Desenvolvimento de Colaboradores, saiba o porquê desenvolver e qual a importância dessa prática

Desenvolvimento de Colaboradores, saiba o porquê desenvolver e qual a importância dessa prática

Desenvolvimento de Colaboradores, saiba o porquê desenvolver e qual a importância dessa prática

O sucesso de um negócio está diretamente ligado a uma boa gestão e a um time bem preparado. O treinamento e desenvolvimento de pessoas é o caminho ideal para que as organizações consigam ultrapassar os obstáculos e alcançar os objetivos traçados.

O principal ativo de uma empresa não são suas ações ou tecnologia, e sim os profissionais que trabalham nela. Contar com colaboradores eficientes, dedicados e capacitados é um fator fundamental para o sucesso de um negócio, pois são eles os responsáveis pelas atividades da instituição, zelando pela qualidade da cadeia produtiva, pelo produto ou serviço e atendimento. Por isso é importante ter um cuidado especial no processo de desenvolver pessoas na sua equipe.

O que é desenvolvimento de pessoas?

Desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo de preparação, aprendizado e aperfeiçoamento, com resultados vistos, principalmente, no longo prazo.

Através do aprimoramento de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), funcionário e empresa constroem conhecimentos sólidos e duradouros. Tudo isso vai servir para potencializar os resultados no trabalho, elevando a motivação, empenho e, por fim, os lucros da companhia. Investir no desenvolvimento de pessoas mostra que a empresa valoriza seu capital humano, uma vez que o conhecimento é seu bem mais valioso.

Vamos a um exemplo:

Imagine uma central de atendimento por telefone, daquelas que reúnem centenas de empregados em uma grande sala, com headphones e metas pouco factíveis.

Nesse ambiente, não há estímulo para que os trabalhadores cresçam, contudo, alguns deles estão fazendo cursos de aprimoramento para, no futuro, trabalhar com sucesso do cliente.

Lembrando que o customer success é um conceito que vai além do simples atendimento e busca ajudar e fidelizar o consumidor.

Considerando as limitações nesse local, é provável que o grupo deixe o emprego assim que encontrar a primeira oportunidade de ascensão na carreira, concorda?

Logo, eles acham vagas com mais benefícios e saem da central de atendimento, que terá de arcar com os custos de recrutamento, seleção e treinamento de novos empregados. Mas não é só isso.

Ao deixar o trabalho, o grupo leva conhecimento sobre os clientes, do tipo de negócio, da empresa, do sistema e sobre quais formatos são os mais adequados para lidar, por exemplo, com um cliente insatisfeito.

Esse patrimônio imaterial é o mais difícil de ser reposto e poderia aumentar a competitividade do negócio. Daí a importância de, realmente, investir nos profissionais e em suas capacidades para que eles se desenvolvam junto com a organização.

Por que o desenvolvimento de pessoas nas organizações é importante?

Quando uma empresa aplica o desenvolvimento de pessoas não só está promovendo seu crescimento como também aprimorando seus funcionários, assim melhorando sua cultura organizacional.

Pois os colaboradores têm a oportunidade de crescer profissionalmente não apenas visando seu cargo atual, mas para que se torne um profissional melhor.

Isso leva a geração de vários benefícios para a empresa, tornando-a mais atrativa para seus funcionários e novos colaboradores que queiram se integrar a ela, além de auxiliar a fortalecer seu negócio no mercado e assim gerar mais crescimento.

Como desenvolver colaboradores?

Os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas são ferramentas utilizadas para reter e desenvolver os talentos nas organizações. A expectativa por bons resultados devem ser consequência de ter uma equipe preparada para exercer bem suas funções e criar novas alternativas de negócios. Profissionais despreparados não são capazes de oferecer as competências necessárias para o crescimento corporativo. Além disso, a falta de capacitação gera custos com repetição de processos e insatisfação de clientes.

O programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas adotado pela companhia deve oferecer acesso a um aprendizado permanente aos colaboradores e com estruturas focadas para todos os departamentos. Confira algumas dicas de como planejar as ações:

  • Faça o levantamento das necessidades

Gestores e outros profissionais de RH buscam identificar os pontos que devem ser trabalhados, respondendo a algumas questões essenciais:

  1. quais são as metas empresariais?
  2. quais competências precisam ser desenvolvidas com prioridade?
  3. quais problemas o treinamento deve eliminar?
  4. quais são os resultados desejados?
  • Desenvolva um planejamento

É fundamental elaborar um bom planejamento. Essa etapa pode ser compreendida como o esboço do plano de capacitação. Alguns planos de ações devem ser estabelecidos previamente:

Os métodos e recursos instrucionais;

O conteúdo do treinamento;

Os instrutores ou multiplicadores;

Por que deve ser ensinado…

  • Coloque o plano em prática

Quanto mais minucioso for o planejamento, mais a corporação estará preparada para a prática de instrução e aprendizagem, então nessa fase algumas ações devem ser tomadas tais como: organização e delegação das responsabilidades, produção dos conteúdos e adequação nas mídias instrucionais (apostilas, apresentações, vídeos, etc.), divulgação do programa de treinamento e avaliação pós-treinamento.

  • Avalie os resultados e conteúdos

Se o treinamento envolve o conhecimento técnico, por exemplo, aplicar avaliações de conteúdo pode ser muito relevante. Por meio das respostas, é possível definir se o conteúdo foi bem absorvido pelos profissionais. Um dos grandes problemas relacionados a qualquer programa de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência, então é muito importante lembrar de verificar se os resultados obtidos apresentam relação com a consecução das metas da companhia e se o treinamento produziu de fato as modificações desejadas no comportamento dos colaboradores.

  • Feedbacks

A opinião dos colaboradores sobre as capacitações é essencial para receber sugestões e críticas que possam promover melhorias.

Observe se houve melhorias dos problemas que desencadearam a necessidade das capacitações e se apareceram novas dificuldades. Além disso, busque observar as posturas da equipe. Investir em capacitação e organização, leva gestores e colaboradores a um novo nível profissional e os transformam em mais eficientes e produtivos. Dessa forma, são impactantes os resultados esperados na organização, como em qualidade de entrega, atendimento ao cliente e volume de vendas.

Para saber outras dicas e informações para o desenvolvimento do seu negócio, acesse o nosso blog https://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.

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