Saiba como as API’s podem beneficiar seu negócio

Saiba como as API’s podem beneficiar seu negócio

Saiba como as API’s podem beneficiar seu negócio

Poderíamos começar dizendo que a sigla API significa em inglês “Application Programming Interface”, e que é um conjunto de padrões de programação para acessar uma aplicação ou plataforma. No entanto, faremos diferente. Deixarei os termos técnicos e as padronizações para mais tarde e iniciarei fazendo uma provocação:

Se hoje o seu negócio receber uma proposta para uma grande parceria com projeções agressivas de crescimento, seus sistemas e dados estão preparados para “conversar” com esse parceiro? Caso a resposta seja “não”, você já pensou no quanto custaria (tempo x dinheiro) para preparar isso? E nem estamos questionando o quanto poderia custar perder uma parceria assim.

A API é a maneira mais simples e barata de estar pronto para integrar seus sistemas com o mundo externo, seja quem for, com uma velocidade agressiva para acompanhar o mercado volátil que vivemos.

Qual a função das API’s

As API’s são um tipo de “ponte” que conectam aplicações, podendo ser utilizadas para os mais variados tipos de negócio e por empresas de diversos nichos de mercado ou tamanho. A maioria das pessoas não sabem o que é uma API, isso porque elas são invisíveis ao usuário comum que enxerga apenas a interface dos softwares e aplicativos. As API’s proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.

Quando uma pessoa acessa uma página de um hotel, por exemplo, é possível visualizar dentro do próprio site o mapa do Google Map’s para saber a localização do estabelecimento e verificar qual o melhor caminho para chegar até lá. Esse procedimento é realizado por meio de uma API, onde os desenvolvedores do site do hotel, por exemplo, utilizam do código do Google Map’s para inseri-lo em um determinado local de sua página.

Sistemas de pagamento online são um bom exemplo de funcionalidade das API’s que rodam de maneira automática. De modo geral, a API é composta de uma série de funções acessíveis somente por meio de programação.

Veja alguns exemplos de automatizações proporcionadas por API’s:

  • preencher planilhas;
  • mudar classificações de clientes;
  • atualizar endereços;
  • enviar e-mails;
  • emitir notas fiscais;
  • fazer lançamentos contábeis.

Como as API’s estão transformando o mundo dos negócios?

A grande mudança na estratégia de negócio da sua empresa é poder criar serviços que outros negócios queiram utilizar. Com isso um grande ecossistema nasce e, com ele, vários negócios começam a rodar juntos de maneira integrada.

Pensar na criação de API’s também obriga a empresa a pensar no seu negócio, e esse é um ponto crucial:

pensar e validar seu negócio constantemente é uma das melhores práticas que você pode ter para obter sucesso.

Com base em tudo que foi dito aqui nesse artigo, fica explicito que as API’s somam para seu negócio e trazem uma otimização muito grande no processo de desenvolvimento. Tecnicamente ficou claro que as API’s podem ajudar na otimização dos custos, na formação de profissionais, de times mais enxutos, em um processo ágil de construção de aplicações, com fácil manutenção e simplicidade para melhorias e evolução.

Benefício para as empresas

Que as API’s são bastante simplificadoras para o universo digital nós já sabemos. Mas os usuários não são os únicos beneficiados com a praticidade e eficiência da interface, como nos exemplos acima.

Os negócios que desenvolvem e utilizam suas API’s também podem se favorecer bastante com as tecnologias de integrações, fundamentais para a modernização. Desde aumentar a produtividade até a monetização, as Interfaces de Programação de Aplicativos representam transformação na economia.

Com API’s, empresas podem conectar aplicações independente da tecnologia utilizada no desenvolvimento. Isso faz com que o trabalho dos times de desenvolvimento seja otimizado e permite acelerar o processo de criação de soluções, sem ter que começar tudo do zero e focando apenas no core business.

Vantagens de usar API’s

  1. Redução de custos

 Um dos principais benefícios de uma API é abrir a possibilidade de automação de funções que antes eram executadas por humanos.

Imagine o Google realizando autenticação de dois fatores manualmente. Seria necessário um exército de pessoas para enviar cada SMS e autenticar o mesmo no final. Definitivamente um trabalho tedioso e que pode ser automatizado.

Usando uma API de SMS, a plataforma do Google envia o número de telefone do usuário e o código de autenticação. A API, por sua vez, faz todo o trabalho de envio do SMS e por fim o Google verifica se o código enviado e o digitado pelo usuário é o mesmo. Assim, em poucos segundos, é realizado um processo automatizado que poderia levar minutos ou até horas se realizado por humanos, gerando uma economia de tempo e dinheiro para a empresa.

  1. Aumento da produtividade

Já pensou em ter uma comunicação entre softwares que acontece de forma automática e evita diversos erros? Digitação incorreta e utilização de arquivos desatualizados podem ser evitados com o uso de API’s.

Por exemplo, softwares de marketing possuem API’s para envio de Marketing Qualified Led’s direto para o pipe do time de vendas, compartilhando todas as informações necessárias para iniciar o processo de vendas sem ter que perguntar novamente todas as informações do Lead. Com isso, você otimiza o tempo de trabalho dos seus funcionários.

  1. Mais segurança

Muitas vezes, estamos em ambientes online cheios de perigos. Uma camada especializada de proteção a mais, muitas vezes, pode ser a diferença entre evitar um grande problema ou um vazamento inacreditável de dados. Seus clientes merecem o cuidado extra que as API’s podem prover.

Com a análise veloz de dados das quais são capazes, elas podem verificar a confiabilidade. Permitindo consultas aos dados de sites maliciosos, para averiguar a segurança. Com isso, você pode bloquear páginas, domínios ou redes de risco.

As API’s são um investimento extremamente valioso para as empresas que desejam aumentar a receita e criar soluções mais eficientes. Elas são essenciais para gerar valor e boas experiências ao cliente, melhorar a produtividade e implementar transformação digital nos negócios, automatizando e inovando processos.

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.