6 dicas para implementar um delivery de sucesso
6 dicas para implementar um delivery de sucesso
6 dicas para implementar um delivery de sucesso
Muitas empresas tiveram que se reinventar com a crise do coronavírus. Manter distância das ruas e evitar o contato com as pessoas é fundamental para controlar o alastramento da doença. Em contrapartida, pode ser uma ameaça e tanto para a sobrevivência dos pequenos negócios.
A diminuição da circulação vai deixar os estabelecimentos vazios e provocar uma queda abrupta do consumo de maneira geral. E quem vai ter de se virar é o empresário que tem um caixa apertado, dependente de receitas frequentes para equilibrar as contas.
O ideal é encontrar alternativas para amenizar o impacto na baixa das vendas. E já que com a pandemia as pessoas estão impossibilitadas de saírem, a solução é ir até elas. O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento, desde restaurantes até pet shops, passando por lavanderias e farmácias.
Confira então dicas de como usar essa solução a seu favor e contornar problemas com o fluxo de caixa, mantendo as vendas.
1 Preste um bom atendimento
As empresas que elevam a qualidade da prestação de serviço passam a ser mais competitivas no mercado, pois um bom atendimento conquista e fideliza o cliente. Quem tiver contato direto com o consumidor deve seguir alguns requisitos básicos para atender bem o público:
- Conhecer a empresa para oferecer as melhores soluções disponíveis;
- Falar de maneira clara e objetiva, para não deixar o cliente com nenhuma dúvida e passar confiança;
- Saber ouvir e compreender o consumidor, para entender suas necessidades e solucionar problemas;
- Conhecer o perfil dos clientes da empresa, para dar a eles um tratamento diferenciado
2 Cumpra os prazos
Os seus consumidores buscam rapidez e segurança no transporte do produto. Por isso, a sua empresa precisa ser eficiente na entrega, já que cumprir o prazo estabelecido é um fator relevante e decisivo para fidelizar a sua clientela.
Portanto, estabeleça um tempo de entrega possível de ser atendido para não deixar frustrar a expectativa das pessoas e acabar perdendo futuros negócios.
3 Diversifique os meios de pagamento
Ampliar as opções de pagamento, é estar preparado para atender a todos os tipos de clientes. A empresa terá tanto aquele que pagará à vista como o outro que fará o pagamento em cartão. Também terá aquele que vai utilizar seu smartphone ou tablet para finalizar a compra.
O cartão de crédito ainda é o mais popular entre os consumidores brasileiros, principalmente por suas duas maiores vantagens: praticidade e prazo de pagamento.
Nos cartões de débito, o pagamento é feito à vista. Assim, o empresário garante o recebimento do valor pelo preço total do serviço ou produto, reduz a inadimplência e promove agilidade nas transações.
Mais um reflexo da expansão do universo online: a tendência no mercado são os serviços de pagamento por dispositivos móveis. Basta acoplar um pequeno dispositivo ao próprio telefone, que ele funcionará como uma maquininha de crédito ou débito.
4 Ofereça horários flexíveis
Oferecer serviços de delivery em horário não comercial é vantajoso para empresas ampliarem a cartela de clientes, atendendo a demanda de quem precisa resolver emergências à noite, por exemplo. Fique atento, porém, aos custos adicionais que isso pode gerar à sua empresa.
5 Divulgue a novidade
A divulgação é um fator fundamental para o sucesso do seu novo serviço. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece o seu sistema de entregas, a sua inovação pode acabar não servindo para muita coisa.
A internet é um terreno fértil para divulgar suas ações, ainda mais em tempos de reclusão. Afinal, com ela você consegue quebrar barreiras de acesso a públicos específicos e diminuir os custos, já que pode expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas.
6 Faça parcerias e estabeleça taxas
Criar parcerias com postos de gasolina e lojas de autopeças pode ser vantajoso para os vendedores de motos, por exemplo. Contar com o auxílio desses estabelecimentos, fundamentais para o funcionamento das motos, é necessário para que o serviço não seja interrompido. Busque negócios que tenham a ver com o seu.
Estabelecer parcerias com outras empresas de delivery são uma opção para não deixar de atender a necessidade do cliente, caso a entrega seja solicitada para regiões que fogem do âmbito de entrega do seu negócio. Pensar na cobrança da taxa de entrega é muito importante. É melhor definir uma região a ser atendida do que atender toda a cidade e cobrar uma alta taxa para entrega. O ideal é começar atendendo bairros próximos e de fácil acesso.
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