O que é ciclo de vendas? Conheça e alcance melhores resultados

O que é ciclo de vendas? Conheça e alcance melhores resultados

O que é ciclo de vendas? Conheça e alcance melhores resultados

Para quem não conhece, o ciclo de vendas é a duração de todo o processo que vai transformar um lead em um cliente. A partir do momento em que um vendedor entrou em contato com uma oportunidade de negócio e agendou uma reunião, o ciclo se inicia.

A duração varia de acordo com o tamanho da venda que pode ser desde o investimento necessário para adquirir o produto ou serviço, ou até mesmo mercado em que está inserido. O tipo de consumidor, também é outra variável que interfere no processo de decisão de vendas.

Na verdade, toda empresa tem um ciclo de vendas. A diferença, é que as empresas de sucesso conhecem muito bem esse ciclo, e criam iniciativas para otimizá-lo e aumentar as conversões.

Etapas do ciclo de vendas

O primeiro passo é conhecer seu ciclo de vendas. É muito importante entender onde estão concentrados os seus esforços de marketing. É na educação dos leads? É na geração de leads? É em se tornar referência no mercado? Esses pontos ajudam o vendedor a estabelecer uma estratégia de venda. Leads menos educados precisam de mais reuniões e mais conteúdo, por exemplo.
Então, segue as etapas:

  • Pesquisa: reunir informações relevantes sobre o seu lead em potencial para você abordar;
  • prospecção: conseguir falar com o lead em potencial;
  • conexão: fazer contato com o lead em potencial através de e-mail ligação ou envio de brinde por exemplo;
  • necessidade e Descoberta: fazer uma avaliação e descobrir a necessidade do cliente;
  • solução Ideal: apresentar uma proposta comercial e os benefícios da sua solução ideal;
  • fechamento: efetivação da compra.

Conheça seu consumidor

Após definir as etapas de forma adequada a sua empresa, o primeiro passo para montar um ciclo de vendas eficiente, é conhecer bem o seu funil de vendas e ter as etapas bem definidas.
Estamos falando de uma construção que tem objetivos e metas estabelecidas de acordo com a estratégia do seu negócio, alinhadas com o processo de compra do cliente. Os hábitos do cliente são vitais aqui.

Você precisa investigar detalhes sobre o seu consumidor, como:

  • Quando o cliente compra;
  • quem o influencia;
  • como ele pesquisa;
  • para quem ele pode pedir indicações;
  • quando costuma estar mais disponível;
  • que lugares frequenta;
  • o que é importante para ele; etc…

Benefícios do ciclo de vendas

O ciclo de vendas, ajuda a alinhar melhor as áreas de marketing e comercial, já que auxilia a mostrar os pontos a serem melhorados dentro da geração e nutrição de leads. Colocar a gestão de vendas em prática, afeta positivamente todos os envolvidos no ciclo de vendas. Quanto mais maduro é seu processo de vendas, mais o gerente realiza adaptações e melhorias ao longo do tempo, e torna-se mais provável que a equipe atinja o máximo desempenho.

Otimizando seu ciclo de vendas

Tendo em mente essa necessidade, vamos te dar algumas dicas para otimizar seu ciclo de vendas e aumentar a satisfação dos seus clientes. Confira:

Invista na qualificação de leads

O processo de atrair, capturar e classificar um novo lead é complexo e longo, envolvendo várias etapas para, enfim, conseguir dizer se ele é apto a uma compra ou não. Por isso, é recomendável investir na qualificação dos leads já capturados, ou seja, nutri-los para que se tornem oportunidades de vendas.

Faça um bom follow-up

 Um follow-up consiste em manter contato constante com a pessoa, para que ela não perca interesse na sua proposta e continue assim até a hora do fechamento de negócio. Um follow-up pode ser feito por diversos canais e cada interação depende da anterior, pois assim há linearidade nas informações passadas e a mensagem fica mais coesa.

Capacite seu time de vendas

 O vendedor se comunica diretamente com os leads, por isso precisa ser capaz de informar, convencer e ajudar quem quer que seja. Mas não só isso, o vendedor tem a função de anotar dados de contato, agendar ligações ou visitas e guiar os leads pelo processo de compra. Investir em treinamentos de capacitação e fundamental para uma boa comunicação.

 Automação

automação de vendas otimiza e organiza o processo de vendas, poupando o esforço de fazer as tarefas da venda manualmente. Uma vez que automatizado, o ciclo de vendas diminui consideravelmente, já que a equipe de vendas se ver livre de processos complicados e repetitivos e pode focar em outras funções.

Toda empresa de sucesso tem um ciclo de vendas definido e bem montado. Se a sua ainda não tem um, não perca tempo! Siga nossas dicas e comece agora mesmo.

Para saber outras dicas e informações para o desenvolvimento do seu negócio, acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.