Pesquisa de Mercado, saiba qual a importância para o seu negócio
Pesquisa de Mercado, saiba qual a importância para o seu negócio
Pesquisa de Mercado, saiba qual a importância para o seu negócio
Uma boa pesquisa de mercado é uma das melhores aliadas da sua empresa. Isso porque ela pode trazer desde os insights mais genéricos até as informações mais pontuais que vão guiar suas estratégias e modelos de ação.
A pesquisa costuma ser a primeira coisa a ser feita na lista de um plano de negócios, isso porque fica complicado iniciar qualquer empresa dando um tiro no escuro. Mas como saber se há demanda para o seu serviço? Como entender o tamanho da concorrência e o seu espaço nela? Quais são as estratégias que funcionam e que não funcionam no seu setor? As respostas para essas perguntas não são estáticas e podem não ser tão claras quanto parecem. Então através da pesquisa, é possível reconhecer como anda o mercado em que se pretende atuar a fim de elaborar estratégias eficientes para se destacar dos concorrentes.
Para quem tem um negócio ou esteja querendo adentrar ao mercado de trabalho, seja no mercado convencional, seja no mercado digital, conhecer a área onde irá atuar e para onde direcionar as ações pode ser fundamental, representando a diferença entre ter o sucesso ou o fracasso.
E por este motivo, é importante que se saiba qual de fato é a verdadeira importância da pesquisa de mercado para a condução de uma empresa, tanto no mercado convencional, quanto no mercado digital, que é onde está a maior parte dos leads nos dias de hoje
O que é Pesquisa de Mercado?
A pesquisa de mercado é a coleta de dados de determinado nicho de mercado com a finalidade de conhecimento. Através dela, o gestor consegue entender o mercado o qual pretende iniciar seu negócio, identificando problemas e oportunidades nos serviços e produtos que oferece, elaborando estratégias eficientes para alcançar o sucesso.
A coleta de dados para pesquisa de mercado pode ser por meio de uma pesquisa primária, a qual pode ser realizada pela própria empresa ou profissional, ou pode ser uma pesquisa secundária, onde há a coleta e análise dos dados por meio de uma empresa terceirizada para este fim.
Os benefícios da pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado realizada com ferramentas e estudos de geomarketing é um dos melhores métodos para entender os fatores que afetam o seu negócio, elevar seu desempenho e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes. Veja três razões que justificam investimentos em pesquisa de mercado:
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Garante o sucesso de campanhas de marketing
A pesquisa de mercado não só ajuda em identificar novas oportunidades de negócios, mas também ajuda na elaboração de campanhas de marketing que buscam atingir diretamente o interesse de seus consumidores potenciais, contribuindo para aumentar as vendas. A pesquisa de mercado fornece informações valiosas sobre o potencial de um segmento específico do mercado, dentro de determinadas variáveis demográficas, como faixa etária, renda, nível de instrução, estado civil, posse de bens etc.
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Ajudar a extrair informações sobre seus concorrentes
A pesquisa de marketing, se realizada com ferramentas de inteligência de mercado adequadas, pode ser de grande utilidade em estudos comparativos. Você pode acompanhar informações sobre a natureza e quantidade dos produtos e serviços vendidos pelas empresas localizadas em uma região. Com estas informações, sua empresa poderá conhecer a estrutura de serviços e comércio presente e aperfeiçoar suas decisões de planejamento, marketing e vendas.
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Ajudar a minimizar custos em seu negócio
Com pesquisa de mercado, você pode reduzir os desperdícios financeiros. Antes de lançar um produto, você pode identificar potenciais riscos e até mesmo determinar as soluções. Com um modelo de otimização de território é possível analisar o potencial de cada mercado, levando em consideração suas características e tamanho, garantindo maior alinhamento e balanceamento de esforços e de potencial entre eles, e consequentemente a redução de custos.
Os passos para se organizar a Pesquisa de mercado
No mercado competitivo é preciso mirar o topo e chegar na frente para alcançar os objetivos (que já devem estar traçados). A cada instante é necessário saber mais e se antenar sobre as mudanças do mercado, pois há necessidade de criar vínculo “além do lucro”.
Entender por que compram, como o fazem e o que os move é mais que necessário: agrega valor, forma elos e dá visão para cumprir a missão. E como organizar uma pesquisa mercadológica?
- Levantamento de fontes/campos;
- Levantamento de experiências;
- Estudos de casos;
- Observações informais.
Os levantamentos podem ser coletados através de entrevistas (pessoais ou por telefone), ou questionários (on-line ou mala-direta). Mais necessário que levantar dados é analisá-los após coleta e apresentar resultados. E para isso existem instituições não governamentais e órgãos governamentais (Nielsen, IBGE por exemplo), além das empresas especializadas em informações de marketing (algumas agências de publicidade oferecem serviços de pesquisa), que realizam pesquisas direcionadas para cada campo de atuação.
Fatores a serem observados na Pesquisa de Mercado
Produtos e serviços: No caso de uma empresa que possui um produto próprio, o ideal é fazer teste com grupos de pessoas para saber os principais defeitos, qualidade e demais opiniões a respeito do material.
Público-alvo: Se você já tem em mente o público que deseja atingir é necessário entrevistá-los por meio de um questionário sob medida. É aconselhável que você faça tanto pesquisas quantitativas quanto qualitativas. Desse modo, você consegue informações relevantes para elaborar uma estratégia de marketing e definir o seu posicionamento.
Concorrência: É fundamental observar o que os concorrentes estão fazendo em sua pesquisa de mercado. Com isso, você consegue descobrir o que funciona e os pontos que podem ser melhorados.
É importante ressaltar que a pesquisa não faz todo o trabalho sozinha. Primeiro, você precisa saber exatamente o que busca com ela e, em seguida, traçar as perguntas certas para ter suas respostas. É importante ter assertividade naquilo que se questiona, para que o retorno venha da mesma maneira. Quando recebidos os dados, uma análise bem feita é o que vai agregar ao seu trabalho.
Agora que você sabe da importância da pesquisa de mercado para abrir o seu negócio, pode colocá-la em prática para assim implementar seu plano de negócio com todas as etapas importantes para desenvolver e estabelecer sua companhia no nicho de mercado escolhido.
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