Metodologia S.M.A.R.T: Entenda o que é e saiba como aplicar na sua empresa

Metodologia S.M.A.R.T: Entenda o que é e saiba como aplicar na sua empresa

Metodologia S.M.A.R.T: Entenda o que é e saiba como aplicar na sua empresa

É muito importante estabelecer metas seja na vida profissional ou pessoal, pois eles direcionam os nossos esforços em busca de algo desejado.

Quando falamos do mundo dos negócios, traçar metas pode aumentar muito a produtividade dos colaboradores, resultando em melhores números para o negócio. Porém, é preciso ter muito cuidado ao criá-las para que possam estimular os esforços, nunca o contrário. Nesse sentido, entender e aplicar as metas SMART é muito interessante.

Definir as metas é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois estabelece aonde a empresa quer chegar, como se alinhar e direcionar os esforços para alcançar esse objetivo, motivando e engajando os envolvidos.

Assim, aumenta-se a produtividade e a eficiência das estratégias, sendo possível planejar as ações mais assertivas para conquistar os melhores resultados. Metas bem definidas orientam seu empreendimento para o sucesso.

Uma coisa é certa: não existe fórmula mágica para as pessoas conseguirem o que querem. O que existe é planejamento e muito trabalho. Quem consegue agir dessa forma tem mais oportunidades de alcançar o sucesso.

Nesse sentido, algumas ferramentas podem ajudar os colaboradores, líderes e RH a estipularem e atingirem os objetivos, facilitando esse processo de definição dos alvos. Entre elas, está o método das Metas SMART.

Método SMART

O método SMART é uma forma de planejamento com o objetivo de ajudar a economizar tempo e energia em busca dos seus objetivos, tornando as etapas mais eficientes e produtivas.

Ele funciona como um checklist, em que cada meta é verificada e avaliada para saber se está na direção certa do resultado. Dessa forma, é importante analisar as alternativas eficientes, que demandam menos investimentos, porém tragam efeitos mais rapidamente.

Em suma, as Metas SMART contribuem para a estruturação eficiente de qualquer tipo de planejamento, incluindo o de carreira. O conceito auxilia na definição de metas, direcionando profissionais para alcançarem aquilo que realmente desejam para o futuro.

O “SMART” nada mais é do que um acrônimo em inglês de cinco critérios indispensáveis para ajudar você a estabelecer seus objetivos profissionais:

  • S — Specific ou Específico;
  • M — Measurable ou Mensurável;
  • A — Achievable ou Alcançável;
  • R — Relevant ou Relevante;
  • T — Time Based ou Temporal.

Os cinco atributos da metodologia SMART

Específico (S)

Traçar objetivos específicos evita a autossabotagem e facilita a conquista de bons resultados. Para garantir o alinhamento de todos os envolvidos, a meta deve ser específica. Determinar que a empresa quer reduzir os custos, por exemplo, é muito genérico e não revela o que deve ser feito para atingir esse resultado.

  • o que se deseja alcançar com essa meta;
  • quem se responsabilizará por ela;
  • onde ela será realizada;
  • como ela deverá ser conquistada;
  • porque ela deve ser seguida.

Mensurável (M)

Após estabelecer todos os critérios em relação à sua meta e analisar tudo o que será necessário até à realização desse objetivo, será necessário fazer um acompanhamento do seu progresso. Além de entender quão perto você está de atingir o que tanto almeja, essa prática vai te ajudar a se manter motivado à medida que você for identificando suas conquistas.

Alcançável (A)

Pensar grande é ótimo, mas jamais defina metas impossíveis de serem atingidas. Caso contrário, você nunca experimentará a sensação de dever cumprido e se sentirá frustrado. Nesse ponto é importante entender que, às vezes, alguns aspectos estão além do seu alcance. Ou seja, dependem de fatores externos ou outras pessoas para serem realizados.

Relevante (R)

Definir metas significa direcionar esforços e ninguém gosta de se esforçar por coisas que não farão diferença. Você deve usar suas metas para engajar sua equipe a buscar resultados que realmente terão um impacto claro e perceptível na sua escola. Busque avaliar seus indicadores e tomar suas decisões baseadas totalmente neles! Se o mercado estiver passando por uma crise econômica, por exemplo, uma meta relacionada à redução de custos será relevante para toda a empresa. E, ao entenderem a importância desse objetivo para o negócio, os envolvidos se sentirão muito mais motivados para alcançá-lo.

Temporal (T)

Trabalhar com metas temporais é imprescindível. Sem um prazo definido, as metas podem não ser levadas a sério, sendo continuamente procrastinadas. Já ao determinar um período para o atingimento dos objetivos, é possível organizar e priorizar as ações de forma eficiente, visando alcançar os resultados no tempo esperado.

Aplicando a metodologia SMART no ambiente corporativo

Para aplicar a metodologia SMART em uma empresa é preciso que os líderes tenham coerência ao estabelecer diretrizes. Cada objetivo precisa estar alinhado com o propósito da organização. Caso contrário, eles perderão relevância entre os colaboradores, o que prejudicará o engajamento da equipe e os resultados dos projetos. Considere 3 dicas importantes:

  • Sempre monitore o desempenho das ações

Crie uma periodicidade e as avalie. Pode acontecer de você ter que mudar os planos durante o caminho. Então, quanto mais rápido isso for identificado, melhor será.

  • Mantenha todo o time envolvido

Conscientize as pessoas que o resultado esperado só será conquistado com a ajuda de todos. Isso aumentará o engajamento dos colaboradores e a satisfação, já que o sucesso será compartilhado.

  • Apresente os resultados

Quando uma meta for alcançada, faça questão de apresentar os resultados. Mostre que a sua equipe se empenhou bastante para superar as expectativas. Valorize o trabalho e o esforço.

Com processos mais organizados e eficientes, o aumento da produtividade das equipes é uma consequência natural com a aplicação do método SMART. Além disso, recompensar os colaboradores a cada meta atingida é uma ótima forma de deixá-los ainda mais motivados.

Para saber mais sobre dicas de gestão de negócios, informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.