Entenda o que é a Gestão Contábil, e saiba 5 dicas para efetivar os processos

Entenda o que é a Gestão Contábil, e saiba 5 dicas para efetivar os processos

Entenda o que é a Gestão Contábil, e saiba 5 dicas para efetivar os processos

Muitos gestores perdem o sono só de pensar em realizar a gestão contábil e financeira do seu negócio. Mas ao contrário do que muita gente pensa, cuidar da contabilidade é mais do que a prestação de contas. Um setor contábil saudável pode auxiliar no aumento de produtividade, além de prevenir contra problemas fiscais.

O segmento contábil é um dos que requerem algumas maneiras próprias de gestão. Com uma rotina que comporta o gerenciamento de questões envolvendo pessoas físicas ou outras empresas, este tipo de escritório precisa também manter o foco sobre o modo como integra os seus setores a fim de que consiga obter fortalecimento, expansão de mercado ou outros objetivos estabelecidos.

Entenda a Gestão Contábil

A gestão contábil é responsável por diversas atividades dentro de uma empresa, como cálculo de impostos, cumprimento da legislação e controle da área financeira. Ela também pode cuidar de escritura, regime tributário e valores de despesas, receitas e lucro.

A gestão contábil parte da contabilidade, utilizando ferramentas que reúnem os dados financeiros e de patrimônio da empresa para criar materiais e relatórios com informações que contribuam para a tomada de decisões. Diante disso, temos uma área essencial que contribui diretamente para a gestão eficiente e para o sucesso do empreendimento.

Pessoa avaliando notas fiscais

A importância da Gestão Contábil para a empresa

A área contábil é a que mantém a empresa com suas atividades acontecendo de forma correta e dentro da legislação. O controle das finanças da empresa é feito de forma mais organizada, o que contribui com o planejamento das receitas e despesas, além de perspectivas para o negócio.

É a partir de relatórios contábeis que a empresa também fica mais acessível para linhas de crédito, uma vez que terá controle do quanto será necessário investir para manter o crescimento saudável da companhia. Além disso, a contabilidade lida com informações estratégicas. A partir delas, é possível identificar oportunidades e tomar decisões importantes, como melhorar a gestão de estoque ou alterar o enquadramento jurídico da empresa, por exemplo.

Outro fator importante é a transparência de dados para com os funcionários e sócios da empresa. Com os relatórios e dados estruturados pela área, é possível mostrar para o time onde o negócio está e quais são as pretensões e metas para os próximos meses ou anos.

Desafios da Gestão Contábil

Com inúmeras tarefas realizadas pela área contábil, é normal que os desafios da gestão apareçam no momento de consolidar dados ou até mesmo na confecção de relatórios. Dentre os desafios, a comunicação da empresa com a área da contabilidade é um dos principais pontos. Afinal, pela relevância dos dados trabalhados, o gestor precisa estar alinhado com a gestão contábil, para que juntos possam construir uma base sólida para a empresa.

Instituições menores enfrentam mais desafios por conta das frequentes mudanças na legislação ao longo dos anos. Por isso, é importante ter um profissional da área que possa acompanhar alterações e evitar consequências graves ao negócio.

Dicas para efetivar a Gestão Contábil

Assim, para que a gestão contábil aconteça de maneira eficiente, nada melhor do que considerar algumas dicas que costumam dar certo em grandes organizações.

  1. Mantenha uma organização rigorosa dos documentos

Documentos são materiais de extrema importância, precisam ser facilmente acessados sempre que for preciso. O ideal é que tudo fique arquivado de forma digital em algum gerenciador de tarefas. Além de economizar espaço físico e papel, os documentos podem ser acessados com alguns cliques. E isso vale tanto para documentos contábeis quanto para os fiscais.

  1. Não seja um líder centralizador

Deixar muitas responsabilidades contábeis ou financeiras sob os cuidados de uma única pessoa pode acarretar em muitos problemas de organização. É interessante dividir as tarefas entre as pessoas de sua confiança para que renovações de contrato, pagamento e declarações de impostos, e problemas jurídicos sejam sempre resolvidos dentro do prazo e da melhor forma possível.

  1. Invista em automatização dos processos de gestão contábil

As pessoas erram, faz parte de qualquer ambiente. Contar com um software que automatize processos repetitivos pode ajudar a minimizar falhas, além de permitir que os colaboradores desenvolvam tarefas mais estratégicas, deixando o operacional sob a responsabilidade da ferramenta.

  1. Realize reuniões periódicas de acompanhamento

Uma das melhores formas de realizar uma gestão eficiente é acompanhar os processos de todos os departamentos. Peça para as equipes elaborarem apresentações claras e objetivas, estipulando um tempo médio para cada uma. Dessa forma, toda a empresa pode saber o que está acontecendo e o gestor pode avaliar se tudo está saindo conforme o planejado.

  1. Invista em capacitação profissional

Profissionais capacitados se relacionam melhor com os clientes, executam tarefas de forma otimizada e estão sempre preparados para lidar com os problemas do cotidiano. Quando a empresa oferece a oportunidade de capacitação profissional, os colaboradores se sentem muito mais motivados. Pense que cursos, palestras e bolsas de estudo são investimentos para a própria organização e não mais uma despesa.

Principais erros que se deve evitar na Gestão Contábil

Se você já sabe os pilares de uma boa gestão contábil, é importante também saber o que não fazer nessa área. Veja agora os principais erros que você deve evitar:

Omitir informações

A contabilidade precisa ser transparente. Infelizmente muitas empresas escondem dados a fim de fugir do peso da tributação. Esse é um erro que não se pode cometer, pois gera dados incorretos para os relatórios e para a tomada de decisões, prejudicando o negócio na fiscalização da Receita.

Ignorar o planejamento

Contabilidade exige planejamento, mas essa etapa costuma ser ignorada pela maioria das empresas. Esse é o momento de alinhar a área com os objetivos estratégicos da organização, definir os responsáveis, analisar as necessidades da empresa e identificar sua situação financeira e patrimonial. É somente a partir desse planejamento que fica possível organizar a gestão contábil e torná-la eficiente para o negócio.

Para saber mais informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.