Conheça 6 passos de como fidelizar seu consumidor

Conheça 6 passos de como fidelizar seu consumidor

Conheça 6 passos de como fidelizar seu consumidor

Kotler já dizia “Todo mundo gosta de ser tratado como alguém importante. A capacidade de fazer cada cliente se sentir especial é importante e constitui o ponto crucial para estabelecer empatia”.

No ambiente de negócios, cada vez mais competitivo, é fundamental perceber a importância dos clientes para a sobrevivência das organizações, bem como conhecer o valor que eles esperam delas. Dessa forma, os gestores não podem ignorar o poder dos consumidores, já que o acesso à informação está cada vez mais fácil.

Hoje em dia, cada vez mais, as empresas disputam pela preferência de um mesmo cliente, e a qualidade do atendimento é fundamental e um grande diferencial para quem oferece serviços e produtos em um mercado tão concorrido.

Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los
Philip Kotler

Vender é não é apenas falar sobre características e benefícios dos produtos ou serviços que você está oferecendo, mas sim, fazer nascer dentro de cada cliente a necessidade de ter aquele produto ou serviço. Na maioria das vezes, os seus clientes já vêm para o ato da compra informados sobre o seu produto ou serviço, já que todas as informações estão disponíveis na internet. Mais que isso, estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa.

Conheça alguns passos de como fidelizar esses clientes:

1 – Entenda as necessidades do seu cliente, e por falar de necessidades, para que você possa solucionar os problemas ou atender as expectativas dos seus clientes, é importante que você primeiro identifique exatamente o que ele está buscando.

2 – Conheça muito bem o produto ou serviço que você está oferecendo. Quando você demonstra que conhece as características técnicas, consegue apontar pontos fortes e fracos dos produtos ou serviços que você está vendendo, você transmite segurança para o seu cliente.

3 – Surpreenda. Todo mundo gosta de ser surpreendido positivamente não é mesmo? Explore isso no atendimento ao cliente. Ofereça um brinde, dê um desconto inesperado, mande um cartão no aniversário. Use a criatividade!

4 – Fique atento aos feedbacks fornecidos pelas redes sociais. As avaliações deixadas nas suas redes sociais podem ser um bom parâmetro para saber como o atendimento ao cliente está sendo recebido pelo púbico. Use as críticas ao seu favor focando sempre no seu lado construtivo.

5 – Não minta. Para desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes é preciso construir um laço de confiança. Seja honesto sempre, mesmo quando for para apontar os pontos fracos do seu produto ou serviço. Assim, quando o cliente se deparar com esses aspectos negativos após a compra, não se sentirá enganado ou lesado.

6 – Agilize o tempo de espera do cliente. No geral, as pessoas detestam esperar. Se seu cliente agendar um serviço ou atendimento, eles querem ser “donos” daquele tempo. Portanto, se você vai se atrasar, avise. Se há uma fila no seu estabelecimento, peça a um funcionário para anotar os pedidos, assim as pessoas serão atendidas mais rapidamente quando se sentarem.

Estamos prontos para dar os primeiros passos ao encantamento do seu cliente. É claro que a excelência é um processo continuo de aprendizagem, por isso é muito importante sempre ter uma equipe alinhada com todos os processos da empresa. Invista sempre em treinamentos e palestras para capacitação dos seus colaboradores e reforçando junto a eles, os valores e práticas de como ouvir o cliente para entender como ele deseja ser atendido. Reforce essa estratégia e veja o processo de fidelização de clientes realmente acontecer!

Para ficar por dentro de várias outras dicas de como alavancar o seu negócio, acesse o nosso blog e leia as outras postagens https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.