Conheça 5 dicas para expandir o negócio

Conheça 5 dicas para expandir o negócio

Conheça 5 dicas para expandir o negócio

Como expandir meu negócio?”

 Essa é uma pergunta que a maioria dos empresários fazem quando sabem que chegou a hora de crescer. É uma dúvida muito comum na área de empreendedorismo, e por mais que as pessoas pensem que não, cumprir esse objetivo é possível.

O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio crescendo e prosperando no mercado. Muitos desejam aumentar as vendas e, consequentemente, seu faturamento. Porém, muitos gestores sentem dificuldade nesse processo de expansão. Existem diferentes estratégias que podem contribuir com o crescimento de uma empresa, mas é necessário levar em consideração a situação atual do negócio.

Com um bom planejamento e execução das tarefas certas, você pode acompanhar o desenvolvimento da sua empresa rumo ao sucesso. Nesse artigo você irá conferir 5 dicas para expandir o negócio e aumentar as suas vendas. Além dos empresários, muitos trabalhadores que querem ser seu próprio chefe têm essa dúvida.

Podemos afirmar que muitos conseguem o sucesso, pois buscam por conhecimento e, com muita sabedoria, abrem a primeira unidade e expandem seu negócio rapidamente.

Em qual dos grupos você se encaixa? No grupo dos empresários, que já tem um negócio, ou no grupo que quer abrir a empresa? Saiba que independente disso, o que vale é começar o empreendimento, ou continuar as atividades, pensando em como expandir o negócio.

No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher por onde começar para então implantar as ideias corretamente.

Desafios

Descobrir como fazer a empresa crescer com qualidade é um dos desafios que fazem parte da vida de todo empreendedor. Afinal, não basta querer empreender, é preciso saber como fazer isso

O estudo Demografia das Empresas e Empreendedorismo 2017, divulgado pelo IBGE em 2019, mostrou que o número de empresas de alto crescimento diminui.

As empresas que compõem essa categoria são as que apresentam um crescimento médio de colaboradores de, pelo menos, 20% por ano, considerando um período de 3 anos. 

Além disso, precisam ter 10 ou mais contratados assalariados no primeiro ano de sua análise. De acordo com o levantamento, em 2017, o Brasil fechou o ano com apenas 20.306 empresas de alto crescimento, a menor quantidade desde que essa análise foi iniciada. A comparação entre 2016 e 2017, mostrou que a redução de novas empresas nessa categoria foi de 3,3%.

Esses números nos dão uma ideia mais clara do quanto saber como fazer uma empresa crescer com eficiência é desafiador, considerando que menos empreendedores estão conseguindo expandir os seus negócios.

No entanto, independentemente do porte da sua empresa neste momento, saber qual caminho seguir para alavancar pode ser o diferencial para que ela não faça parte dessa estatística.

Por isso, veja a seguir as dicas que separamos para você.

Estude o mercado

Como está o cenário atual do mercado em que a sua empresa faz parte? Para onde os seus concorrentes estão caminhando?

Essa parte é fundamental e deve ser levada em consideração na decisão de expansão do negócio. Com ela, você consegue identificar se o setor está favorável para esse tipo de investimento. Avalie as tendências, tecnologias e expectativas para o futuro.

Escolha o modelo de expansão

Depois de analisar o mercado e o seu negócio, chegou a hora de pensar no modelo de negócio. Você pode aumentar as suas vendas de diferentes formas.

Hoje em dia você pode apostar no sistema de filial, franquias, licenciamento de produtos, fusão de empresas, e-commerce e muito mais. Entender a sua real necessidade irá te ajudar nessa decisão. Analise os prós e contras de cada modelo.

Diversifique seus produtos e serviços

Uma boa estratégia é apostar na diversificação de produtos e serviços. As diferentes opções podem te ajudar a aumentar as suas vendas e margem de lucro. No entanto, o empreendedor precisa ter cautela ao adotar essa estratégia.

Os novos produtos não podem interferir na rentabilidade e lucratividade dos negócios atuais. Por isso é importante diversificar dentro do mesmo segmento, para diminuir os riscos de elevação dos custos da empresa.

Esteja presente na Internet

A sua empresa pode ganhar muito mais visibilidade estando presente nas mídias online. Aposte em estratégias de marketing digital e tenha um maior alcance do público.

Você pode ofertar seus produtos e serviços com preços promocionais e criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente, fidelizando assim o seu público.

Organize as suas finanças

Para dar passos rumo à expansão, você precisa analisar o financeiro da sua empresa. Ela está preparada para encarar essa novidade?

Você precisa ter um panorama geral sobre a saúde financeira do seu negócio. Seja criterioso e avalie todos os pontos necessários. Dessa forma, você conseguirá identificar as melhores oportunidades para a sua empresa.

Mas lembre-se: toda estratégia possui riscos. Por isso é muito importante ter o total controle sobre as finanças do seu negócio.

Com a Supply, você terá suporte nesse processo. Somos especializados em terceirização financeira para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeiro dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado.

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.