Você sabe o que é a Vantagem Competitiva?

Você sabe o que é a Vantagem Competitiva?

Você sabe o que é a Vantagem Competitiva?

Por que o consumidor escolhe uma marca em vez da concorrente? Como explicar que uma empresa se destaque no mercado? A resposta para essas duas questões é a mesma: vantagem competitiva.

Qualquer empreendedor que se preze vive em busca de uma vantagem competitiva. Afinal, é isso que o coloca à frente dos concorrentes e diferencia a empresa das demais no mercado. E é também por isso que profissionais buscam estar um passo à frente na corrida mercadológica. Reconhecer as vantagens competitivas é fundamental para poder investir em campanhas de marketing que as coloque em destaque, além de poder aprimorá-las ainda mais.

Vale destacar que é imensuravelmente importante, principalmente nos dias de hoje, trabalhar em vantagens competitivas a fim de manter o ritmo de crescimento do negócio e dele tirar muitos lucros. Segundo Porter, vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que uma empresa, ou até mesmo um profissional autônomo, é diferenciada favoravelmente do seu concorrente, atraindo clientes a partir de pontos que não podem ser imitados ou aplicados a outros negócios.

Pessoa amarela destacada entre outras pesssoas

 A Vantagem Competitiva

A vantagem competitiva de uma empresa se refere a qualquer processo, ação ou atividade na qual ela se posiciona à frente das demais. Em outras palavras, resulta na diminuição da capacidade de agir dos concorrentes, colocando-se em evidência em um determinado setor de mercado. É o que dá destaque a uma marca, que a faz ser lembrada pelo público e, com frequência, a torna a escolha lógica quando uma necessidade de consumo surge. Uma vantagem competitiva se origina de uma competência central do negócio, ou seja, de uma habilidade adquirida no segmento de atuação. No entanto, para que essa habilidade se transforme em um dos tipos de vantagem competitiva, é necessário exercê-la melhor do que os concorrentes.

A partir dessa definição, são definidas três formas gerais de atingir essa vantagem:

  • Preço do produto ou serviço
  • Diferenciação para o consumidor
  • Foco de atuação da empresa

Para deixar mais claro o que significa vantagem competitiva, é importante destacar o que ela precisa ter para ser considerada como tal. Primeiro, ela deve ser percebida como valor pelo consumidor. Não é a empresa que a impõe, mas o público que a percebe.

Tipos de vantagens competitivas

O segredo da vantagem competitiva é justamente o fato dela ser única, sustentável e superior as demais que já estão em uso no mercado. Vejamos quais os tipos mais comuns de vantagem competitiva:

Custo 

Este tipo de vantagem sobre a concorrência é o mais tradicional e pode ser desenvolvido através da maximização da produção, controle de tecnologia inovadora, pesquisa, etc.

Pode ser um grande diferencial, mas note que não é o único. Empresas que adotam a estratégia comparativa de custos colocam esse fator acima dos outros e, por isso, às vezes, perdem em qualidade e atendimento. Assim, se este não for seu forte, invista em outras estratégias, desviando o foco do consumidor sobre os preços.

Diferenciação 

A diferenciação indica que a qualidade de um produto ou serviço e a excelência no atendimento oferecido pela empresa atraem o consumidor e podem até mesmo justificar preços acima da média. Neste sentido, o diferencial em relação aos concorrentes pode incluir diversos tipos de vantagens, como atendimento personalizado, qualidade de pós-venda, credibilidade, qualidade do produto/serviço, entre outras.

Foco 

Esta estratégia visa o foco em uma segmentação específica do mercado não muito explorada. Assim, pode-se oferecer um produto ou serviço exclusivo a determinado público consumidor e ganhar o status de marca “única”.

Característica da Vantagem Competitiva Sustentável

Independentemente dos tipos, a vantagem competitiva precisa ser sustentável, onde os recursos disponíveis são unidos às oportunidades existentes e o alcance das vantagens tem a capacidade de permanecer a longo prazo.

Por isso, a habilidade desenvolvida por uma empresa deve possuir três características essenciais para ser considerada, de fato, uma vantagem competitiva. São elas:

  1. Gerar valor ao cliente: não basta ser única, criativa ou a mais barata se não for aquilo que o cliente deseja;
  2. Ser difícil de copiar ou substituir: é importante que os concorrentes não consigam copiar a ideia de seu produto ou serviço e/ou não consigam chegar num nível de eficiência semelhante, permitindo que pratiquem preços parecidos;
  3. Perdurar no longo prazo: a vantagem não pode ser momentânea, precisa ser sustentada por um longo período.

Independentemente dos tipos de vantagem competitiva que a empresa optar por trabalhar, a inovação será uma grande aliada. No entanto, cabe ressaltar que para a inovação funcionar é necessário que seja tratada como um processo que requer análise, monitoramento, atualização e direcionamento de ações.

Nesse cenário, é importante desenvolver uma sistematização para facilitar o fluxo criativo e alinhar as ideias aos objetivos estratégicos da empresa, além de estar atualizado sobre tendências que possam interferir no segmento de atuação da mesma.

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