Inteligência artificial: entenda mais sobre o assunto

Inteligência artificial: entenda mais sobre o assunto

Inteligência artificial: entenda mais sobre o assunto

Quando falamos em inteligência artificial (IA), logo nos vem a imagem de um robô substituindo o ser humano em determinada atividade. A inteligência artificial pode ser definida como a capacidade de dispositivos de raciocinar, decidir e solucionar problemas.

Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento porque está ligada às principais inovações do mercado e transformações digitais. Essas mudanças, especialmente em serviços prestados por grandes empresa e startups, influenciam na maneira como pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia e com o funcionamento das coisas. O aprendizado de máquina é o principal impulsionador da inteligência artificial.

Como funcionam

O conceito de IA continua o mesmo: a viabilidade de as máquinas pensarem como os seres humanos, desenvolvendo a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos.

Outro aspecto importante da IA é que, devido à capacidade de aprender, ela precisa ser constantemente alimentada para que possa continuar em evolução, assim como uma pessoa.

Por mais complexo que esse processo seja, ele só é possível com processos de computação simples, como:

  • modelo de dados — estruturas para processar, categorizar e analisar dados de maneira inteligente;
  • big data— disponibilizar grandes quantidades de dados para serem processados;
  • poder de processamento — capacidade operacional e logística de processar as informações de forma rápida e eficiente.

IA no dia a dia

A inteligência artificial é a mudança tecnológica mais poderosa da área da ciência da computação. Além de deixar as escolhas mais inteligentes, ela também integra a análise preditiva aos aplicativos que usamos todos os dias. Conectando diversos ambientes da vida como casa, trabalho, lazer, viagens e muito mais em uma única experiência, a IA não vai somente ajudar quando solicitamos, mas sim nos acompanhar, prever as necessidades e lembrar de tarefas importantes. Como consumidor, é provável que você já utilize a inteligência artificial sem nem perceber. Desde assistentes pessoais movidos a voz como Siri e Alexa, até tecnologias mais subjacentes e fundamentais, como algoritmos comportamentais, buscas sugestivas e veículos autônomos utilizam poderosos recursos de inteligência artificial. Vejamos algumas do nosso dia a dia:

  • Aplicações como a Siri utilizam processamento de voz para atuar como assistente pessoal;
  • O Facebook utiliza o reconhecimento de imagem para recomendar marcações em fotos;
  • A Amazon faz recomendação personalizada de produtos utilizando algoritmos de aprendizado de máquina;
  • O Waze prevê as melhores rotas a partir da sua localização com apenas um clique, enquanto carros com piloto automático usam as técnicas de IA para evitar engarrafamentos e colisões;
  • O Google consegue preencher automaticamente as buscas utilizando recursos de inteligência artificial e também prever o que você quer pesquisar com grande precisão.

Como IA influencia nos seus negócios

O varejo é outro campo que vem usando dados para direcionar ofertas e vender mais. Depois de muito tempo armazenando informações dos clientes inscritos nos programas de fidelidade, grandes marcas e plataformas de comércio eletrônico começam a utilizar-se do potencial dos dados para fomentar as vendas. As transações são convertidas em perfis de comportamento com base em ferramentas de IA e seus algoritmos, decifrando o estilo de vida dos consumidores. Além de oferecer produtos e serviços de acordo com o perfil do cliente, é possível apresentar produtos relacionados, elevando o ticket médio. Um grande caso de uso de dados é o do Grupo Pão de Açúcar. Antes, o grupo não utilizava sua base de dados de forma adequada. Agora, com os algoritmos, deixam de ofertar massivamente para chegar ao consumidor de forma individualizada.

Outro uso da AI é oferecer experiências para os clientes, especialmente no mundo digital para que ao final, o usuário se engaje com a marca. Algumas possibilidades que já podem ser vistas em grandes varejistas mundiais, por exemplo é o cliente enviar uma foto de uma peça do vestuário que o bot sugere um acessório, dentro do estoque da loja, que combine, ou é possível hoje encaminhar à loja o seu roteiro de viagens que a partir de análises meteorológicas dos locais que a pessoa vai visitar, o varejista sugere as melhores jaquetas que deverão estar na mala, por exemplo.

Benefícios da IA para o varejo

A partir da análise de dados pelo uso de Big Data, as máquinas e sistemas conseguem tomar decisões sem a necessidade de participação humana, o que libera mais tempo aos profissionais. É possível reduzir custos com armazenamento, operando em espaços sob medida para cada negócio.

Confira outros benefícios:

– Melhoria no atendimento: os chatbots e assistentes digitais agilizam o atendimento e tornam as relações mais dinâmicas.

– Recomendação e personalização: a IA é capaz de recomendar produtos e conteúdos no momento certo, para o consumidor certo, de forma personalizada e individual, aumentando o engajamento e a conversão em vendas.

 – Comportamento do cliente: a IA faz com que máquinas e softwares aprendam o comportamento do cliente a partir do reconhecimento de padrões do histórico de compras.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia ampla e com aplicações tão diversas que, atualmente, está presente no dia a dia de todas as pessoas conectadas à internet, seja ao acessar uma rede social, site de notícias ou mesmo o e-mail. Entender como ela funciona e quais os usos mais frequentes oferece insights e inteligência para que haja maior difusão dos recursos. Para saber mais informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar o seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.