Estoque de segurança: saiba como preparar o seu para 2022

Estoque de segurança: saiba como preparar o seu para 2022

Estoque de segurança: saiba como preparar o seu para 2022

Sem um estoque de segurança, você pode perder clientes para a concorrência durante uma mudança repentina na demanda. Basta lembrar de 2020, no início da pandemia, onde houve um aumento na procura por máscaras descartáveis. É claro que essa foi uma situação atípica, mas as fornecedoras que estavam preparadas para imprevistos de modo geral puderam sair na frente.

A quantidade mínima de produtos não deve ser definida apenas pela intuição e sim, considerando uma série de fatores. Afinal, além de ajudar a atender demandas extras, uma boa gestão do estoque de segurança possui uma série de benefícios para a sua empresa.

O que é estoque de segurança?

O estoque de segurança é a quantidade extra de determinado item que a empresa precisa ter no estoque para atender a demanda em caso de imprevistos, como aumento da procura ou atrasos na entrega. Também chamado estoque mínimo, é como se fosse um “estoque reserva” na medida certa. Isso significa que não pode ser tão pouco, a ponto de não atender a demanda e nem em altas quantidades, gerando custos de armazenagem.

O estoque de segurança é calculado através da seguinte fórmula:

Média de vendas diárias  X  Tempo de entrega do produto pelo fornecedor

EXEMPLO:

Uma loja de calçados, por exemplo, que vende 10 unidades do tênis da marca X por dia e demora 5 para receber o pedido do fornecedor, deve ter um estoque de segurança de 50 pares, conforme a fórmula:

10 (média de vendas diárias) X 5 (tempo de entrega do produto pelo fornecedor) = 50

Quais as vantagens de um estoque de segurança?

São inúmeras as vantagens de ter um estoque de segurança em sua empresa. Como por exemplo, com a melhoria da gestão e redução de gargalos, é possível destinar recursos para investir em áreas estratégicas para a empresa. Destacamos outras mais:

  • Melhoria da gestão de estoque;
  • Não perder vendas;
  • Cumprir os prazos de entrega estabelecidos, ou seja, garantir a Satisfação dos Clientes;
  • Impedir problemas no fluxo de produção;
  • Evitar gastos extras para garantir a entrega, como contratação de funcionários temporários ou taxas mais altas de transportadoras;
  • Custos de armazenagem reduzido;
  • Ter mais atenção se os produtos são perecíveis ou sazonais.

Como preparar o estoque de segurança para 2022? 

  1. Faça uma previsão da demanda

 Prever a demanda ajuda você a negociar melhores prazos e condições de pagamento com os fornecedores. Mas, para saber em qual época as vendas são melhores ou mais fracas, é preciso estudar o mercado, o comportamento do seu público e analisar os seus dados de vendas.

Aqui o uso de um sistema de gestão é essencial, pois dependendo do seu volume de vendas, pode ser impossível fazer esse controle no papel.

  1. Entenda o tempo de entrega do fornecedor

É muito comum nas pequenas empresas que os pedidos sejam feitos à proporção que o estoque vai acabando. Acontece que isso expõe o negócio à falta de produtos e menos agilidade na hora de atender uma demanda ou resolver um problema na entrega.

Dependendo da frequência que você abastece o seu estoque (diária, mensal, quinzenal ou mensal), é indispensável ter ciência do tempo de entrega dos seus fornecedores para calcular o estoque de segurança.

Afinal, se os pedidos demoram a chegar, isso significa que o seu estoque de segurança precisa ser um pouco maior e você precisa se preparar.

  1. Considere o que seu cliente procura 

Quais são os produtos que vendem mais na sua empresa? E os que vendem menos?

Analise as suas vendas para identificar o nível de procura de cada um dos seus produtos ou serviços e assim, definir quais deles precisam de um estoque de segurança.  Isso porque naturalmente alguns itens têm uma saída maior que outros.

Adotar um sistema de gestão significa ter um maior controle sobre todas as etapas da operação da empresa, inclusive a gestão do estoque. O Total For gerencia o seu fluxo de negócios. Além disso, cuida de outras áreas importantes da empresa, como as finanças e o fluxo de caixa.

Para saber isso e muitos mais sobre outros serviços e produtos que oferecemos para agilizar a rotina do seu negócio acesse o nosso site www.totalfor.com.br ou acesse www.supplymidia.com.br para o saber informações sobre outras soluções.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.