Open Finance: o que é e quais os benefícios

Open Finance: o que é e quais os benefícios

Open Finance: o que é e quais os benefícios

Matriz: Open Banking

Provavelmente você já esteja familiarizado com o termo “Open Banking”, que é um sistema bancário que atua compartilhando dados entre instituições financeiras- com a autorização do cliente- a fim de transformar a relação de vender e consumir serviços ou produtos bancários. Esse conceito surgiu através de um princípio simples: a necessidade de abrir o leque de opções disponíveis para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser. Criado pelo Banco Central, ele é gratuito e seguro para compartilhamento de dados.

Porém, assim como toda e qualquer tecnologia que é implementada na sociedade, sua evolução já foi realizada, e assim o Open Finance surgiu para englobar ainda mais serviços financeiros. É um projeto suplementar ao Open Banking no Brasil, e pode oferecer diversas melhorias para o sistema financeiro como um todo.

Surgimento do Open Finance

Como foi falado, o Open Finance é uma evolução que o grande objetivo do Banco Central é que ele seja uma base regulatória para um sistema financeiro aberto. Assim, vai incluir, além dos serviços bancários, outros sistemas cada dia mais evidentes no cenário econômico brasileiro, como:

  • Seguros;
  • Fundos de previdência;
  • Investimentos
  • Casas de câmbio;
  • Corretoras de valores.

Ele refere-se à etapa final do processo que teve início na implementação do Open Banking, com a finalidade de compartilhar dados entre instituições financeiras, conforme for autorizado pelos clientes.

Como essas informações são transpassadas?

Uma API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações) tem como papel ser a tecnologia que integra e permite que os sistemas das instituições se conectem, como uma ponte que leva informações de um lugar para outro. As APIs são como códigos abertos que permitem que partes externas de um sistema tenham acesso a algumas informações.

Para além da praticidade, essa integração permite uma assertividade maior ao proporcionar uma padronização tecnológica que possibilita a muitas instituições financeiras compartilharem dados em um único local.

Principais benefícios do Open Finance:

Unificação de produtos e serviços financeiros

Caso o cliente utilize mais de um banco ou possua serviços contratados em diferentes instituições, será possível verificar os dados de toda a sua vida financeira em apenas um local. Além disso, ele conseguirá compartilhar suas informações com as empresas que quiser.

Soluções personalizadas

Devido ao histórico de transações financeiras estar em uma só plataforma, fica mais fácil para os bancos oferecerem alternativas de serviços e produtos que atendam melhor às demandas do cliente naquele momento.

Maior controle sobre dados 

As suas informações serão partilhadas somente com as instituições financeiras que desejar e, para tal, é necessário autorização. Inclusive, é possível escolher o período pelo qual elas terão acesso aos dados.

Privacidade e segurança

No Open Finance, os dados são compartilhados de modo digital e totalmente seguro, sendo supervisionados pelo Banco Central. É necessário que todas as instituições sigam protocolos bem rigorosos de proteção e segurança dos dados dos clientes.

O Open Finance é um grande avanço no mercado financeiro brasileiro e vai oferecer diversas vantagens aos clientes, além de otimizar a performance do mercado como um todo. Além das grandes instituições financeiras, techfins e até mesmo corporações de outros setores podem se beneficiar com esse novo sistema, desde que o usuário final permita.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.