Planejamento de demanda

Planejamento de demanda

Planejamento de demanda

Toda empresa que pretende ser bem-sucedida deve ter a preocupação de se organizar. Esse processo é importante porque passa por todos os setores da instituição, tendo como objetivo, entre outros, vender com mais precisão.
Planejar sua demanda não é uma tarefa simples, mas, quando realizada com cuidado, pode potencializar os lucros e diminuir o desperdício.

Você sabe o que é planejamento de demanda?

Planejar a demanda é fazer uma previsão de vendas, que deve indicar quanto de cada produto terá saída em um determinado período de tempo em todos os pontos de distribuição da empresa.

Além disso, o planejamento está ligado diretamente à operação da companhia, ou seja, precisa responder se a capacidade produtiva é equivalente à expectativa de vendas. Ele interfere em diversos processos, desde o marketing até o controle do estoque. Não é difícil entender por que, já que as vendas são o motor de toda organização, em última instância.

O planejamento da demanda é tanto a documentação do que será realizado quanto o acompanhamento dessas ações. A seguir, vamos entender mais a fundo sua importância e as melhores práticas para realizá-lo.

Por que é tão essencial?

A falta de um bom planejamento de demanda pode levar a dois péssimos cenários: o primeiro é a falta de produto nas prateleiras enquanto a procura está alta e nada pior do que falhar com o seu cliente; o segundo é produzir acima da procura e acabar com o estoque parado – neste caso, você vai estar deixando de lucrar e reforçando uma imagem irresponsável para a empresa, que desperdiça muito, inclusive alimentos. Isso tudo é um descuido do planejamento, pois produtos que não giram também aumentam os níveis de estoque e deixam as empresas mais ineficientes.
Evitar essas situações é uma das principais funções do planejamento de demanda, o que não significa, por outro lado, que você vai sempre acertar 100% a quantidade do que será vendido, mas a previsão vai ser melhor para os negócios do que simplesmente seguir a intuição.

O planejamento ajuda a empresa em todos os processos. Estimar as vendas com clareza é muito importante para a própria fabricação, por exemplo. Assim você consegue ajustar prazos e necessidades junto a seus fornecedores com antecedência.

Como planejar sua demanda?

Agora que você entendeu a importância do planejamento, já pode colocá-lo em prática na sua empresa. É em oportunidades como essa, para você e para seu negócio, que nós da Supply Midia podemos ajudar por meio de nossos produtos. Que tal conhecer mais em nosso site? www.supplymidia.com.br/produtos-servicos

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.