Pix devolução: O futuro das transações não está apenas no pagamento, mas no que vem depois!

Pix devolução: O futuro das transações não está apenas no pagamento, mas no que vem depois!

Pix devolução: O futuro das transações não está apenas no pagamento, mas no que vem depois!

No universo das transações eletrônicas, o PIX trouxe uma revolução, oferecendo rapidez, economia e uma experiência mais fluida para empresas e consumidores. Mas toda inovação traz seus desafios, especialmente na área de devoluções de valores. Pensando nisso, a Supply Midia criou uma solução inovadora que promete facilitar a vida de grandes empresas e, principalmente, do cliente final.

 Entrevista com Mario Dias, Head Comercial de Novos Negócios da Supply Midia

Como você vê o impacto do PIX no mercado de pagamentos, especialmente para grandes empresas?   

“O PIX revolucionou o mercado de pagamentos. Para empresas e grandes varejistas, não foi diferente. Liquidez imediata, redução de custos com , melhora na conciliação financeira e uma jornada de compra mais fluida para o cliente são apenas alguns dos ganhos percebidos no dia a dia.”

  E quais são os principais desafios que surgem com essa inovação?  

” Sempre que falamos em inovação, agilidade e escala também surgem novos desafios. Um dos maiores, hoje, é a devolução de valores do PIX, seja ela total ou parcial, e sendo parcial tem um adicional de complexidade.”

Você tem liderado discussões, sobre esse tema nos últimos meses. Pode falar um pouco sobre esse trabalho?  

“Sim, nos últimos dois meses, tenho liderado discussões com grandes players do varejo, redes de fast food, supermercados e rede de farmácias para entender, mapear e propor um caminho para uma das maiores dores: a devolução do PIX ao cliente-consumidor e dar visibilidade ao consumidor.”

  Quais são as complexidades envolvidas nesse processo de devolução?  

“Imagine: essas empresas recebem milhares de transações por dia e precisam devolver parte delas por erro, cancelamento, fraude ou arrependimento do cliente.” “Segundo as regras do Banco Central, a devolução pode ser total ou feita em múltiplos valores (desde que não ultrapasse o valor original) e deve ocorrer em até 90 dias.”

 “Agora, imagine controlar devoluções parciais e gerar comprovantes de devolução em tempo real para o consumidor, e tudo isso enquanto ele aguarda, no balcão, a confirmação no app do banco. Não é uma tarefa simples.”

E como garantir que esse processo seja eficiente e seguro?  

“O desafio não está apenas em devolver, mas em fazer isso de forma segura, rápida e escalável. E isso exige mais do que boa vontade: demanda estrutura, integração entre sistemas internos e externos, consultas aos bancos e regras claras de governança e inteligência no processo.”

  E a solução desenvolvida pela Supply Midia?  

“Durante esses dois meses exaustivos de reuniões, de discussões, análises, trocas e ousadia para propor algo que agregasse valor aos clientes, a Supply Midia desenvolveu e implantou uma solução em três grandes players dos setores de vestuário, fast food e farmácias: o PIX Devolução.” 

 Quem sai ganhando com essa inovação?  

 “E Quem mais ganha com isso? O cliente final, que recebe seu dinheiro de volta de forma rápida, clara e segura. Evitando assim, qualquer desgaste do Cliente final e o estabelecimento

 Qual é o sentimento ao trabalhar com esse ecossistema?  

  “Trabalhar com o que gosto e para o ecossistema financeiro me dá muito prazer e são desafios diários na busca de soluções que agreguem valor a sociedade e as indústrias de forma geral, é isso que me move, que move todo o time da Supply Midia. Discutir temas como este faz parte do nosso compromisso com a evolução do mercado.”

E sua empresa, como tem tratado as devoluções de PIX?

Vamos conversar ?

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.