um líder ambicioso e motivado, com processos bem estruturados e uma gestão de vendas eficiente, assim todos saem ganhando.

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