Sistema ERP: Entenda como melhorar a automação do seu negócio

Sistema ERP: Entenda como melhorar a automação do seu negócio

Sistema ERP: Entenda como melhorar a automação do seu negócio

Conhecer como funciona e sabe escolher os softwares corretos para auxiliar na gestão da sua empresa, é uma tarefa importante, afinal, a decisão afeta diversos processos relacionados à gestão do negócio.  Além de ser um importante ativo para muitas organizações, eles facilitam o funcionamento da sua empresa, unificando e protegendo suas informações e automatizando processos. Por isso é essencial entender como ele funciona e os seus benefícios para decidir se essa é a ferramenta ideal.

Com esses e muitos outros recursos, as vantagens do ERP em uma organização são claras, pois tornam as operações cotidianas e o planejamento a longo prazo mais eficientes. Além disso, como existem diversas alternativas no mercado, é preciso saber quais fatores avaliar para contratar o melhor ERP para o seu negócio.

O ERP

ERP (Enterprise Resource Planning)é um sistema de gestão integrado que consegue organizar diversas áreas de uma empresa em um só sistema, gerenciando os dados da empresa em um banco de dados único. Isso permite automatizar processos e cria uma visão geral muito mais confiável para a tomada de decisão dos gestores.

A ideia é que a empresa que possui um ERP consiga ter um fluxo de trabalho muito mais ágil e confiável, já que ao invés de cada área utilizar um sistema diferente, é utilizado um sistema só de forma centralizada.

Por exemplo, o setor de vendas pode criar um pedido de venda no ERP, esse pedido vira uma ordem de produção e o setor de produção faz a requisição de materiais no mesmo sistema, o operador faz o apontamento da produção na tela de chão de fábrica, o pedido então vai para a conferência na expedição e depois pode ser faturado. Tudo em um só sistema.

Desenho escrito ERP

Implementação do sistema ERP

 O Enterprise Resource Planning (ERP) é uma solução através da qual uma empresa gerencia e integra as partes importantes de seu negócio. Um software ERP integra áreas como planejamento, compras, estoque, vendas, marketing, finanças, recursos humanos e outros setores.

Esta ferramenta foi desenvolvida a partir da necessidade que grandes empresas tiveram por uma solução centralizada para gerenciar todos os requisitos de seus sistemas de informações.

Um ERP pode consistir em muitos módulos diferentes, incluindo:

  • Fabricação
  • Recursos Humanos / Folha de Pagamento
  • Vendas
  • Inventário
  • Cadeia de Suprimentos / Parceiros
  • Finanças e contabilidade
  • CRM

Com o ERP, cada departamento ainda tem seu próprio sistema, mas pode se comunicar e compartilhar informações com mais facilidade com o restante da empresa e permite ainda que estas informações sejam adicionadas em tempo real pelos usuários.

Benefícios do ERP

 O sistema ERP facilita a gestão e traz diversos benefícios para o negócio, então vale a pena conhecê-los para entender se vale a pena contratar a ferramenta. Confira:

  • Simplificação de processos operacionais: a automação e a integração dos dados simplifica os processos, o que agiliza procedimentos e reduz os erros cometidos;
  • União de inteligência e qualidade para as informações:  os sistemas são estruturados para evitar duplicação de informações e para fazer uma boa gestão de dados, trazendo mais eficiência;
  • Controle de estoque e de custos: a ferramenta é focada nos dados, então é essencial para quem precisa melhorar o controle de custos, estoque e outros cadastros;
  • Gestão integrada dos dados: todos os dados são geridos de forma integrada, com módulos que se relacionam e avaliam informações de diversos setores para trazer resultados;
  • Controle e cumprimento dos prazos: com o cadastro de tarefas e agenda integrada, fica mais fácil controlar os prazos e garantir o cumprimento de todas as funções;
  • Aumento da produtividade: com todos os benefícios, os colaboradores conseguem realizar procedimentos com mais agilidade e reduzem o tempo gasto na realização de tarefas configuradas pelo ERP, então eles produzem mais.

Sua empresa precisa de um sistema ERP?

 Cada negócio tem um perfil e diferentes desafios. Contudo, alguns sinais ajudam o gestor a identificar se a sua empresa passa por dificuldades. Essas indicações sinalizam a hora de buscar soluções mais efetivas para a organização.

Conheça os fatores que mostram que a companhia precisa de um sistema inteligente para melhorar os processos:

  • Equipe gasta muito tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas;
  • O gestor não tem acesso aos dados e precisa ser informado pelos demais colaboradores sobre decisões importantes para o negócio;
  • A empresa atua com vários fornecedores, de diferentes regiões do País ou do mundo;
  • A companhia tem diversos softwares que foram implantados ao longo dos anos, mas eles não estão conectados uns aos outros;
  • A equipe não identifica quais são os níveis exatos de estoque disponível;
  • O gestor perde muito tempo buscando informações sobre a empresa e tentando encontrar soluções para aumentar a produtividade e a eficiência;
  • Os colaboradores não conseguem compartilhar as informações com facilidade, situação que deixa a companhia suscetível a erros;
  • O gestor tem dificuldade para cumprir as normas vigentes e já recebeu multa por falha em compliance;
  • Os problemas demoram para serem identificados e a equipe não consegue ser proativa para resolver situações simples.

Com a crescente necessidade das empresas em buscar uma melhoria contínua dos processos, reduzir custos e aumentar a eficiência produtiva, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) passa a desempenhar um importante papel no alcance de melhores resultados.

Agindo como sistemas integrados de gestão, a aderência a softwares EPR’s nas operações de uma empresa industrial dá suporte à maioria das operações, dentre elas suprimentos, manufatura, manutenção, contabilidade e administração financeira, agilizando drasticamente o fluxo de informações em todo o negócio.

O mercado está cada vez mais competitivo e a tecnologia avançando rapidamente, criando assim um efeito interessante. O preço dos ERP’s se tornou mais acessível e os gestores estão procurando cada vez mais esse tipo de solução. Consulte o site da Supply Midia e veja como a nós podemos ajudar cada vez mais a sua empresa a otimizar seus processos e reduzir seus custos operacionais.

Viste as nossas Plataformas do Total For e Total Bank e tire suas dúvidas com nosso atendimento ao cliente.

Para saber mais informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.