Saiba 7 vantagens de trabalhar as mídias sociais em seu negócio.
Saiba 7 vantagens de trabalhar as mídias sociais em seu negócio.
Saiba 7 vantagens de trabalhar as mídias sociais em seu negócio.
Não é mais novidade para ninguém que as redes sociais são as grandes aliadas do Marketing Digital. Apesar dessa vertente do marketing contar com diversas soluções, para públicos e empresas específicas, é a partir das redes sociais que as ações de marketing na web e em canais digitais podem dialogar de forma expansiva, maximizar resultados e o próprio alcance. Antes mesmo de uma estratégia ser aplicada, o social media ou planejador deve entender a importância das redes sociais para o aquele cliente. Sempre que se existe um bom perfil do cliente, somado às soluções benéficas das redes, é possível entender as vantagens de estar bem-posicionado nas mídias digitais. O diálogo entre a empresa e o seu público fica mais fluído e dinâmico.
O que o seu negócio tem feito para se adaptar à esta realidade?
Por exemplo, o Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários ativos na web, e somos mais 120 milhões de usuários! Em termos de redes sociais, o Facebook é a rede mais povoada por brasileiros, que ocupam o 3º lugar de cadastros no site. Redes como o Facebook e o Instagram, crescem exponencialmente e permitem aos usuários não apenas a interação entre si, mas com marcas e órgãos diversos. Ainda assim, muitas empresas ainda ignoram essa crescente tendência, optando por deixar as suas marcas fora do ambiente digital. Com essa escolha, perde-se não só a oportunidade de conquistar mais clientes, como a de fortalecer a relação com eles e aumentar a visibilidade no mercado.
Quais são as vantagens da presença de empresas nas redes sociais?
A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias. Vamos ver hoje 6 vantagens de ser trabalhar com as redes sociais em seu negócio.
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Mais oportunidades de impacto
As redes sociais nos trazem diversas oportunidades de apresentar uma marca, produto ou serviço para o cliente. Cada uma das mídias sociais de hoje são focadas em determinados formatos e a escolha da melhor opção está ligada ao seu público-alvo.
São várias opções com vídeo, posts escritos, imagens, cliques rápidos e várias outras formas de impactar e chamar a atenção de sua audiência para a sua marca e o que ela pode fazer pelos clientes. Cada post é uma oportunidade de interação com o público.
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Divulgação
As mídias são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos. O Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido a sua praticidade e aceitação de links.
Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas. Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.
A divulgação de sua marca nas redes sociais é mais simples e barata de se fazer do que com as mídias tradicionais, gerando muito mais alcance e podendo ser direcionada apenas para um público específico que traga mais retorno para a empresa.
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Engajamento com os clientes
Uma das premissas das redes sociais é gerar um relacionamento direto com os clientes que não seria possível de outras maneiras. Quando empresas criam perfis de social mídia, elas precisam não apenas realizar publicações aleatórias, mas realmente se relacionar com os clientes por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos.
Esse processo gera engajamento, que é o relacionamento direto entre a página da empresa e seus clientes, que participam de discussões e interagem com suas publicações. O engajamento leva ao aumento da audiência e um maior interesse em sua empresa, marca, produtos e serviços.
Quanto maior o engajamento em suas publicações, maior o alcance que elas tomam dentro das redes sociais, chegando a mais pessoas e gerando mais negócios e autoridade, tornando a sua marca relevante.
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Satisfação do cliente
Outro grande ponto forte de se manter ativo nas redes sociais é a garantia da satisfação do cliente, que vem, novamente, por meio de um relacionamento direto. Os usuários utilizam as mídias sociais não apenas para relatar coisas boas, mas frustrações também. As pessoas não buscam apenas um modo de realizar compras, elas querem se sentir bem atendidas e terem uma boa experiência com as marcas que se relacionam.
Nas redes sociais, é possível identificar, por meio de comentários, experiências ruins e trabalhar para reverter essa má impressão do consumidor. Assim, tornando um fato negativo em positivo, já que o cliente satisfeito se torna um evangelista da marca. Esse bom atendimento e atenção nas redes sociais está diretamente ligado com o aumento da satisfação dos clientes.
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Prospecção de novos consumidores
A internet é hoje um dos principais canais para atrair e conquistar novos clientes. As pessoas a acessam para pesquisar produtos e serviços, comparar preços e definir os melhores lugares para a compra. Diante de toda essa audiência é preciso desenvolver estratégias para se destacar.
Afinal, não basta oferecer as melhores condições para compra (isso já é feito por qualquer empresa). É necessário atrair os consumidores por meio de conteúdo de qualidade e que possa acrescentar alguma coisa na vida das pessoas. Para isso, as redes sociais e os blogs são excelentes alternativas
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Fidelização de clientes
As redes sociais são um canal de comunicação fundamental quando o assunto é a fidelização dos clientes. Afinal, permite um contato direto entre a sua marca e os consumidores, que podem se utilizar de comentários, chats e marcações para expressar as suas opiniões, tirarem dúvidas e solicitar um atendimento.
Esse contato rápido e simples leva a um relacionamento, estreitando os laços entre o seu cliente e a sua marca, e gerando a confiança necessária para a fidelização, já que o consumidor passa a pensar na empresa como um amigo que sempre pode ajudá-lo. Além disso, como as redes sociais se trata de um ambiente muito mais descontraído, é possível conversar de forma mais direta, utilizar de humor e várias outras estratégias que auxiliam na fidelização dos consumidores.
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Conhecer o público-alvo
Para trabalhar o marketing da melhor maneira e desenvolver estratégias que realmente possam trazer retorno para a sua marca é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo, suas demandas e desejos e o que ele espera de sua empresa. Por meio de uma análise de métricas disponibilizada pelas plataformas das redes sociais, é possível construir estratégias de marketing e vendas de alta performance, demonstrando os resultados de cada uma de suas ações.
Além disso, analisando a resposta a cada uma de suas postagens, é possível traçar um perfil básico do seu público e seu comportamento nas redes sociais, quais conteúdos atraem mais interesse, quais as opiniões acerca de suas ações e o posicionamento deles. Esses insights auxiliam a turbinar suas campanhas.
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