Meios de pagamento on-line

Meios de pagamento on-line

Meios de pagamento on-line

Sem dúvidas, um dos fatores mais determinantes para o bom desempenho das vendas são as formas de pagamento on-line oferecidas aos clientes. O consumidor hoje é muito exigente e se atravessar alguma dificuldade no processo de compra provavelmente procurará a concorrência.

É importante saber sobre as opções disponíveis para escolher as mais interessantes para o seu negócio. O ideal é que se tenha o maior número de opções possível; alguma provavelmente irá agradar. Assim, mais vendas serão finalizadas e a taxa de carrinhos abandonados – ou não concluídos – no site diminuirá.

Veja agora as opções de pagamento que podem ser oferecidas por sua loja virtual.

Cartão de crédito

Pagamentos com cartão de crédito são cada vez mais comuns, oferecendo facilidade e rapidez.

É importante que o lojista verifique as taxas cobradas pelas adquirentes e os prazos de recebimento para, aí sim, fechar negócio com a que oferecer o melhor custo-benefício.

Cartão de débito

O cartão de débito tem um recebimento acelerado, digamos que quase imediato. Além dessa vantagem, a forma de pagamento não apresenta riscos de o consumidor pedir reembolso depois que a compra foi autorizada.

É importante enfatizar que, nessa situação, o lojista precisa assinar convênios com instituições bancárias e as taxas não costumam ser as melhores.

Boleto bancário

Por mais que pareça ultrapassado, o boleto pode ser uma boa opção para as lojas virtuais porque, além de permitir um maior desconto, já que o cliente quita à vista, o pagamento é mais rápido ao próprio lojista.

Uma desvantagem nesse caso é o fato de o usuário que escolheu um produto e optou por essa forma de pagamento desistir da compra. Por outro lado, para o cliente é uma alternativa bastante segura, já que o boleto vale como comprovante.

Transferência on-line

A vantagem desse meio de pagamento é que não há custos a terceiros. Aqui, a transação é feita diretamente entre o cliente e a instituição bancária, isto é, o lojista recebe o valor integral das compras.

No entanto, o processo de compra se torna um pouco mais demorado. Até a transferência ser confirmada, o pedido não é processado nem enviado ao cliente.

Gateways de pagamento

Por meio dos gateways, o cliente insere as informações do seu cartão, que são enviadas para as operadoras de cartão e instituições financeiras. A partir daí o banco confirma se há limite disponível e aprova ou não a compra em segundos.

As vantagens são: variedade de bandeiras disponíveis, taxas, possibilidade de negociação direta com adquirentes e bancos. Além disso, é possível escolher que sistema antifraude usar.

Porém, para lojas menores, essa é uma opção que deve ser analisada com cuidado, já que é necessário fechar contratos com cada operadora de cartão.

Intermediadores de pagamento

Funcionam como uma ponte entre o consumidor, o lojista e os bancos. Nesse caso, não é necessário que o e-commerce tenha contratos com diversas operadoras de cartões. O cliente paga à empresa intermediadora, que repassa ao banco. E, caso haja saldo ou limite, a compra é aprovada.

Versatilidade é uma das principais vantagens dessa modalidade, pois é possível aceitar pagamentos em crédito, débito, boleto ou transferência. Porém há algumas desvantagens: já que não é preciso acordo com adquirentes, os intermediadores cobram taxas um pouco mais altas.

Não é possível dizer que uma forma de pagamento é melhor do que outra. Isso depende das características de cada negócio.

Vale conferir o que a concorrência está oferecendo e as taxas que cada empresa cobra. Além disso, o lojista precisa avaliar seu público e verificar quais modalidades de pagamento são as mais utilizadas por ele.

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