Entenda o que é a comunicação interna e saiba a sua importância
Entenda o que é a comunicação interna e saiba a sua importância
Entenda o que é a comunicação interna e saiba a sua importância
Então o que é o endomarketing?
O endomarketing são ações e estratégias de marketing direcionadas em melhorar o relacionamento interno dos colaboradores. Tem o intuito de envolver todos os colaboradores no negócio, gerar motivação, melhorar a produtividade e como resultado final, conquistar mais clientes satisfeitos. Visa também reduzir o índice de rotatividade dos funcionários.
As ações de Endomarketing tendem a estabelecer um padrão cultural entre todos os colaboradores, instaurado pelos administradores e executivos da organização. A opinião e a visão do público interno de uma empresa, podem influenciar na visão dos clientes externos. Por meio dele, é possível fazer seus funcionários sentirem-se no melhor emprego do mundo, o que ajudará a ter o apoio necessário para alcançar o sucesso.
Todo esse processo faz com que os colaboradores estejam sempre em conexão. Engajar os setores e trazer qualidade de vida ao trabalho, aumenta o rendimento e a satisfação do colaborador em querer sempre melhorar seus processos em busca de crescimento e reconhecimento profissional. Quem ganha com isso é sempre a empresa que, cada vez mais, mantém uma equipe capacitada e empenhada rumo ao sucesso dos negócios.
Como aplicar a comunicação interna? (Endomarketing)
Então, temos alguns pontos de como implantar esse processo dentro da sua organização:
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Faça pesquisas de clima organizacional
Para começar a estruturar as próximas ações é necessário lançar uma Pesquisa de Clima Organizacional. Ela gerará ótimos insights para as demais ações de Endomarketing. Resultados que você pode esperar com essa pesquisa são:
- O perfil das equipes, de acordo com suas preferências e hábitos.
- Entender o nível de satisfação dos colaboradores;
- Saber como pode melhorar o ambiente de trabalho;
- Identificar problemas de relacionamento dentro das equipes;
- Entender se os colaboradores se encaixam com a cultura da empresa.
Com os resultados das pesquisas, as outras estratégias de Endomarketing podem ser melhor pensadas e planejadas, com isso é importante fazer com que a pesquisa se torne um hábito, seja semestral ou anual por exemplo, para que os resultados possam ser melhores acompanhados e comparados.
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Divulgação de plano de carreira
Quando a empresa oferece aos colaboradores um mapeamento de carreira, espera-se que a produtividade e a motivação deles aumentem significativamente. Eles cultivam um forte sentimento de entrega e dedicação e, por isso, é fundamental que o Endomarketing construa planos de carreira para os diversos níveis hierárquicos.
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Conteúdos de Recursos Humanos
O Rh tem grande participação nessas ações. Os materiais relacionados à produtividade, dicas de bem-estar para o ambiente de trabalho, informativos institucionais, datas comemorativas, etc.
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Reconhecimento dos Colaboradores
Uma boa prática para reconhecimento dos colaboradores é exibir, de alguma forma, seus feitos. Estipule metas alcançáveis, e busque dar prêmios a seus funcionários conforme elas forem batidas, faça e-mails, fotos, banners, cartazes, quadros informativos… Há muitas maneiras de demonstrar e reconhecer o esforço do seu colaborador.
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Eventos de Integração
Os eventos internos é algo muito especial dentro de uma organização. É o momento onde a empresa tem a oportunidade de integrar todos os setores e tem ganhado bastante força entre as companhias. Existem vários pontos positivos para se investir em eventos internos, e são eles:
- Integrar equipes de departamentos diferentes;
- Criar uma relação mais próxima entre gestores e colaboradores;
- Reunir os colaboradores em torno de assuntos em comum;
- Cria compromisso da empresa com a valorização pessoal e profissional de cada colaborador;
- Gera maior comunicação e alinhamento entre as equipes;
- Reduz os índices de rotatividade de funcionários.
- Os eventos internos ajudam a criar ambientes de trabalho cada vez mais agradáveis.
Eventos de integração tornam os colaboradores mais produtivos e motivados, já que a empresa também mostra que está buscando melhorar e aperfeiçoar o ambiente de trabalho.
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Treinamentos e capacitações
Treinamentos e capacitações estratégias valorizam os funcionários e fazem com que eles contribuam para melhorar todos os processos na empresa. Programe periodicamente treinamentos e capacitações para seus colaboradores, isso melhora engajamento entre os setores e alinhamento dos objetivos da empresa.
O sucesso de uma companhia não depende apenas da forma como ela é vista pelo público externo. Afinal, se nem o próprio colaborador acredita em determinada organização, por que seus clientes acreditariam? Por isso, busque fazer de tudo para tornar seu ambiente empresarial o mais saudável possível, trazendo resultados cada vez mais incríveis.
Investindo no marketing interno
É possível observar que são infinitas as possibilidades, basta ser criativo. A questão é: por onde começar? Qual o primeiro passo para investir com sucesso em endomarketing?
Comece ouvindo seus colaboradores; lembre-se de que eles são o principal foco. Entenda o que acham da empresa, qual o grau interno de satisfação, o que pode ser melhorado, quais ações devem ser prioridade, como o clima organizacional é percebido e assim por diante.
Só depois, pense no que deve ser feito. Em algumas companhias se perceberá a necessidade imediata de criar novos canais de comunicação, já em outras a demanda por incentivos que instiguem melhores resultados. Isso varia de negócio para negócio.
Veja, agora você está por dentro do assunto. Já sabe o que é endomarketing, as principais estratégias, benefícios, cases de sucesso e os primeiros passos para investir no assunto. Então, não deixe para depois. Use esse conhecimento em sua empresa!
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