Saiba qual a diferença entre Marketing e Vendas

Saiba qual a diferença entre Marketing e Vendas

Saiba qual a diferença entre Marketing e Vendas

Marketing e vendas são dois termos bem conhecidos e usados pelas empresas. Mas você, que gerencia um negócio, realmente sabe a diferença entre eles?

Fundamentais para os bons resultados da maioria das empresas, as funções desses dois setores muitas vezes são confundidas. Isso porque as atividades das duas áreas estão bastante relacionadas.  No entanto, embora caminhem lado a lado, marketing e vendas definitivamente não são a mesma coisa. E entender a diferença entre os dois conceitos é essencial para alinhar a atuação das duas áreas e garantir o sucesso da empresa.

A equipe de Vendas

Vendas envolvem as atividades que levam a convencer um potencial cliente a comprar um produto ou serviço. Para isso, os vendedores geralmente se comunicam com os possíveis compradores ativamente – por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Para conseguir o sim de um cliente em potencial, os vendedores:

  • Fazem perguntas relevantes aos possíveis compradores
  • Contornam as objeções dos potenciais clientes
  • Agendam reuniões, demonstrações e acompanhamentos.

Os profissionais de vendas também são responsáveis ​​pelo up sell e cross sell de produtos e soluções para clientes.

A equipe de Marketing

O papel do marketing é inserir a empresa na jornada de compra dos potenciais clientes e fornecer as informações de que eles precisam para considerar sua marca como uma opção.

O marketing tem um papel fundamental como um primeiro contato na jornada de compra do possível cliente, na maioria das vezes, sendo responsável por alcançar muitos compradores-alvo ao mesmo tempo.

Para fazer isso, os profissionais de marketing se concentram em:

  • Pesquisa de mercado e público buscando entender o que os clientes-alvo estão fazendo para resolver seus desafios e pontos fracos;
  • Desenvolvimento de estratégias de geração de lead sem uma variedade de canais;
  • Esforços de longo prazo para construir e aumentar o reconhecimento da marca.

O que é Marketing de Vendas?

Antes de qualquer coisa, é importante que você compreenda a definição marketing de vendas, somente a partir daí é possível partir para a etapa prática, afinal, a teoria sempre ajuda!

De modo simples e objetivo, pode-se dizer que o conceito de marketing de vendas nada mais é do que o processo de seleção de produtos e serviços que podem interessar ao seu público consumidor, além do desenvolvimento de estratégias de vendas que visam atrair as pessoas e convencê-las a adquirir o que está sendo oferecido.

É necessário esclarecer que o marketing de vendas não é uma ação isolada, mas sim um conjunto de ações, o que o faz ser um processo de vendas complexo e meticuloso, necessitando de muito planejamento, pois é preciso prever os possíveis obstáculos e traçar métodos para contorná-los. Quando se trata de vender é sempre muito complicado, porque envolve uma série de fatores alheios ao produto e vendedor. Você pode ter o melhor vendedor, um produto incrível, preços competitivos, mas ao chegar na hora de “falar” e convencer o cliente, ele é tão redundante em te dizer não, que torna impossível convencê-lo.

Muitas vezes, essa dificuldade toda decorre de fatores externos, como o ambiente em que o cliente está sendo abordado, convicções sobre a empresa ou aquele tipo de produto, até mesmo a parte ética do indivíduo pode interferir, por isso é tão importante criar um planejamento de vendas, focando em todos os pontos e criando maneiras de “burlar” essas defesas do consumidor.

A diferença entre Marketing e Vendas 

Já deu para perceber que as funções de Marketing e Vendas na atuação de uma empresa são bem diferentes, certo?

Mas além de entender que as responsabilidades das duas áreas são distintas — sendo uma responsável pela atração de leads e a outra pelo fechamento do negócio. É preciso entender também que:

  • O marketing pensa no futuro da empresa, planejando e construindo o caminho que será percorrido para chegar às metas e objetivos estabelecidos
  • Vendas, em contrapartida, é uma área que precisa estar focada no agora, em transformar no presente o lead em cliente. Mesmo que existam negociações que demoram meses para concretizadas, como é comum no segmento B2B, a venda é uma atividade do hoje.

Resultados conquistados pelas duas áreas

  1. O marketing desperta desejos/ necessidades em um possível cliente por meio de anúncios, conteúdos, promoções, eventos e outras estratégias
  2. Uma estratégia de marketing bem planejada atraia a atenção do lead e mantém ele “aquecido”, sendo preparado para o contato com a equipe de vendas
  3. O marketing nutri e monitora o cliente em potencial, para saber o momento certo de enviar lead para o time de vendas
  4. O lead, já educado e preparado para a compra, é mandado para a equipe de vendas
  5. Bem alinhada com as ações de marketing, o time de vendas entrar em contato com o potencial cliente, em um cenário muito propício para o fechando da venda.

Como é possível notar, quando Marketing e Vendas trabalham alinhados, todo o processo de venda é facilitado e se torna mais eficiente. Por isso, é fundamental que você, que tem uma empresa, saiba que, embora sejam áreas distintas, esses dois departamentos precisam trabalhar juntos para o sucesso do negócio.

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