Receita recorrente, entenda a metodologia e saiba as vantagens de adotá-la

Receita recorrente, entenda a metodologia e saiba as vantagens de adotá-la

Receita recorrente, entenda a metodologia e saiba as vantagens de adotá-la

Saber prever as despesas e as receitas de um negócio com uma boa taxa de acerto é uma das habilidades mais demandadas de profissionais que trabalham em posições de gestão. Afinal de contas, isso dá à empresa melhores condições de planejar e executar ações focadas no crescimento. Além de toda a experiência e o conhecimento dos tomadores de decisão, é fundamental que o modelo de negócios contribua para o bom desempenho das vendas.

Essa metodologia se resume em saber, de forma precisa, as receitas e despesas de um negócio, ao longo de, ao menos, um ano. Com certeza esse fator auxilia bastante no crescimento da empresa, uma vez que se podem fazer previsões de faturamento, investimentos e previsão de riscos.

O pagamento recorrente pode auxiliar no alcance de um melhor faturamento para sua empresa. Por quê? Porque ela passa a contar com uma receita recorrente mensal, por vários meses. desde que seus clientes continuem féis, claro!

O que é receita recorrente?

Receita recorrente é a parte da receita de uma empresa que se repete de forma constante. Diferente do volume de vendas as receitas recorrentes são mais previsíveis e estáveis e podem ser esperadas com certo grau de certeza para períodos futuros

Entendendo a receita recorrente

Empresários, investidores e analistas estão sempre atentos as receitas de uma empresa! Justamente por isso essa é sempre a primeira linha em um demonstrativo de resultado (que tecnicamente é chamado de DRE).

Isso porque a primeira linha ajuda a determinar a última (que é o lucro da empresa) uma vez que o resultado de uma empresa é de forma simplificada o resultado de sua receita subtraídos de suas despesas e impostos.

Essas receitas podem ser eventos únicos oriundas de uma nova venda ou receitas recorrentes que como vimos acima são aquelas que se repetem no futuro. Elas são muito importantes pois elevam a confiança no faturamento futuro da empresa.

Exemplos de receitas recorrentes

A receita recorrente pode aparecer de diversas formas e em diversas indústrias (segmentos de negócio). Elas podem aparecer tanto na prestação de serviços quanto venda de produtos!

Se o mercado que você atua hoje ainda não tiver competidores que exploram esse modelo de receita isso pode significar uma grande oportunidade para ser o pioneiro nesse negócio.

  • Contratos de longo prazo

Esse é o exemplo mais clássico que inclui sua operadora de celular ou tv a cabo! As empresas fazem contratos de longo prazo com os clientes oferecendo vantagens e desconto em troca de cláusulas que evitem o cancelamento prematuro.

Essas empresas podem quase certamente contar com seu pagamento mensal! Ao menos durante a vigência do contrato.

  • Assinaturas de renovação automática

Aqui novamente estão enquadrados produtos e serviços como o popular Netflix, o Icloud de backup do seu aparelho da apple ou o Spotfy.

Existem muitas empresas inovadoras como clubes de assinatura de produtos crescendo com esse modelo no Brasil. Uma muito relevante e constantemente lembrada é a Wine.As empresas podem contar com a receita desses produtos e serviços até que o cliente opte pelo cancelamento.

O chamado Monthly recurring revenue (receita recorrente mensal) é uma métrica muito importante para negócios baseados em assinatura. Ele pode ser calculado multiplicando o número de assinantes pagantes pela receita média por usuário.

  • Cross Selling de produtos suplementares

Aqui o clássico exemplos são as lâminas de barbear que você acaba comprando para aproveitar o cabo que já possui ou aquelas cápsulas de Nespresso para utilizar com a sua máquina de café.

Nesse modelo de venda as empresas podem esperar uma certa receita após a venda de um produto oriunda de produtos suplementares.

Vantagens da metodologia

Adotar o modelo de receita recorrente mensal, em sua empresa, pode trazer diversas vantagens. Segue um resumo delas para auxiliar na sua avaliação:

  1. Receita previsível

Uma das grandes vantagens da receita recorrente é o fato dela permitir a previsão de faturamento mensal, semestral e anual. Dessa forma é possível fazer todos os planejamentos financeiros com mais eficiência e eficácia.

Sempre é vantajoso, para o gestor, saber exatamente seu faturamento. A inconstância nesse aspecto é um desafio a mais para qualquer negócio, principalmente em função da instabilidade econômica.

  1. Menos inadimplência

Em função da forma de pagamento através de cobrança automática, já acordado na assinatura do contrato, onde em geral é feito através de uso do cartão de crédito ou débito automático em conta corrente, o grau de inadimplência diminui consideravelmente.  Isso acontece porque, caso o cliente não pague o fornecimento do serviço contratado será cortado.  Ou seja, a inadimplência até acontece, mas em recorrência muito menor.

  1. Facilidade na captação de cliente

Nesse modelo de negócio é mais fácil captar clientes uma vez que os planos de vendas já são testados e comprovados por outros clientes, ou seja, já existe credibilidade pré-aprovada.

  1. Fidelização do cliente

A fidelização ou retenção do cliente acontece com mais facilidade, uma vez que a renovação do contrato pode ser automática, onde o cliente precisa solicitar o cancelamento do contrato caso não queira mais e não o contrário, solicitar a renovação. E caso aconteça um pedido de cancelamento, a empresa tem a oportunidade de oferecer vantagens para não perder o cliente.

  1. Potencial de crescimento

Em geral, esse modelo de receita recorrente se aplica a negócios que são escaláveis e com forte potencial de crescimento, uma vez que seus gestores possuem condições de avaliar processos, melhorar a entrega e expandir, sem ter que aumentar necessariamente o investimento, visto que a estrutura já está toda montada.

  1. Garantias de Faturamento

Esse modelo de negócio facilita bastante, ao empresário, conseguir linha de crédito junto aos bancos e financeiras, visto que a receita recorrente é garantia de faturamento e comprovação de renda.

Muitos empreendedores viram no modelo de receita recorrente uma forma de ampliar seu negócio, aumentando o número de clientes mesmo na crise. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, sobre a Netflix, o Spotify e clubes de assinatura de produtos, certo? Pois todos são exemplos dessa categoria.

Tal estratégia permite que as empresas tenham mais segurança financeira por receberem pagamentos recorrentes de seus clientes. Mas não pense que apenas grandes negócios podem se beneficiar desse modelo! Na verdade, esse pode ser o grande diferencial para pequenos empreendimentos se tornarem mais competitivos, diferenciando-se dos concorrentes.

O modelo de receita recorrente está crescendo. Nesse contexto, muitas empresas já perceberam que não basta apenas inovar nos seus produtos e serviços, porque a forma de cobrança também precisa ser atualizada. E a verdade é que, independentemente do tamanho do negócio, é possível ampliar os resultados para alcançar novos e leais clientes.

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