O papel da tecnologia no processo de entrega

O papel da tecnologia no processo de entrega

O papel da tecnologia no processo de entrega

Para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis nas prateleiras é necessário cuidado por trás delas, o que inclui a organização do recebimento de mercadorias dos fornecedores para o varejo.

O mercado está se tornando cada vez mais competitivo e, para melhorar a qualidade dos serviços prestados, valorizar os clientes e como uma consequência natural das novas tendências disponíveis no comércio, foi criado o agendamento de entregas.

Na entrega programada é possível ao consumidor escolher o melhor dia e horário para receber a sua mercadoria, e a empresa tem a obrigação de cumprir o prazo adequadamente. Tal modelo tem como finalidade oferecer maior segurança ao cliente em relação ao recebimento do seu produto. Em muitas empresas, essa etapa ainda é complicada devido a dois cenários.

No primeiro não há um controle sistemático das entregas que chegam dos fornecedores. É feito apenas o mínimo, com o contato solicitando a entrega das mercadorias após a realização do pedido. O varejo até conhece algumas datas, mas isso não é devidamente organizado.

No segundo cenário o controle existe, mas ainda é feito de forma manual. O pedido é realizado e a entrega é combinada via troca de e-mails ou ligações. Datas, horários e volume de produtos a serem enviados são anotados em planilhas ou mesmo em cadernos.

Uma situação bem comum no dia das entregas é a chegada de mais de um lote ao mesmo tempo. Assim, não há espaço para todos descarregarem e nem profissionais suficientes para fazer o trabalho de conferência e movimentação das mercadorias. Como resultado, determinada carga urgente de um produto que está em falta ou perto de acabar pode ficar esperando mais tempo do que deveria, gerando a tão temida ruptura.

Outro problema é que sem controle não há histórico sistematizado do trabalho dos fornecedores. Dessa forma, não é possível fazer uma avaliação do nível de serviço, o que incluiria a identificação das empresas mais pontuais ou daquelas que mais atrasam.

Sem contar que em meio a uma grande quantidade de e-mails e telefonemas as chances de algumas informações se perderem são grandes, existe ainda a possibilidade de erros, como os de digitação. Essas situações podem desencadear outros problemas e desentendimentos na equipe que poderiam ser evitados com um processo mais eficiente e uma comunicação mais clara.

A saída para todos eles é simples: investir num sistema de agendamento. E é aí que a tecnologia entra no circuito, com soluções que automatizam a comunicação entre varejo e fornecedores.

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