Saiba elaborar seu Plano de Metas e entenda como aplicá-lo no seu negócio
Saiba elaborar seu Plano de Metas e entenda como aplicá-lo no seu negócio
Saiba elaborar seu Plano de Metas e entenda como aplicá-lo no seu negócio
Um time de vendas precisa ter metas de vendas claras e bem-definidas, até porque quem não sabe aonde quer chegar normalmente não chega a lugar algum. As metas são essenciais para o alcance de bons resultados e, consequentemente, determinantes para o sucesso das vendas.
Estabelecer metas para time comercial, é uma estratégia que ajuda no direcionamento das ações, na manutenção do foco e da motivação.
Os gerentes de vendas precisam adotar alguns critérios para definir as metas do seu time e potencializar a performance da equipe.
O líder precisa traçar uma estratégia que defina metas alcançáveis e mensuráveis para todos os colaboradores. A partir do planejamento é possível estabelecer a Performance de Pessoas, ter melhor compreensão do crescimento da organização e desenvolver diretrizes capazes de elevar a entrega de resultados.
A importância de elaborar o plano de vendas da sua empresa
Elaborar um plano de venda é crucial para trazer clareza aos seus esforços de venda, e permite que seu time de vendas tenha um foco específico em fornecer informações essenciais para uma melhora efetiva. Para as equipes, ele é essencial. Para o gerente de vendas, então, fundamental. Somente assim é possível ter o tão necessário controle de vendas.
Um bom plano deve incluir:
- Estabelecer metas
- Identificar os resultados esperados
- Criar um plano de ação
- Focar no treinamento do seu time
Planejar as metas, eleva a produtividade da equipe e desenvolve um time com motivação necessária para acelerar os resultados da empresa. Agora, saiba algumas as etapas para criar um plano de metas de forma eficiente!
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ANÁLISE DE MERCADO
Para ser realista e sensato no estabelecimento de metas, é fundamental que se conheça o mercado no qual a empresa está inserida. É muito importante conhecer o percentual de crescimento do segmento, avalie as atuais condições de oferta e demanda, conheça o concorrente e o comportamento do seu público-alvo em relação aos produtos e serviços.
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INDICADORES DE VENDAS DA EMPRESA
As metas de venda devem ser baseadas em análises e projeções financeiras. Se a empresa não estiver em uma situação confortável, as metas devem ser voltadas para reverter os quadros difíceis.
Se o negócio vem de uma sequência de bons resultados financeiros, as metas devem ser desenvolvidas a fim de melhorar o faturamento.
Vale ressaltar que, ao estipular metas com grandes aspirações financeiras, o indicado é que você considere também os investimentos que está disposto a fazer para tornar essas metas factíveis.
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MENSURAÇÃO, CAPACIDADE DE VENDAS E ENTREGA DA EMPRESA
Organize a logística da empresa antes de iniciar uma campanha de vendas! As metas devem considerar a capacidade de produção e entrega. Além disso, é necessário elaborar metas adequadas ao tamanho da sua equipe: se o time é pequeno e você não pretende reforçá-lo, como quintuplicar o número de vendas em um mês, certo?
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HUMANIZE AS METAS
Ao criar metas, pense nas pessoas e procure assegurar o bem-estar dos vendedores. Não pense apenas nos lucros.
Fuja de metas desumanas, em que os profissionais terão que sacrificar a vida pessoal e a própria saúde para bater os números estipulados. Um bom vendedor depende de descanso, boas noites de sono, momentos em família e incentivos.
Estimule os vendedores verbalmente, ouça a opinião da equipe na hora da definição de metas e de pensar em premiações para aqueles que apresentarem alta performance em vendas.
Quais as melhores práticas para estruturar o planejamento de vendas?
O planejamento de vendas é fundamental para o sucesso do negócio como um todo, mas saber como estruturá-lo de forma eficiente é mais importante ainda. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Confira!
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Considere seu público-alvo
Coletar e analisar o máximo de detalhes possível sobre o comportamento do consumidor que você quer atrair para a sua organização. Assim, fica fácil identificar quais as estratégias que podem ser mais eficazes.
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Defina metas de venda
O Ideal é estipular metas de venda, que podem valer para analisar o desempenho de toda a equipe e o rendimento individual dos vendedores. Com objetivos claros, os profissionais vão saber durante todo o processo se estão, de fato, produzindo no nível necessário para ter resultados satisfatórios.
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Determine os prazos
É importante que os vendedores possam se organizar e buscar os objetivos. Portanto, não se esqueça de determinar os prazos que precisam ser cumpridos em cada uma dessas etapas, garantindo que todo o planejamento siga o seu cronograma.
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Detalhe as atividades
É preciso que as tarefas de todos os profissionais envolvidos no processo estejam detalhadas nitidamente. Assim, ninguém vai poder falar que não sabia que a demanda “X” era de sua responsabilidade.
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Envolva todo o time
Um dos benefícios de realizar um planejamento de vendas eficiente é justamente aumentar o engajamento de todo o seu time em prol dos resultados da empresa. O primeiro passo para isso é envolver todos os colaboradores no processo, para colher insights de diferentes perspectivas e ainda estimular o envolvimento de todos.
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Alinhe as expectativas
Parte desse envolvimento e do sentimento de pertencimento em todos que fazem parte do processo é fazer o alinhamento das expectativas. Não adianta criar metas inalcançáveis e fora da realidade da empresa para, no fim, só gerar frustração. Garanta que todos estejam alinhados e concordem que aqueles objetivos são, de fato, possíveis de serem alcançados.
O planejamento de metas possui estratégias que direcionam a empresa no caminho certo, ajudam na alta performance de pessoas e eleva os resultados com metas mais precisas e com foco no crescimento. Para quem busca se destacar aos olhos do consumidor dentro de um mercado tão competitivo, o planejamento de vendas deve ser considerado uma das etapas mais importantes para registrar números satisfatórios. Assim, todos na sua empresa vão saber exatamente o que fazer do momento de atração até o trabalho de pós-venda.
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