Plano de carreira: Como implementar e entender o conceito

Plano de carreira: Como implementar e entender o conceito

Plano de carreira: Como implementar e entender o conceito

Ter expectativas e elaborar um plano de crescimento dentro do seu negócio, é importante para que os colaboradores saibam onde podem chegar e como traçar metas e objetivos. Muitas empresas sofrem com a desmotivação dos colaboradores, e um dos motivos que levam o indivíduo a desacreditar na organização e ficar desmotivado é a falta de perspectiva de crescimento. Para poder desenvolver novas habilidades e trilhar objetivos, é necessário investir no funcionário. E um dos grandes desafios das empresas é criar estratégias que colaborem com a atração e retenção de talentos. Existem alguns diferenciais que uma empresa ou organização podem usar para conquistar e manter bons profissionais. E uma das principais é a existência de um plano de carreira.

Por meio desse recurso, os colaboradores encontram a possibilidade de se desenvolver dentro da organização e se sentem valorizados por isso, aumentando o seu engajamento, comprometimento e produtividade.

Implementar um plano de carreira consistente é importante, mas precisa ser feito com cautela. é preciso definir as nomenclaturas de cargo, metas, objetivos mensais, e tempo de mínimo para ascensão.

O que é plano de carreira?

Consiste em um planejamento desenvolvido pelas empresas, em que os colaboradores adquirem conhecimento sobre o caminho a ser percorrido. Empresas que tomam a frente, criando bons e transparentes planos de carreira, acabam chamando a atenção dos profissionais mais promissores. Consequentemente, se tornam organizações mais dinâmicas e eficientes. A empresa precisa, então, determinar quais são as habilidades e competências exigidas para que um candidato consiga assumir cargos dentro da companhia.

Sendo assim, existem duas formas de enxergar esse planejamento:

  1. partindo da ótica do empregador, que desenha um caminho de evolução de cargos do funcionário dentro da empresa;
  2. partindo da ótica do profissional, que pode tanto ter um plano de carreira pessoal independente quanto vinculado ao planejamento da empresa.

A importância do plano de carreira

Um plano de carreira bem estruturado, sua empresa poderá dar maior segurança para os colaboradores. Assim, eles serão mais capazes de superar os obstáculos de trabalho com sucesso, criando um clima organizacional agradável a todos.

Para montar um modelo de plano de carreira é necessário:

  • Planejar o futuro;
  • levantar os prós e contras;
  • traçar novas metas;
  • dar feedbacks.

Além disso, todo processo de demissão e contratação de um novo profissional para ocupar uma vaga em aberto é oneroso. O tempo que a empresa demora para achar um substituto e treiná-lo para alguma função especifica, pode afetar sua produtividade usual e impactar os negócios.

Portanto, uma empresa que oferece sólidos planos de carreira aos seus funcionários garante uma série de vantagens competitivas no mercado. Isso porque direcionamentos claros e estimulantes tanto motivam profissionais quando intensificam sua força de trabalho. Confira essas 6 vantagens de ter um plano de carreira em sua empresa:

  1. Aumenta a produtividade dos funcionários;
  2. A equipe se torna mais leal à organização;
  3. Prepara sua empresa para desafios graças à capacitação;
  4. Pode diminuir índices de insatisfação, ansiedade e até depressão;
  5. Retém funcionários altamente qualificados;
  6. Estimula a determinação das equipes para o autodesenvolvimento

Quais modelos de plano de carreira existem?

Para entender melhor, vamos mostras algumas das opções de planos de carreira adotadas em diversas instituições:

Plano de carreira em Y

  • O Colaborador escolhe entre ser especialista na área técnica ou se tornar líder.

O plano de carreira em Y sugere que, a partir de um determinado cargo, o funcionário encontre uma bifurcação. Com isso, ele precisa escolher se segue carreira de especialista ou de gestor. Por isso surgiu a necessidade de desenvolver os cargos de especialistas, para aqueles que não têm o perfil de líder possam continuar avançando na empresa.

Plano de carreira em W

  • O plano em W, sugere uma 3ª ramificação. O profissional pode se tornar um gestor de projetos.

Esse tipo de planejamento é menos comum, porque funciona em casos mais específicos, como o do setor de tecnologia. O que acontece é que o profissional não passa a ser uma liderança comum, orientando o desenvolvimento de seus subordinados, mas sim um líder técnico. Nessa situação, o profissional da gestão de projetos não precisa deixar de “colocar a mão na massa” e passa, paralelo a isso, a acumular a função de comandar equipes temporariamente.

Carreira em rede

  • O Colaborador passa por vários cargos e, assim escolhe o caminho que quer seguir

Nesse plano existe uma variedade maior de cargos que o colaborador pode escolher seguir. Essa escolha do cargo em si, por parte de cada pessoa, também é uma decisão importante. Na verdade, isso estimula os colaboradores a procurarem as funções que mais gostam e onde desempenham melhor.

Carreira em linha

Nesse modelo de plano de carreira, é muito difícil mudar de área. Os cargos e níveis hierárquicos são padronizados. Em muitos casos, as promoções são automáticas, em função do tempo de serviço. Isso ocorre, por exemplo, no serviço público e em instituições militares.

Carreira paralela

Além das características descritas na carreira em linha, existe outra particularidade desse modelo de plano de carreira: desde o início na empresa os colaboradores que têm possibilidade de atingir cargos de liderança, seguem um ramo hierárquico separado. Empresas que usam a seleção de trainees, por exemplo, costumam usar um plano de carreira paralela.

COMO CRIAR UM PLANO DE CARREIRA

Para elaborar o plano de carreira nas empresas é preciso ouvir os colaboradores para entender como e por que eles desejam construir uma vida profissional na organização. Com isso, é necessário: Identificar e mapear as competências dos profissionais, as habilidades, os sonhos, os ideais e o tempo que pensam que levarão para chegar aonde desejam.

  • Planejamento: estruturar o caminho completo de cada função e cargo. Com isso, todos conseguirão ver sentido e possibilidades futuras dentro da empresa;
  • Definição de metas: para ter um bom plano de carreira, as metas precisam ser bem claras e a maneira de alcançá-las também;
  • Opções de qualificação: para evitar que os colaboradores fiquem parados na sua posição, acomodados por estarem se sentindo cômodos no cargo que desempenham no momento, é importante definir alguns caminhos para qualificação. Assim, será possível ajudar a se desenvolverem ainda mais e buscar novas posições dentro da empresa.

Benefícios

O plano de carreira oferece diversos benefícios para a organização. A ascensão faz com que os colaboradores fiquem motivados. Com isso, o plano de carreira deixa de ser um benefício unilateral e passa a ser bilateral. Com benefícios imensuráveis para a organização, o plano de carreira é essencial para:

  • Retém talentos;
  • Motiva os colaboradores;
  • Formação de líderes com DNA da empresa;
  • Atrai novos talentos;
  • Direciona e dá foco para o colaborador.

Quando não é possível oferecer um plano de carreira

Há casos, porém, em que não é possível oferecer perspectivas claras de evolução profissional aos funcionários. Mas, para todos os efeitos, é fundamental manter a transparência sobre os rumos da organização. O melhor a ser feito, nesses casos, é deixar claro ao colaborador todas as circunstâncias. Então o melhor a ser feito nesse caso é:

Compartilhe os objetivos da empresa: Tenha disposição para esclarecer quais são os objetivos da empresa para os próximos anos. Assim, todos os colaboradores saberão com que se comprometerão.

Incentive o diálogo e a participação: Permita que seus colaboradores participem da construção da empresa com suas ideias e propostas. Suas carreiras já serão construídas no processo, e os modelos ficarão de referência.

O ideal é sempre levar em conta os aspectos que fazem um bom profissional ser reconhecido e dar condições para ele mostrar que está superando os resultados esperados pela organização. Para saber mais sobre dicas de gestão de negócios, informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.