Diferenças entre API e EDI

Diferenças entre API e EDI

Diferenças entre API e EDI

A tecnologia tem um grande papel no funcionamento de empresas e introduziu diversas soluções para melhorar a conectividade entre as atividades logísticas. Dois sistemas de automação muito conhecidos são os EDI’s e as API’s.

Esses dois sistemas têm como a maior finalidade trafegar uma quantidade elevada de dados entre empresas e instituições financeiras. Ambos possuem diferentes capacidades e métodos de entregarem a informação de dados, mas a mesma missão: automatizar o tráfego de informações.

EDI

O EDI — Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados) — pode ser definido como uma tecnologia que possui o objetivo de padronizar e otimizar a comunicação entre sistemas de informação variados. Foi uma das pioneiras da tecnologia da informação e segue sendo um dos mais utilizados. O EDI minimiza o trabalho manual, tempo e reduz os riscos de dados não consistentes, que podem ser prejudiciais para os processos da empresa.

EDI- Prós

Segurança– Gestões que usam EDI se garantem na segurança e privacidade que são entregues, permitindo que as instituições estejam tranquilas em compartilhar seus dados internos. O EDI abre um canal seguro entre duas partes, para enviar e receber informações sem a preocupação dos dados serem perdidos.

Facilidade de usar- Mais agilidade na troca de informações e processos administrativos, já que se torna automatizada

Acessibilidade- Devido a popularidade, EDI se tornou o meio comum que empresas que buscam implementar tecnologia na sua rotina, então, é mais fácil localizar parceiros que trabalhem com EDI’s

EDI- contras

Tecnologia ultrapassada- Não é mais uma novidade do mercado, então, sua tecnologia já é considerada antiquada e possui baixa versatilidade nos sistemas.

Custo- EDI não é barato. Possui um tempo acima do comum para ser implantado e isso tem um valor alto.

API

A API perfoma a mesma função, mas de uma maneira diferente. Enquanto EDI possui uma conexão limitada de sistemas, API permite diferentes sistemas se comunicarem entre si. Utilizando uma tecnologia de nuvem, os dados são integrados em segundos. Essa flexibilidade é o que mais diferencia ambos, e que tem dado uma prioridade maior as API’s na hora da escolha de software.

API- prós

Velocidade- A API transmite dados em um tempo muito superior

Simplicidade– Esse software permite a integração das partes envolvidas sem a necessidade de uma adaptação porque o seu sistema consegue captar diferentes versões

Compatibilidade com a tecnologia do futuro– Por ser recente, a API consegue lidar com novas tecnologias e ser mais versátil na receptividade delas. Por isso, costuma ser prioridade na escolha do investimento.

API- contras

Popularidade– Justamente pelo tempo curto no mercado, não é tão conhecido como EDI e talvez não seja aceito tão bem quanto os antigos usuários já adaptados

Segurança- Sendo um software mais dependente da web, se torna mais suscetível a brechas que podem ser prejudiciais.

Soluções que otimizam

O objetivo primário de ambos é poupar tempo com a transferência de arquivos eletrônicos. Isso ajuda a manter o fluxo de caixa, organizar pagamentos e prover uma movimentação segura sobre seus dados. Por mais que semelhantes, possuem diferenciais que podem ser cruciais na hora da escolha.

Empreendedores podem seguir a tendencia de investir em API para conquistar a vantagem da velocidade e conectividade em múltiplos sistemas. EDI continua sendo o sistema utilizado com mais vigor, mas esse cenário pode ser diferente nos próximos anos dessa década. Sabendo os prós e contras de cada, ajudará a determinar qual pode ser melhor para as necessidades da empresa.

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