O varejo é o próximo banco?

O varejo é o próximo banco?

O varejo é o próximo banco?

Entrar em uma rede varejista e se deparar com a grande oferta de serviços financeiros à sua disposição, cartões de marca própria e seguros variados, é algo comum entre a maioria dos brasileiros.

Com a evolução tecnológica, esse modelo está cada vez mais perto de uma transformação, em breve vai chegar um momento em que os varejistas vão estar aptos a oferecer uma gama de serviços financeiros, como por exemplo o crédito, de forma independente e sem a necessidade de um banco parceiro para a liquidação das operações.

O cenário brasileiro de aproximadamente 60 milhões de pessoas desbancarizadas, no qual, essas frequentam as redes de grandes varejistas. Isso deve fazer acontecer com que esses players passem a atuar no segmento financeiro de forma cada vez mais autônoma, investindo mais nessa frente de serviços.

Além da facilidade de acesso ao público consumidor, varejistas devem investir nesse tipo de serviço por causa das altas margens de lucro. Enquanto cadeias logísticas exigem alta complexidade, serviços como esse podem ser prestados de maneira eficaz, automatizada e com uma proporção bem menor de custos fixos.

Instituições financeiras devem investir em um modelo diferente, chamado “Banco Plataforma”. Basicamente, é uma estratégia nova que acelera a transformação da instituição financeira tradicional, onde ela se transforma em uma plataforma de serviços aberta e modular, estruturada em modelos ágeis e digitais, que alavanca fortemente parcerias para acelerar a oferta de novas experiencias para os clientes finais, e obter novas receitas.

Esse novo modelo deve trazer bastante benefícios, e já está sendo colocado em prática de diversas formas. O avanço do Open Banking deve trazer mais possibilidades ainda para o consumidor, o cliente passa a ser dono do próprio dado pessoal, além de novas formas para se relacionar com as instituições financeiras. Assim, tendo uma relação melhor com essas instituições.

Esse cenário é apenas um dos aspectos da mudança que a transformação digital vai trazer para o setor financeiro. É fundamental que líderes estejam envolvidos nesse processo, a fim de decidir a melhor estratégia para cada companhia crescer de maneira sustentável em um cenário cada vez mais competitivo.

Esse assunto já pode estar sendo discutido agora nas mesas de diretoria das maiores empresas varejistas brasileiras. É apenas uma questão de tempo para vermos como todos vão se adaptar a essa nova realidade.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.