Sistema de gestão: 6 sinais que indicam a hora de se investir

Sistema de gestão: 6 sinais que indicam a hora de se investir

Sistema de gestão: 6 sinais que indicam a hora de se investir

Toda gestão de uma empresa exige planejamento cuidadoso e processos bem estruturados, que auxiliem no objetivos estratégicos da cia. Mas, muitas vezes, acabam surgindo momentos em que tudo parece estar desabando por causa de processos arcaicos, dificuldades na tomada de decisões, falta de informações de qualidade e crescimento cada vez mais distante. Já passou por essas situações? Então pode ser que sua empresa esteja precisando de um software de gestão.

Uma das primeiras coisas que se devem observar, é o setor de comercial. A primeira venda até acontece, mas depois os clientes somem, aumentando a pressão do time em captar mais e mais leads. As reclamações são constantes e seus clientes parecem nunca estar satisfeitos. Isso é comum quando não se tem o suporte tecnológico adequado para encantar e fidelizar os consumidores! Essa situação é só o começo de várias, quando não se tem um sistema ERP de gestão dos seus negócios.

Vamos listar aqui, 6 sinais de atenção que toda empresa deve se atentar e mudar para que tenha crescimento saudável e sucesso nos negócios.

1. Muitas planilhas e papeis para analisar

No final do mês, os setores da empresa e suas equipes precisam parar tudo e conferir planilhas, lançar dados e checar informações para entregar aos administradores. Um trabalho cansativo e que toma um tempo considerável do setor administrativo. Muitas vezes o gestor até desiste de conferir as informações a fundo porque o cruzamento de dados apresenta falhas. Se você precisa acionar vários departamentos para gerar relatórios e os seus funcionários precisam de um tempo para entregar as informações solicitadas, está na hora de concentrar tudo num único sistema. Com sistema de gestão informatizando os relatórios, todo o processo fica mais ágil e você tem as informações de que precisa em tempo real, para tomar as decisões sobre o seu negócio sem errar.

2. Perda do controle de estoque

Quando você decide fazer um inventário manual de estoque pode descobrir que a quantidade e a variedade de itens disponíveis não batem com a sua planilha. Neste momento, começa aquela longa busca para descobrir onde foi que o erro aconteceu. Será que alguém esqueceu de lançar alguma informação na planilha? Ou as fórmulas de cálculo automático da planilha têm erros graves? Ou será que nunca nenhum dado informado bateu de verdade com o estoque físico? Muitas vezes falta mercadoria para vender ou então sobram itens que não tem saída e quase ninguém percebe. Este é um sintoma da falta de automatização do controle de estoque.

Nós da Supply Midia, oferecemos um sistema de gestão de estoque muito eficiente capaz de otimizar toda a sua rotina empresarial. O Total For é um portal de fornecedores e antecipação completo. As chances de acontecerem erros no controle de estoque diminui muito ou simplesmente deixam de existir. Isso ocorre porque cada vez que chegam materiais, os dados das notas fiscais são lançados no sistema e tudo é contabilizado. Automaticamente o sistema de gestão dá baixa no estoque e atualiza a quantidade de itens automaticamente.

3. Demonstrativos financeiros incertos

Ao verificar a saúde financeira do seu negócio, o que acontece com mais frequência: sempre falta dinheiro? Ou sempre sobra dinheiro?

Nós da Supply Midia também temos uma solução financeira para o seu negócio. O Total Bank é uma plataforma única para gestão de todo o fluxo financeiro da sua empresa, consolidando soluções para os seus pagamentos e recebimentos. O que o sistema de gestão faz? Toda a movimentação financeira é automatizada e os erros de lançamento por conta, setor ou outros deixam de existir.

O Total Bank organiza o calendário de contas a pagar e a receber, conciliação bancária, pagamentos, emissão de boletos, emissão de extrato bancário e muito mais. Isso tudo torna a gestão das finanças muito mais fácil, ágil e confiável

4. A empresa cresceu, mas seus funcionários não

Quando o negócio começa a deslanchar, você deve observar se as pessoas continuam fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito. A organização interna da empresa tem que acompanhar as mudanças. Um exemplo é se você tem mais pessoas no atendimento do que em campo vendendo. Isto quer dizer há um aumento da sua demanda e que muitos funcionários estão inserindo pedidos no sistema, processando o faturamento, gerando notas e enviando ou entregando as mercadorias. Então, é a hora de automatizar a parte burocrática da empresa com um sistema de gestão e investir em mais vendedores.

5. Falta de planejamento

Você quer prever as vendas do próximo trimestre, planejar os investimentos dos próximos seis meses, mas não tem informações suficientes pra isso? Como poderá planejar o futuro sem conseguir comparar as informações do passado?

Este é mais um sinal de que você precisa de um sistema de gestão. Além de arquivar informações estratégicas para a gestão do seu negócio, o ERP também é capaz de fazer projeções com base nos relatórios gerenciais da sua empresa.

Tudo graças a integração e automatização de todos os setores, que faz com que eles trabalhem em perfeito alinhamento.

6. Dificuldade na busca de informações

Outro sinal de que sua empresa precisa urgentemente de um software de gestão é o uso de controles descentralizados, que dificultam o acesso a informações importantes sobre o negócio. Se você tem uma planilha para cada assunto e não consegue confrontar os dados a fim de visualizar o cenário completo em que sua empresa está inserida, está na hora de pensar na integração para melhorar sua capacidade de gestão. E um ERP é ideal para isso!

Processos burocráticos e falta de informação na hora certa comprometem a produtividade da sua equipe, consequentemente tornando a empresa lenta no que se refere às respostas dadas ao mercado. Já imaginou perder oportunidades de venda porque seu time de vendas demora para dar retorno ao seu cliente? Para aproveitar cada oportunidade de crescimento, você precisa ser ágil e eficiente. E isso pode ser conquistado com a adoção de um sistema de gestão que otimize os processos, facilite o fluxo de informações e libere as pessoas para pensarem no estratégico em vez de no operacional.

Para saber mais sobre dicas de gestão de negócios, informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.