O que é um sistema de BI, Business Intelligence?

O que é um sistema de BI, Business Intelligence?

O que é um sistema de BI, Business Intelligence?

O business intelligence (BI) combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados. Na prática, você sabe que tem o business intelligence moderno quando possui uma visão abrangente dos dados da sua organização e usa esses dados para gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado ou na cadeia de fornecimento. É importante salientar que essa é uma definição bastante moderna de BI, e “business intelligence” é um termo popular que vem sendo usado há muito tempo.

O Business Intelligence tradicional (escrito assim com letras maiúsculas) surgiu originalmente na década de 1960 como um sistema para compartilhar informações nas organizações. Ele se desenvolveu nos anos 80 junto com os modelos computacionais para auxiliar na tomada de decisões e transformar os dados em informações antes de se tornar um recurso específico oferecido pelas equipes de BI com soluções de serviço dependentes da TI. As soluções de BI modernas priorizam a análise de autoatendimento flexível, dados governados em plataformas confiáveis, a autonomia dos usuários comerciais e o acesso rápido à informação.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence dá insumos para que empresas tomem decisões estratégicas com base em dados que são coletados e reunidos em um banco de informações de acordo com o seu negócio. Esses podem vir de diferentes fontes e formatos, mas ficam concentradas em um único Data Warehouse.

Eles ficam à disposição de profissionais que precisam fazer ajustes, mudanças, cortar processos e várias outras situações do ambiente corporativo. Inclusive, é importante ressaltar que todos os departamentos de uma empresa, independente da atuação, podem ganhar com as análises e insights de BI.

Como o business intelligence funciona

Há quatro etapas principais que o business intelligence segue para transformar dados brutos em insights fáceis de digerir para uso de todos na organização. As três primeiras (coleta, análise e visualização de dados) definem o cenário para a etapa final de tomada de decisão. Antes de usar BI, as empresas tinham que realizar grande parte das análises manualmente, mas as ferramentas de BI automatizam muitos dos processos e economizam tempo e esforço para as empresas.

Etapa 1: colete e transforme dados de várias fontes

Normalmente, as ferramentas de business intelligence usam o método ETL (extração, transformação e carregamento) para agregar dados estruturados e não estruturados de várias fontes. Esses dados são então transformados e remodelados antes de serem armazenados em um local central, para que os aplicativos possam facilmente analisá-los e consultá-los como um conjunto de dados abrangente.

Etapa 2: descubra tendências e inconsistências

A mineração de dados, ou descoberta de dados, normalmente usa automação para analisar rapidamente os dados e encontrar padrões e exceções que fornecem uma visão do estado atual dos negócios. As ferramentas de BI geralmente apresentam vários tipos de modelagem de dados e análise, como exploratória, descritiva, estatística e preditiva, que exploram ainda mais os dados, preveem tendências e fazem recomendações.

Etapa 3: use a visualização de dados para apresentar as descobertas

Os relatórios de business intelligence usam o visualizações de dados para tornar as descobertas mais fáceis de entender e compartilhar. Os métodos de geração de relatórios incluem painéis de dados, gráficos e mapas que ajudam os usuários a ver o que está acontecendo na empresa neste momento.

Etapa 4: tome medidas com base nos insights em tempo real

A exibição de dados atuais e históricos no contexto das atividades de negócios dá às empresas a capacidade de passar rapidamente dos insights à ação. O business intelligence permite ajustes em tempo real e mudanças estratégicas de longo prazo que eliminam ineficiências, adaptam-se às mudanças do mercado, corrigem problemas de fornecimento e resolvem problemas dos clientes.

Ferramentas de Business Intelligence que podem lhe ajudar

A gente entende que não basta saber o que é Business Intelligence e para que serve. É preciso,também, saber como tomá-lo uma realidade na sua empresa, certo?

Pois bem, o Business Intelligence depende de softwares robustos para que os dados sejam adequadamente coletados e analisados. Também por esse motivo o BI, por si só, não é considerado uma ferramenta. 

Confira agora algumas soluções que podem lhe ajudar nesse processo:

  • Google Data Studio
  • Adobe Analytics
  • IBM Watson Analytics

Google Data Studio

Uma das grandes vantagens do Google Data Studio é que essa é uma ferramenta de Business Intelligence gratuita. Para utilizá-la, basta ter uma conta do Gmail.

Além disso, o Google Data Studio se conecta a outras fontes de coletas de dados do próprio Google, como o AdWords, o Trends e o Google Sheets.

Adobe Analytics

Outra ferramenta para quem precisa de análise de dados voltados para marketing é o Adobe Analytics.

A solução ajuda a identificar o público-alvo mais relevante para a sua campanha e, além disso, permite implementar em tempo real diversas análises obtidas.

IBM Watson Analytics

Uma das ferramentas de Business Intelligence mais conhecidas, o IBM Watson Analytics tem vários diferenciais que podem ajudar na sua análise de dados.

O primeiro é que se trata de uma solução cloud computing, ou seja, tudo fica armazenado na nuvem.

Além disso, a solução permite que o analista faça perguntas utilizando as suas próprias palavras. Isso é possível porque o IBM Watson Analytics entende questionamentos feitos em linguagem natural. Essa característica contribui para a obtenção de respostas de forma muito mais rápida, dinâmica e precisa.

Benefícios para a sua empresa

Vale consultar uma equipe qualificada para implementar o conceito de BI na sua empresa. E isso precisa ser de acordo com o que faz sentido para o seu negócio. Você ainda pode direcionar o modelo para um objetivo específico, como otimizar custos, renovação de portfólio e qualquer que seja o desafio atual na sua companhia. Quem aposta e coloca Business Intelligence em uso ganha em diversas frentes.

Veja alguns exemplos:

  • Gestão inteligente das informações;
  • Possibilidade de identificar investimentos sobressaltantes;
  • Insights para oportunidades de novos negócios;
  • Relatórios sempre atualizados com informações do mercado;
  • Informações para ajustes de preços e portfólio;
  • Direcionamento para atuação em serviço de atendimento ao cliente;
  • Indicação de melhores fornecedores e parceiros;
  • Dados para otimização de manufatura e logística.

O time que vai atuar nessa frente tem liberdade para envolver diferentes áreas, como tecnologia da informação, recursos humanos, comunicação, marketing, engenharia etc. Mais do que coletar os dados, é preciso ter uma equipe qualificada para interpretá-los e chegar aos caminhos que vão gerar resultados práticos.

O papel futuro do business intelligence

O business intelligence está em constante evolução, acompanhando a tecnologia e as necessidades das empresas. É por isso que, todos os anos, identificamos as tendências atuais para manter os usuários a par das inovações. Lembre-se de que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina continuarão crescendo, e as empresas podem integrar as informações geradas pela IA em sua estratégia completa de BI. Conforme as empresas se esforçam para se tornarem organizações impulsionadas por dados, as iniciativas de colaboração e compartilhamento de dados só aumentarão. A visualização de dados será ainda mais essencial para que as pessoas possam trabalhar juntas entre equipes e departamentos.

O BI oferece recursos para acompanhamento de vendas em tempo real, permite aos usuários descobrir informações sobre o comportamento do cliente, prever os lucros e muito mais. Vários setores, como varejo, seguros e combustíveis, já adotaram o BI, e outros farão o mesmo a cada ano. As plataformas de BI se adaptam às novas tecnologias e à inovação de seus usuários. Fique por dentro de todas as tendências e novidades do business intelligence com nossa lista das dez principais tendências de BI atuais

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.