Finalize 2022 com equilíbrio financeiro

Finalize 2022 com equilíbrio financeiro

Finalize 2022 com equilíbrio financeiro

Com o encerramento da Copa do Mundo, o espírito natalino começa a surgir com ainda mais força na rotina dos brasileiros. São os indícios que mais um ano se encerra e mais um novo ciclo está perto de começar, um período em que há uma forte movimentação financeira, marcado por inúmeras celebrações e confraternizações, ainda englobando férias, festas e viagens.

Estruturar um planejamento financeiro para essa época é de suma importância para manter o equilíbrio financeiro. Saber resistir às tentações de consumo e começar um novo ano com as contas em dia com certeza impactará positivamente na vida de cada um que se propor a valorizar as decisões racionais.

Qual a importância do equilíbrio financeiro?

O equilíbrio financeiro nada mais é do que igualar as receitas e despesas, ou seja, não gastar mais dinheiro do que se ganha. Compreender o padrão de vida que sua renda te proporciona naquele momento e não realizar ações impulsivas em prol de bens materiais.

Outra vertente de ações inteligentes que proporcionam uma relação sadia com economias pessoais é conseguir poupar dinheiro, mas sabemos que o cenário em que a maioria da população brasileira se encontra não é favorável, em tempos de crise econômica, pode-se calcular através da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) uma média anual de 66,5% de famílias endividadas no Brasil em 2020. 

Âmbito profissional

No aspecto empresarial, o equilíbrio financeiro se faz relevante a partir da conquista da solidez da participação da instituição no mercado. Mensurar as métricas de desempenho a partir de indicadores que permitem uma melhor gestão financeira do negócio é um passo agregador para o empreendedor que deseja alcançar um patamar de estabilidade e lucro.

Manter o fluxo de caixa saudável de uma forma que ele dê retornos positivos a médio e longo prazo permite fazer previsões quanto à tomada de decisões e suas consequências, implicando diretamente no futuro do negócio.

Dicas para manter o controle financeiro

  1. Saiba separar o que é despesa fixa e despesa dispensável

A conta de luz, a mensalidade escolar, conta de água e etc, são despesas que devem ser lidadas com prioridade. Saber separar no seu orçamento suas obrigações de possíveis luxos é primordial como uma primeira conscientização de uma melhor organização financeira.

  • Estabeleça metas financeiras

As metas podem ser incentivadoras para quem tem dificuldade de manter a disciplina.

  • Aprenda a dizer não

Ter a maturidade de compreender que a vida é feita de escolhas vai te permitir a poupar em certas situações. O emprego do “não” é uma prática que deve ser adotada em contenção de gastos.

  • Adapte-se se necessário

Com uma visão mais apurada, adaptar sua realidade cortando gastos supérfluos também é um grande passo. Evitar carros de aplicativo e preferir alternativas mais em conta, diminuir saídas do final de semana e procurar programas ao ar livre que não custam dinheiro e entre outras mudanças de atitudes que podem ser compensatórias no futuro.        

 

Percebemos que a organização é essencial na hora de montar um planejamento financeiro para alcançar um maior equilíbrio. Celebrar o fim do ano não pode te impossibilitar de iniciar o novo ciclo de forma amena, tenha consciência nas escolhas que irão te preparar melhor para um 2023 próspero.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.