Networking, saiba a importância de trabalhar a sua rede de contatos

Networking, saiba a importância de trabalhar a sua rede de contatos

Networking, saiba a importância de trabalhar a sua rede de contatos

Fortalecer a rede de contatos ajuda bastante na hora de encontrar uma nova oportunidade de trabalho, encontrar parceiros e clientes. O trabalho em equipe nunca foi tão importante como atualmente. Saber se comunicar e atuar com outros profissionais faz total diferença para chegar mais longe. A questão é que isso não é relevante apenas no ambiente de trabalho, mas também fora dele. Por isso, saber o que é network e como usar é fundamental para o seu êxito.

Ter uma rede de contatos consolidada com profissionais da sua área de atuação ou áreas relacionadas é muito importante para que você seja lembrado quando surgirem oportunidades profissionais que exijam as competências que você possui.

Quando uma empresa precisa contratar alguém, por exemplo, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função.

Pessoas em network

Qual o conceito de networking?

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

Quem atua na área de saúde, por exemplo, pode estabelecer contato com pessoas da mesma profissão ou de profissões relacionadas. Essa é uma alternativa essencial nos dias de hoje e que tem tudo a ver com o seu sucesso. Por isso, construir e manter essa rede é tão importante.

Para que serve o network?

Agora que você já sabe o que é network, vale entender para que ele serve. Basicamente, ele funciona como uma oportunidade de trocar experiências e impressões. É a chance de ajudar e ser ajudado, de usar seus conhecimentos e de receber dicas essenciais.

Qual a diferença entre Network e Networking?

É muito comum que “network” e “networking” sejam confundidas como se fossem a mesma coisa, mas são palavras diferentes — e com significados distintos. O NETWORK, como vimos, é a rede de contatos relevantes para a sua vida profissional.

Já o NETWORKING tem mais a ver com a ação, com colocar a mão na massa para criar e manter essa rede. Não queremos ser redundantes, mas é como se networking fosse o ato de fazer ou usar network.

Então, os dois andam juntos?

Apesar de serem diferentes, os conceitos estão sempre juntos. Você só vai construir uma rede de contatos se fizer networking. Então, é importante unir essas técnicas no seu cotidiano!

Os três níveis do network: cultive uma rede de contatos

Existem três importantes níveis de network para você cultivar. Cada nível é definido com base na proximidade entre você e o seu contato. São eles:

  • Rede primária: é na rede primária que se encontram as pessoas com vínculos pessoais, como amigos e familiares, por exemplo.
  • Rede secundária: faz parte deste grupo pessoas com as quais você possui relações mais formais, como colegas de trabalho.
  • Rede de referência: é aqui que se encontram os contatos que podem te ajudar a moldar o seu comportamento. Aqui, encontram-se chefes e fornecedores.

Quais os benefícios do network?

Além de saber o que é network, é fundamental compreender quais são as suas vantagens. Assim, vai ficar mais fácil entender por que deve ter esse hábito em seu cotidiano. Na sequência, veja quais são os maiores benefícios dessa prática.

  • Mais oportunidades

Você sabia que muitas vagas profissionais nem chegam a ser divulgadas? Várias delas dependem de uma indicação de um amigo ou conhecido. Com uma rede fortalecida, será possível ter acesso a mais oportunidades e, assim, chegar longe.

  • Apoio no crescimento de carreira

Além de ficar por dentro das alternativas, você poderá trocar experiências, receber dicas e até dar ajuda a outros profissionais. Isso tudo melhora o seu conhecimento sobre a sua área de atuação e aumenta as chances de crescer na sua profissão.

  • Melhor relacionamento profissional

Ter bons relacionamentos profissionais é importante para ter novas perspectivas, informações e meios de crescimento. Com o networking de qualidade, você firmará bons relacionamentos e poderá se consolidar em sua área.

Listamos algumas mais:

Para sua carreira

  • Oportunidades de crescimento profissional
  • Maior acesso a vagas de trabalho
  • Aumenta as possibilidades de conhecer pessoas de interesse
  • Expansão dos conhecimentos e aprimoramento profissional
  • Suporte para esclarecer dúvidas
  • Maior destaque junto a colegas de sua área e de outras
  • Visibilidade junto a lideranças e profissionais atuantes em recrutamento
  • Facilita a construção de uma boa reputação no mercado.

Para os seus negócios

  • Eleva a visibilidade de empresas e marcas
  • Dá acesso a oportunidades de negócio, parcerias e clientes
  • Facilita o recrutamento de profissionais alinhados à missão e valores da empresa
  • Aproxima o empreendedor de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do negócio
  • Aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento
  • Mantém o empreendedor bem-informado sobre seu mercado de atuação.

Mapa de network

Importância e o poder da rede de relacionamentos

Marcar um happy hour, trocar mensagens ou áudios em aplicativos pode parecer supérfluo para a carreira, mas não é bem assim.

Apesar de trabalhar para empresas, pessoas se relacionam com pessoas e, portanto, quem aposta em networking sai na frente no ambiente corporativo.

Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group afirma que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos.

Como fazer um bom networking?

Se você deseja ter uma boa rede de relacionamentos e não quer mais desperdiçar tempo, é preciso seguir algumas regras que serão listadas a seguir:

  1. Defina um objetivo: pense no seu propósito antes de sair falando com as pessoas. Mais importante do que manter contato com todas as pessoas que conhecer, é saber procurar pessoas que possuem algum interesse em comum com você;
  2. Tenha boa comunicação: cause uma boa impressão para que as pessoas tenham interesse em manter contato com você. Tenha iniciativa. Busque iniciar o contato você mesmo. Aprenda a interpretar as pessoas, pois isso pode ajudá-lo a saber se elas estão interessadas no que você tem a dizer.
  3. Mantenha-se atualizado: aprenda coisas novas, é sempre importante para seu desenvolvimento e sempre podemos aprender ouvindo o que outras pessoas têm a nos dizer.
  4. Crie uma rotina: estabeleça uma periodicidade para ter novos contatos, e também para entrar em contato com os antigos. Bem como, planeje momentos para criar e postar conteúdos para sua rede do Linkedin ou outra rede social em que está presente. Quem não é visto, não é lembrado.
  5. Seja ético: não procure as pessoas apenas quando estiver precisando delas, porque isso pode causar uma má impressão. Não trate as pessoas de formas diferentes. Seja justo e respeitoso com todos.
  6. Cuide da sua aparência: estar bem-vestido e adequado com o ambiente onde se encontra são fatores que ajudam a causar uma boa primeira impressão.
  7. Analise os resultados do seu network: crie mecanismos que te ajudem a saber se os resultados obtidos estão dentro do esperado. Afinal, você pode estar fazendo isso da forma correta ou não. Você não quer desperdiçar seu tempo, não é mesmo?
  8. Aproveite seus contatos já existentes: tão importante quanto conhecer e estabelecer novos contatos, é manter os antigos em sua rede.
  9. Tenha persistência: busque ampliar cada vez mais seu network. Mesmo que você esteja no topo do seu ramo no mercado de trabalho, sempre haverá potencial de crescimento.

Quem sabe o que é network e como colocar tudo em prática, consegue chegar mais longe. Agora que você já tem essas informações, é só aplicar esses hábitos para começar a enxergar os resultados.

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