Qual a importância do feedback?

Qual a importância do feedback?

Qual a importância do feedback?

O feedback é a principal ferramenta para medir o desempenho dentro de uma empresa e até mesmo fora dela. Também é uma ferramenta de comunicação utilizada para aumentar a produtividade e performance do colaborador ou da equipe.

Apesar de muitos acharem o contrário, o feedback bem dado pode ser capaz de motivar qualquer profissional. Se por um lado, o profissional possui características que precisam ser trabalhadas, certamente esse colaborador também conta com méritos e ações que podem ser exaltadas. Para quem busca o desenvolvimento profissional, receber um feedback é visto como uma forma de recompensa. Isso gera mais autoestima e confiança.

Assim, o feedback pode ser usado para vários propósitos, incluindo:

  1. Construir e manter relacionamentos com um diálogo aberto e honesto, promovendo a confiança e o apoio;
  2. Influenciar alguém a fazer algo diferente ou mudar a sua abordagem;
  3. Mostrar às pessoas que você aprecia o que elas fizeram e lhes dar o reconhecimento, o que contribui para a motivação de toda a equipe;
  4. Obter informações do seu gerente, equipe ou outras pessoas sobre o seu próprio desempenho e comportamento;
  5. Melhorar a qualidade do trabalho tanto de um indivíduo quanto das equipes;
  6. Ajudar a alinhar a estratégia com aqueles que tiverem entendido mal uma meta ou tarefa;
  7. Definir e explicar as expectativas em relação ao comportamento e desempenho, permitindo que as pessoas atendam e excedam seus objetivos.

O feedback pode ser classificado em três categorias principais: positivo, negativo e construtivo.

Feedback positivo

É a mais importante forma de destinar o feedback. Ele pode ser manifestado através de um elogio simples ou até mesmo uma por avaliação mais longa, destacando especificamente por que ou como essa pessoa ou empresa fez um bom trabalho.

Feedback negativo

Por outro lado, o feedback negativo é pouco agregador, como o nome sugere. Quem dá esse tipo de feedback está apenas compartilhando sua desaprovação e não, necessariamente, propondo soluções para contornar a situação.

Feedback construtivo

O feedback construtivo se dá quando você vê uma situação que pode ser melhorada e oferece a sua ajuda ou conhecimento para quem precise desse apoio. Muitas vezes, a melhor abordagem é se colocar na posição do outro e contribuir para que ele perceba a sua perspectiva. Podemos concluir que as equipes e as empresas precisam de feedback construtivo e positivo para prosperar.

Podemos ver o quanto é importante oferecer feedback à sua equipe e o quão a cultura do feedback na sua organização pode influenciar positivamente os números na sua empresa. Quer seja o feedback realizado verbalmente ou por meio de uma pesquisa, quem o fornece precisa saber que ele foi compreendido (ou recebido) e também que entrega algum valor.

Buscar opiniões junto aos seus clientes e parceiros é fundamental para saber quais resultados essa ferramenta está trazendo para o seu negócio. Solicitar feedback ao seu consumidor também é uma forma de medir todos os processos operacionais da sua empresa e importante para melhoria continua da sua operação.

Vejamos alguns canais:

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)

Afinal, as pessoas costumam recorrer a esse canal quando tem uma queixa a registrar ou estão em busca de uma solução para seus problemas. Aproveite essa oportunidade para absorver o feedback, sugestões ou críticas e fazer melhorias.

E-mails

A ferramenta de e-mail marketing dá a oportunidade de ir direto ao do assunto e oferecer mais chances de os clientes contribuírem com a sua solicitação.

Redes sociais

As redes sociais são uma das primeiras e principais fontes de informação que os consumidores buscam sobre as empresas. Ali, eles têm a liberdade de expressar a sua opinião sobre a marca e seus produtos, através de comentários e avaliações. Por isso, é importante estar sempre monitorando as menções à sua marca e o que estão falando sobre ela nas redes sociais. Procure não ignorar ou apagar um feedback negativo. O ideal é sempre entrar em contato o mais rápido possível com aquele cliente para tentar resolver a situação.

Transacional

Já comprou algum produto em uma loja virtual e foi solicitado a fazer uma avaliação logo após o checkout? Algumas empresas podem te recompensar pela avaliação, com um cupom de descontos para a próxima compra, por exemplo. Esse tipo de feedback é denominado transacional e bastante comum nos e-commerces.

Esses processos e ferramentas permitem uma aproximação entre a empresa e o cliente, além de buscar compreender melhor a experiência dos consumidores.

E a máxima sempre válida é: Elogie em público, critique em particular.

Para saber mais informações e dicas sobre gestão da sua empresa ou equipe, acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

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