Gastos do início do ano: uma lista para se organizar

Gastos do início do ano: uma lista para se organizar

Gastos do início do ano: uma lista para se organizar

Um novo ano se inicia, com novas metas, objetivos e planejamentos. A virada do ano é um momento de renovação, traz consigo um senso de organização maior e perseverança. Para quem não se planejou financeiramente, pode ser um momento conturbado devido aos primeiros compromissos financeiros que o início do ano exige.

Para ajudar a não se esquecer de nenhuma despesa, vamos te mostrar a lista completa com os possíveis gastos, para uma melhor organização sem comprometer o seu orçamento e quitar todas essas pendências.

IPTU – Primeiros meses do ano

A sigla IPTU representa o Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana. Trata-se de um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos do país.

O IPTU é de responsabilidade dos municípios, portanto, as prefeituras é que determinam o seu valor final.

Quanto custa o IPTU?

O cálculo do IPTU é feito em duas etapas:

A base é o valor venal do imóvel, ou seja, o valor que ele teria caso fosse colocado à venda. Esse valor varia conforme o tipo da propriedade, sua condição, idade e a região onde está localizado;

Em cima do valor venal, incide uma alíquota – uma taxa pré-determinada por cada prefeitura que irá determinar o total a ser pago de imposto. A taxa varia conforme a faixa de valor e o tipo de imóvel (residencial, terreno ou comercial).

Apesar de ser cobrado anualmente, o IPTU pode ser pago ao longo de vários meses, porém, quem escolhe pagar à vista tem desconto de em média 3% no valor, podendo ser maior ou menor de acordo com o município.

Como pagar o IPTU?

Os boletos do IPTU são enviados pelas prefeituras no início de janeiro. Eles podem ser pagos em caixas eletrônicos, caixas de banco ou pela internet.

Quando vence o IPTU?

O vencimento varia conforme o município e a data em que o proprietário recebeu o carnê de pagamento, mas, na maioria dos casos, é no mês de fevereiro.

Detalhes sobre o IPTU 2023

Em média, o Imposto Predial e Territorial Urbano aumentou 6% em relação a 2022.

IPVA – janeiro

Os proprietários de carro também têm um imposto nesse primeiro mês: o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Ele incide sobre os veículos e é cobrado anualmente.

Quanto custa o IPVA?

Assim como o IPTU, o valor do IPVA também, é calculado a partir do valor venal do veículo – ou seja, a partir do valor que ele teria se fosse colocado à venda -, definido pelo Estado em que está registrado. Esse valor é diferente para cada modelo-ano dos carros e para cada estado em que está registrado; a alíquota recolhida varia conforme a categoria do veículo e conforme o Estado em que está registrado.

Como pagar o IPVA?

O IPVA pode ser pago em até três parcelas ou à vista; se o contribuinte optar por pagar à vista e em cota única, ele pode ter desconto no valor, definido ou não pelo governo de cada Estado.

Quando vence o IPVA?

A data de vencimento de cada parcela varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Matrícula escolar e compra de materiais – Janeiro

Além das mensalidades normais, as escolas particulares costumam cobrar, no início do ano, uma taxa de matrícula. Não há muito espaço para negociação nestes valores, mas existe um outro grande gasto escolar no início sobre o qual os pais podem ter mais controle: a lista de material escolar. Por isso, pesquisar os sites e lojas com preços mais baixos é uma boa prática para poupar seu dinheiro.

Contas de Natal e Ano-Novo

Devido ao alto número de compras, é normal que haja parcelas resultantes dessas compras na época. São gastos maiores que o normal, porém é importante que eles estejam em seu planejamento financeiro: priorize quitar esses gastos no mês de janeiro ou fevereiro, assim você se livra deles logo no início do ano e fica com as contas no azul.

 

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.