Você sabe qual a importância do plano de negócio para sua empresa?

Você sabe qual a importância do plano de negócio para sua empresa?

Você sabe qual a importância do plano de negócio para sua empresa?

Começar um novo negócio pode ser bastante desafiador. Muitas vezes as pessoas, ao abrirem uma empresa, esquecem de detalhes importantes que garantem a saúde financeira do negócio. Em alguns casos não há estudo do mercado, verificação de dados do setor, análise do cenário, entre outros fatores que podem contribuir com o sucesso de uma empresa.

Se você tem o desejo de construir uma empresa sólida e que transmita segurança para os seus clientes, você precisará pensar em um plano de negócio e traçar estratégias para atingir as suas metas.

Afinal, o que é o plano de negócios?

Você já deve ouvido falar em plano de negócios, não é mesmo? Mas talvez você ainda não o enxergue como uma ferramenta fundamental para o crescimento da sua empresa.

O plano de negócios tem como objetivo analisar detalhadamente todas as áreas de uma organização e estruturar ações que auxiliem o seu negócio a se desenvolver cada vez mais e se destacar no mercado.

É ideal para quem quer documentar e organizar os objetivos de uma empresa. No plano, o empreendedor listará todas as metas do negócio, quais passos precisam ser dados, sempre analisando os riscos e perdas que podem ocorrer pelo caminho. Dessa forma, o gestor consegue se antecipar e identificar possíveis falhas no processo e tem tempo hábil para corrigi-las enquanto há tempo.

Com o plano de negócios, você conseguirá definir onde quer chegar e quais meios empregará para que isso ocorra, bem como o investimento necessário em cada uma das etapas. Ele trará mais segurança na hora de tomada de decisões.

Por não se tratar de um documento fixo e definitivo, você poderá alterá-lo sempre que necessário e de acordo com o momento atual da sua empresa.

Qual é a importância de um plano de negócios?

O empreendedor deve pensar no plano de negócios como uma ferramenta que o auxiliará no processo de planejamento. Portanto, só há razão em planejar caso esteja claro onde se quer chegar. É importante pensar em como a empresa estará daqui a 5, 10, 20 anos.

O objetivo de crescimento para o futuro da empresa pode estar relacionado a diferentes áreas: número de clientes, receita, participação no mercado, lucros entre outras. Mas para alcançar o objetivo, é preciso planejar cada passo.

Por onde começar?

A ideia do negócio é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Mas apenas a ideia não é o suficiente para um bom planejamento.  É preciso pensar em quais serão seus principais produtos ou serviços, quem serão seus clientes, que lucro espera obter do negócio e em quanto tempo espera receber o retorno do investimento.

É importante destacar que alguns pontos não devem ser deixados de lado na criação de um novo negócio ou no planejamento de uma nova unidade empresarial. Como, por exemplo, a experiência profissional e atribuição dos empreendedores. E a definição da forma jurídica da empresa, o enquadramento tributário, o capital social e a fonte de recursos.

Depois, parte-se para uma análise de mercado onde serão estudados os clientes (características, interesses, comportamentos), a concorrência e os fornecedores.

O plano de marketing também já deve ser inserido no plano de negócios. Aqui é importante focar na descrição dos principais produtos e serviços oferecidos, preços e estratégias promocionais.

Outra parte fundamental de um bom planejamento de negócios é a análise financeira. É preciso pensar na estimativa de investimentos fixos, capital de giro, estimativas de faturamento mensal da empresa, custos de materiais e matéria-prima, custos de comercialização, custos fixos etc.

Após a finalização do plano de negócios, é recomendável que o empreendedor simule valores e situações diversas para a empresa. Essas simulações devem ser tanto pessimistas (queda nas vendas) como otimistas (crescimento do faturamento). A partir daí, deve-se pensar em ações para evitar adversidades ou para potencializar situações favoráveis.

Com o plano de negócios concluído, o empreendedor deve então partir para a gestão da empresa. A partir de agora, o processo pode ser extremamente dinâmico e as etapas devem ser revistas a qualquer momento. Caberá ao empreendedor revisar e atualizar o plano de negócios periodicamente.

Executando na prática

Está na hora de colocar a mão na massa e começar o seu plano de negócios. Confira o checklist que criamos para te ajudar nessa tarefa. 

Dados do negócio e dos empreendedores: Insira as informações mais importantes das empresas e de seus gestores. Este processo facilitará na divisão e organização de tarefas;

Missão da empresa: qual é o objetivo do seu negócio? Quem é o seu público? Qual é o seu diferencial? Ao responder essas perguntas, você terá um norte para a criação de estratégias para alavancar as suas vendas;

Análise de mercado: faça um levantamento do setor, estude seus concorrentes, pesquise fornecedores. Com essas informações em mãos fica mais fácil de entender o posicionamento do seu negócio no mercado;

Plano jurídico: não se esqueça de que para manter um negócio ativo, o seu jurídico precisa estar em dia com suas obrigações e deveres. A formalização é muito importante para um negócio. Se necessário, busque ajuda profissional;

Plano de marketing: especifique seus produtos e serviços com o máximo de detalhes possível. Nessa parte, você deverá listar estratégias de marketing, precificação do produto, canais de distribuição e processos operacionais;

Plano financeiro: o plano financeiro é a parte mais complexa do seu plano de negócios. Você precisa estar atento a todos os detalhes: capital de giro, faturamento, fluxo de caixa, estimativas de custos, investimentos e muito mais.

Somos uma empresa especializada em terceirização financeira para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeiro dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado.

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.