Networking profissional: qual a importância para sua carreira?

Networking profissional: qual a importância para sua carreira?

Networking profissional: qual a importância para sua carreira?

Rede de contatos, também chamado de rede Networking é uma forma de se relacionar com profissionais em diversas áreas e utilizar dessas relações para conseguir alguma finalidade. Quanto melhor a sua rede, mais oportunidades você tem de conseguir boas parcerias para sua carreira ou para o seu negócio. Na área comercial, fazer network é fundamental para obter benefícios com essa estratégia, porém é importante ficar atento a alguns detalhes que podem fazer grande diferença na hora de fortalecer a sua rede.

Por que o Networking é importante?

Se manter conectado com vários profissionais e multiplicar sua gama de oportunidades, é uma grande chance de trabalhar sua rede de contatos e abrir portas para sua carreira profissional. Por meio do Networking você consegue transmitir seu conhecimento, oferecer informações úteis e servir de ponte entre pessoas. Como você pode perceber, um dos pilares da ideia de uma rede de contatos é o crescimento conjunto, conceito que está cada vez mais forte no mercado.

Oportunidades de carreira e negócios

Não se trata do número de contatos, mas da qualidade deles. Um bom Networking te coloca em contato com bons profissionais em variados segmentos e posições no mercado. Manter-se em contato com eles é uma forma de permanecer bem informado e atualizado sobre diversas questões do mundo dos negócios. Com um Networking bem-feito, você consegue estar próximo de profissionais excelentes nas mais diversas áreas. Além de ser útil para o aprendizado, esse fator também possibilita que você encontre bons profissionais sempre que precisar contratar algum serviço. Além disso, você pode fazer recomendações e dar indicações a amigos, funcionando como uma conexão entre as pessoas e demonstrando interesse em ajudar da melhor forma possível. Buscar parceiros que tenham a mesma visão muitas vezes e uma atitude que começa bem antes de definir os que você vai oferecer ao mercado.

Mas não pense que o Networking é uma relação onde você só ganha. É importante perceber que essa rede de contatos é pautada na base da troca de informações, experiências e conhecimentos. Dificilmente você terá êxito se pensar em ganhar sempre.

Mas como fazer uma boa rede de contatos e estar dentro desse quadro de pessoas que são lembradas sempre que uma nova oportunidade aparece no mercado?

Bem, segue algumas dicas:

Seja natural e eficiente: Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que conseguiram empregos, porque fizeram um bom trabalho em lugares por onde passaram. Também empresas que estimulam seus profissionais a indicarem pessoas para compor o seu quadro de funcionários.

Seja útil: Ajudar pessoas é a melhor forma de começar. Ajudar de forma genuína é uma maneira de reforçar o seu interesse em fortalecer o seu relacionamento profissional.

Seja visível: A frase “só é lembrado quem é visto” é uma verdade. E uma das maneiras mais comuns de fazer isso é nas redes sociais. Mantenha suas redes atualizadas e publique conteúdos interessantes para a sua rede de contatos. Busque pessoas com interesses em comum.

Faça cursos: Vale considerar o Networking como uma das boas razões para voltar a estudar.  Se você tem uma rotina apertada e não vê espaço para um curso presencial, saiba que é possível fazer Networking em cursos à distância.

Ofereça ajuda: Quando algum contato te acionar querendo indicações ou precisando de algo, seja solícito e se esforce para atender. Quanto mais disponível você se mostra, mais as pessoas querem ficar próximas de você e mais interesse elas terão em te ajudar quando você precisar.

Não seja inconveniente: Insistir demais em um assunto, encher a pessoa de perguntas como se estivesse em uma entrevista, falar sobre assuntos inconvenientes, pedir favores difíceis logo no primeiro contato e sem oferecer nada em troca ,todas essas são práticas incômodas que podem fazer com que a pessoa queira se afastar de você imediatamente.

O Networking profissional é diferente das nossas relações pessoais, e é preciso atentar a algumas regras implícitas de ética e educação. A sua imagem profissional e o modo como você se relaciona com os outros é sua principal ferramenta para conseguir bons contatos. Pensar que o segredo do sucesso está diretamente relacionado às pessoas que convivemos, é uma visão que a princípio parece ser ingênua, mas que possui uma realidade muito forte.

Manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada com frequência. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca pessoal. Você terá mais oportunidades de alcançar os principais objetivos para a sua carreira, seus negócios e sua vida.

Para saber mais informações sobre novas tecnologias, dicas para o seu negócio e como podemos melhorar e otimizar o sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.