Gestão logística: Entenda o conceito e benefícios

Gestão logística: Entenda o conceito e benefícios

Gestão logística: Entenda o conceito e benefícios

Com o passar do tempo, a logística se consolidou como um fator fundamental no que diz respeito ao sucesso das empresas. Cada vez mais presente em empresas dos mais diversos segmentos, a logística é crucial para reduzir custos operacionais, minimizar desperdícios de materiais e agilizar processos de rotina. Esse processo deu origem ao conceito de Logística Empresarial, que nada mais é do que a logística integrada em todas as etapas das organizações, atuando na redução de custos e erros operacionais, elevando a qualidade das entregas e a satisfação dos clientes.

Os benefícios de realizar uma gestão logística eficiente dos processos são inúmeros: mais eficiência, redução de perdas, aumento da satisfação do cliente e da lucratividade. Mas, para efetuar uma gestão adequada, precisamos distinguir o conceito de gestão logística e em que consiste a coordenação das atividades relacionadas a ela.

O que é a gestão logística?

A gestão logística consiste na administração dos fluxos logísticos de sua empresa, aqueles que envolvem as atividades relacionadas à produção de mercadorias ou à compra de produtos, ao armazenamento e à distribuição das mercadorias. Quando falamos desse conceito estamos abordando a administração dos fluxos logísticos da empresa, o que significa todas as atividades que estão relacionadas à produção de mercadorias, compra de produtos, seu armazenamento e distribuição.

Essas operações exigem cuidados especiais do gestor e da equipe, podendo trazer economia à empresa se forem conduzidas da forma correta e à conformidade dos princípios mais praticados atualmente. É preciso zelar por uma gestão enxuta da cadeia logística, a fim de evitar desperdícios, aumentar a produtividade e agilizar os resultados aspirados.

Etapas da logística de distribuição

Conferência de cargas após expedição

Após a expedição (etapa final dentro de um Centro de Distribuição) é preciso conferir as cargas em quantidade e tipo. Algumas ferramentas podem dar segurança nesta conferência, como leitores de código de barras. Erros na conferência podem resultar em devoluções – fantasma que assombra muitos distribuidores ainda hoje. A devolução gera prejuízos tanto para o distribuidor quanto para o varejista. No caso de um alimento perecível, por exemplo, o prazo de validade continua contando quando o produto é devolvido. Isso é: a chance de perda dessa mercadoria pelo fator tempo é muito maior, seja na prateleira do mercado, seja no armazém de distribuição.

Roteirização de entregas

O transporte representa um dos maiores custos dentro da logística de distribuição. Por isso, se não for bem planejado, pode gerar grandes prejuízos para as empresas. O momento da entrega tem papel fundamental na maximização do aproveitamento de recursos de transporte, e nesse caso, deve-se considerar custos, prazos e qualidade. Por causa disso, os distribuidores estão apostando em roteirizadores inteligentes capazes de identificar as melhores rotas, ou seja, aquelas com menor tempo, distância e qualidade (situação das estradas, por exemplo, no caso do modal terrestre). Dessa forma, economiza-se além de combustível e tempo, os gastos com manutenção do veículo de transporte.

Administração de transportes

Em uma das etapas que mais agrega custo ao produto, a informação é a base qualquer tomada de decisão. Análise de custos, quem vai transportar (frota própria ou terceirizada), assim como qual será a estrutura necessária, são fatores fundamentais para um serviço com melhor desempenho. Também que apresente menor confiabilidade, disponibilidade, capacidade e custo. Mesmo quando o serviço de transporte é terceirizado, é necessária uma boa administração para que seja válido e vantajoso. Nesse momento, várias negociações são realizadas até que se chegue a um consenso.

Controle de fretes

Fazendo o controle do frete, a empresa otimiza inúmeras atividades, ganhando rapidez nas operações e aumentando o controle financeiro e de qualidade. Empresas que fazem a gestão de frete conseguem controlar todo o ciclo de contratação de transportes, que inclui a cotação e negociação das tabelas e o pagamento pelo serviço. Existem sistemas no mercado que permitem o monitoramento de todo o processo, oferece ferramentas para conferência das faturas e dos conhecimentos, ocorrências de atraso, baixa das entregas, confirmação do embarque entre outras informações que facilitam a entrega (como notas fiscais, por exemplo).

Monitoramento e análise de indicadores

Os indicadores de desempenho logístico (KPIs) servem para avaliar e medir o nível de desempenho de processos. E por isso devem refletir estratégia e meta dos distribuidores. Os indicadores principais no ambiente de distribuição incluem tempo em trânsito, devoluções, exatidão das notas de transporte e pontualidade das entregas.

Benefícios da logística empresarial

Com tanta competitividade no mercado, a aplicação adequada de uma estratégia de logística empresarial pode ser uma vantagem competitiva da sua empresa em relação à concorrência.

Além disso, um bom planejamento logístico empresarial pode beneficiar o seu negócio de outras formas.

Maior visibilidade de processos

Uma logística empresarial eficiente também permite que todos os processos, desde a armazenagem até a entrega, sejam acompanhados de perto. Com isso, a empresa consegue encontrar com maior facilidade quais são as suas falhas, para que possa agir e realizar seus serviços da melhor forma possível.

Maior eficiência e agilidade

A eficiência e a rapidez de toda a operação logística são outra consequência de uma gestão de qualidade. Com o processo otimizado, cargas podem ser remanejadas com menor tempo de parada e aumentando a qualidade e a precisão das entregas.

Aumento da lucratividade

A aplicação correta da logística e a redução de custos, principalmente os operacionais, possibilita o aumento da lucratividade do seu negócio. Com a ajuda das tecnologias e a utilização de um software de gestão, o trabalho das diversas áreas que envolvem a logística é otimizado e cada uma das atividades é exercida de maneira estratégica de forma a oferecer as melhores condições para o caixa da empresa.

O monitoramento em tempo real é extremamente vantajoso tanto para o gestor quanto para os colaboradores envolvidos nos processos de logística, pois eles contarão com suporte em tempo integral. Por isso é muito importante apostar em ferramentas que otimizam o dia-a-dia do colaborador e da área de logística.

Na Supply Midia desenvolvemos o portal Total For. Ele engloba vários setores da sua empresa como Tecnologia, Financeiro, Comercial, Fiscal e auxilia no cadastro de fornecedores da sua empresa otimizando a logística dos seus produtos. Acesse nosso site ou entrem e contato com a nossa área comercial, temos várias soluções inteligentes para a sua empresa.

Para saber mais informações sobre dicas de gestão de financeira, ferramentas para otimizar seu negócio e novidades sobre mercado de tecnologia acesse o nosso blog. https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.