Treinamento x Desenvolvimento, qual a diferença?

Treinamento x Desenvolvimento, qual a diferença?

Treinamento x Desenvolvimento, qual a diferença?

O sucesso de um negócio está diretamente ligado a uma boa gestão e a um time bem preparado. O treinamento e desenvolvimento de pessoas é o caminho ideal para que as organizações consigam ultrapassar os obstáculos e alcançar os objetivos traçados.

Embora muitas vezes sejam tomados como sinônimos no mundo corporativo, treinamento e desenvolvimento são coisas distintas e com diferentes aplicações, que são:

Treinamento

Consiste em uma capacitação bastante pontual, orientada para o presente, objetivando mudanças. Por isso, é um método elaborado e aplicado em horas, dias ou, no máximo, semanas.

Com foco no cargo atual, busca melhorar aquelas habilidades e competências técnicas relacionadas com o desempenho imediato, necessário para uma nova demanda, função ou área da empresa.

Desenvolvimento

É uma estratégia contínua de aprendizado que promove transformações e aperfeiçoamento, tanto para o colaborador (individualmente) e para as equipes quanto para a organização e os resultados que ela obtém.

Para facilitar o entendimento das principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas, veja a tabela abaixo:

Os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas são ferramentas utilizadas para reter e desenvolver os talentos nas organizações. A expectativa por bons resultados devem ser consequência de ter uma equipe preparada para exercer bem suas funções e criar novas alternativas de negócios. Profissionais despreparados não são capazes de oferecer as competências necessárias para o crescimento corporativo. Além disso, a falta de capacitação gera custos com repetição de processos e insatisfação de clientes.

O programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas adotado pela companhia deve oferecer acesso a um aprendizado permanente aos colaboradores e com estruturas focadas para todos os departamentos.

Confira algumas dicas de como planejar as ações:

  • Faça o levantamento das necessidades

Gestores e outros profissionais de RH buscam identificar os pontos que devem ser trabalhados, respondendo a algumas questões essenciais:

  1. quais são as metas empresariais?
  2. quais competências precisam ser desenvolvidas com prioridade?
  3. quais problemas o treinamento deve eliminar?
  4. quais são os resultados desejados?
  • Desenvolva um planejamento

É fundamental elaborar um bom planejamento. Essa etapa pode ser compreendida como o esboço do plano de capacitação. Alguns planos de ações devem ser estabelecidos previamente:

Os métodos e recursos instrucionais;

O conteúdo do treinamento;

Os instrutores ou multiplicadores;

Por que deve ser ensinado…

  • Coloque o plano em prática

Quanto mais minucioso for o planejamento, mais a corporação estará preparada para a prática de instrução e aprendizagem, então nessa fase algumas ações devem ser tomadas tais como: organização e delegação das responsabilidades, produção dos conteúdos e adequação nas mídias instrucionais (apostilas, apresentações, vídeos, etc.), divulgação do programa de treinamento e avaliação pós-treinamento.

  • Avalie os resultados e conteúdos

Se o treinamento envolve o conhecimento técnico, por exemplo, aplicar avaliações de conteúdo pode ser muito relevante. Por meio das respostas, é possível definir se o conteúdo foi bem absorvido pelos profissionais. Um dos grandes problemas relacionados a qualquer programa de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência, então é muito importante lembrar de verificar se os resultados obtidos apresentam relação com a consecução das metas da companhia e se o treinamento produziu de fato as modificações desejadas no comportamento dos colaboradores.

  • Feedbacks

A opinião dos colaboradores sobre as capacitações é essencial para receber sugestões e críticas que possam promover melhorias.

Observe se houve melhorias dos problemas que desencadearam a necessidade das capacitações e se apareceram novas dificuldades. Além disso, busque observar as posturas da equipe. Investir em capacitação e organização, leva gestores e colaboradores a um novo nível profissional e os transformam em mais eficientes e produtivos. Dessa forma, são impactantes os resultados esperados na organização, como em qualidade de entrega, atendimento ao cliente e volume de vendas.

Para saber outras dicas e informações para o desenvolvimento do seu negócio, acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.