Tecnologia no varejo, saiba como modernizar e transformar o seu negócio

Tecnologia no varejo, saiba como modernizar e transformar o seu negócio

Tecnologia no varejo, saiba como modernizar e transformar o seu negócio

A inserção da tecnologia da informação no mundo do varejo tem favorecido cada vez mais a gestão de negócios e a divulgação dos produtos e serviços em questão. Além de contribuir para um melhor e mais direcionado relacionamento com seus clientes, fornecedores e órgãos fiscalizadores, ela aumenta também a produtividade e a segurança nas transações e negociações.

Atualmente, ter lojas interligadas a seus fornecedores, bancos, órgãos do governo e até aos próprios clientes se tornou um diferencial para o aumento de produtividade e ganhos. A troca de informações, a segurança que as operações fornecem e a rapidez com que as tarefas podem ser executadas impulsionam a tecnologia no varejo.

Soluções para Tecnologia no Varejo

Muito além de ter um e-commerce ou um ERP, a utilização da tecnologia de informação no varejo deve ser compreendida como uma completa mudança na forma de entender e aplicar a tecnologia. Vamos conhecer um pouco das principais ferramentas e soluções da tecnologia de informação no varejo e quais as suas funções e utilidades, além de qual o seu impacto nos processos.

ERP

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos de uma Empresa. Portanto, o ERP é um sistema de gestão empresarial utilizado para administrar e integrar processos das diferentes áreas de um negócio. Em geral, eles contam com uma ferramenta básica e módulos adicionais que são contratados conforme as necessidades da empresa.

Entre as funções realizadas por esses sistemas, podemos citar:

  • Folhas de pagamento e controle de horas
  • Controle de contas a pagar e a receber
  • Controle de estoque e recursos
  • Geração de relatórios gerenciais
  • Agendas de tarefas

O ERP simplifica a gestão do dia a dia de uma loja física e online, automatizando processos, integrando os setores e centralizando dados importantes do negócio. Isso permite uma tomada de decisões mais assertiva e uma operação mais eficiente e ágil.

 

CRM

Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente

O CRM vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para implementar, gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, melhorar e otimizar a rentabilidade, refletindo no aumento das vendas, personalizando as campanhas de captação de novos consumidores.

 

Ferramentas de sincronização na nuvem

Essas ferramentas fazem a sincronização automática de um arquivo e de todas as suas eventuais alterações, que podem ser feitas e acessadas simultaneamente por diferentes aparelhos, já que o documento fica salvo na nuvem. São tecnologias que possibilitam o armazenamento e compartilhamento de dados, instalação e atualizações de programas de forma online. Essas soluções possibilitam ainda a criação de um ambiente remoto de trabalho.

Estar na nuvem significa dispensar a necessidade de ter grandes servidores locais ocupando espaço na empresa. É ter os dados sempre salvos e seguros, para acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Tudo apenas com acesso à internet.

 

Dashboard

Um dashboard é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela para que a informação possa ser monitorada de forma ágil. Num e-commerce, é possível acompanhar a quantidade de pedidos mensais, a linha do tempo comparando ano a ano, mês a mês, dia a dia e até mesmo hora a hora. Fornece os valores totais de vendas, produtos mais vendidos, ticket médio e outros indicadores de performance fundamentais para o processo de decisão.

 

Plataforma de Gestão

Plataforma de gestão WEB onde é possível gerenciar as vendas, com processos de atualizações de estoques, pagamentos, estruturas mercadológicas, cadastros de consumidores, tabelas de preços, endereços de entregas, entre outros. Assim, a Supply Midia trabalha. Integramos suas informações com ou sem a ajuda de uma ERP consolidando todos os dados em um único lugar. Fornecemos relatórios, métricas para auxiliar no processo de tomada de decisão dos seus negócios.

 

Sistema de Pagamento Online

Pagamento online é toda transação entre empresas e clientes realizada de forma 100% digital, por meio de uma troca de dados. Para que um pagamento seja considerado digital, ele deve ocorrer por meio de uma plataforma de pagamento online, app de dispositivo móvel ou carteira digital, por exemplo. O método usado pode ser o cartão de crédito, débito em conta, Pix ou boleto, desde que toda a transação seja realizada pela internet. O importante é que não haja elementos físicos envolvidos, como um cartão passado na maquininha ou dinheiro em espécie.

 

QR Code

O QR Code ou Código QR é uma espécie de gráfico em 2D (dimensões), geralmente apresentado em formato quadrado e com as cores preta e branca. A tradução das letras significa Quick Response, ou seja, resposta rápida. Essas “caixinhas” podem ser escaneadas por meio das tecnologias móveis (Infraspeak).

Um e-commerce pode encontrar diversas oportunidades para usufruir dos QR Codes, tornando o processo de compras mais atrativo e aumentando as chances de fidelização. Páginas de site, propagandas em folders e etiquetas de mercadorias são só alguns exemplos das diversas formas de fazer uso do código.

Benefícios da tecnologia

Transformação digital virou obrigação. O uso de tecnologias, dados, e-commerce e gestão de pessoas utilizando o meio digital e on-line tornou-se fundamental e deve ser parte integrante da estratégia de negócios e da visão da empresa.

Os negócios que ainda não aderiram à transformação digital, em algum momento no futuro serão obrigadas a aderir. Ou ficarão obsoletas, perderão mercado e serão engolidas pelo processo. Vejamos aqui alguns dos benefícios que a tecnologia trás ao varejo:

 Processos otimizados:  Tudo que a gerência do seu negócio precisa, pode ser otimizado com a utilização da tecnologia. As tarefas passam a ser automatizadas e a ter muito mais velocidade e qualidade nos atendimentos.
Recebimento de materiais via nota fiscal eletrônica, controle de estoque, pagamentos diversos, envio de informação para os órgãos fiscalizadores, emissão de nota ou cupom fiscal para o cliente e acompanhamento on-line de vendas são alguns dos processos que foram positivamente impactados pela TI.

Informações com segurança: Uma vez que há pouca manipulação do seu conteúdo, os dados e as informações ficam mais seguros para as empresas e para seus clientes.
Leitores de código de barras ou mesmo dispositivos para identificação via radiofrequência podem ser utilizados, aumentando a segurança e auxiliando no acompanhamento e na gestão do negócio.

Mais confiança para seus clientes e fornecedores: Um empreendimento bem-informatizado gera maior confiança aos clientes e fornecedores. Os controles deixam de ser feitos manualmente e passam a ter menor risco de erros operacionais quando gerenciados eletronicamente por sistemas desenvolvidos para isso.

Colaboradores mais motivados: Um estabelecimento com recursos tecnológicos de inteligência e informação bem-implantados e bem-distribuídos em seu interior favorece o trabalho de sua equipe e pode aumentar as vendas como consequência.

Melhoria na comunicação: Outro tópico interessante é a comunicação com os seus clientes. Ela pode ser incrementada utilizando as redes sociais ou mesmo pelo envio de e-mails para cadastrados. Campanhas específicas relacionadas a datas comemorativas – como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados – podem ser feitas, direcionadas ao público-alvo.

A importância da tecnologia no varejo é inegável. Se, há alguns anos, seguir as últimas tendências do setor era considerado um diferencial, hoje, acompanhar essas evoluções pode garantir a sobrevivência de um negócio.

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

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