Confira 7 dicas para empreender bem e melhor

Confira 7 dicas para empreender bem e melhor

Confira 7 dicas para empreender bem e melhor

O número de novos empreendedores não para de crescer no Brasil. Seja por necessidade, oportunidade ou até mesmo sonho, essa iniciativa vem sendo muito promissora no cenário atual. Mas é preciso estar bem orientado sobre como começar e como aperfeiçoar a atividade, já que melhorias devem ser feitas constantemente para o sucesso do negócio. 

Começar a empreender no Brasil, aliás, é um grande desafio. Segundo o Ministério da Economia, com o Mapa de Empresas, o número de empreendedores na categoria microempreendedores, por exemplo, cresceu recentemente, representando hoje 56,7% do total de negócios em funcionamento no país.

Empreender tem tudo a ver com iniciativa, começar uma empresa do zero é um trabalho árduo. Por mais clichê que pareça, o principal é ter coragem para dar o primeiro passo e perseverança para seguir em frente. A jornada do empreendedor é um caminho com altos e baixos. Afinal, superar desafios está embutido no significado da palavra empreender.

Abrir a própria empresa é sempre um grande desafio tanto para o empreendedor iniciante quanto para quem já atua na área há algum tempo. 

Para você que está começando a empreender, é crucial iniciar essa trilha investindo em um bom planejamento estratégico e financeiro. Pois, caso contrário, seu negócio já estará comprometido antes mesmo de estrear no mercado. 

De acordo com o Sebrae, a taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos é de 58%, com exclusão dos Microempreendedores Individuais (MEIs). No entanto, entre os motivos que justificam esse resultado estão:

  • a falta de planejamento e de capacitação;
  • gestão pouco competitiva, sem melhoria nos processos;
  • falta de atualização.

Fica claro que esses são os caminhos para concretizar o sonho de quem deseja empreender. Dessa forma, ainda é preciso ir além. 

Adotar boas práticas é essencial para vencer essa jornada incerta e cheia de obstáculos.

7 dicas de empreendedorismo para você não desistir do seu sonho!

Escolha um segmento de mercado

Um dos principais passos para os novos empreendedores é escolher um segmento de mercado. Muitas vezes a ideia parte de um hobby que a pessoa percebe que pode se transformar em uma atividade comercial ou prestação de serviço. Defina bem quem serão seus consumidores para estudar a melhor forma de se comunicar com eles. Analisar a concorrência, inclusive na região, é muito importante para saber onde e como investir em um negócio de forma segura

Compartilhe a sua ideia

Um erro comum de quem está iniciando sua jornada como dono do próprio negócio é ter receio de contar a ideia para outras pessoas. Mas, qual a razão para isso? 

Medo de que alguém possa copiar o seu projeto. Contudo, essa percepção deixa de fazer sentido quando pensamos no networking, ou seja, na rede de contatos importante para o sucesso da empresa. Quando dividimos nossos pensamentos com outros profissionais, mais ainda com aqueles que já passaram por experiências parecidas, recebemos importantes conselhos que vão economizar nosso tempo e dinheiro. 

Às vezes, um olhar de fora pode ser vital para resolver um problema que a princípio parece sem solução. A conversa com outras pessoas do setor também ajuda em outros aspectos. Ao propósito, você descobre quais são as tendências e modismos, e se elas têm chance de permanecer no mercado. Esteja atento a tipos de negócios que de início são uma febre, mas que já perderam força com o tempo. Esses talvez não sejam as melhores opções para se investir. 

Se comprometa com seu negócio

O começo de muitos empreendimentos costuma ser marcado por pouco retorno e isso pode conduzir ao desânimo. Vale lembrar que leva tempo até que a empresa ou trabalho passe a dar lucro, uma vez que é preciso recuperar primeiro o dinheiro do investimento. A dica é saber economizar e aceitar pequenos sacrifícios em prol do ato de empreender. Isso vai desde os gastos supérfluos com o negócio até o que é investido fora dele.

E nunca misture o dinheiro que se investe e ganha com a empresa em contas pessoais.

Entenda o negócio

Desde o início, saiba que seu negócio vai exigir competência, conhecimento e muito estudo sobre ele. Informação nunca será demais, inclusive quando se trata de algo que impactará sua vida pessoal e financeira. Para isso, o gerente interino aconselha nada menos que boas pesquisas. “Entender concorrência, mercado e demandas fará toda a diferença”, explica. Muitos conteúdos estão disponíveis para consulta na internet, desde o melhor investimento até as formas como um negócio deve ser conduzido. Importante é sempre lembrar de buscar por atualização, independente do estágio em que está o negócio.

Estude seu público-alvo

Não dá para conhecer seu público sem de fato fazer um bom estudo sobre ele. Procure entender as necessidades, traçar os perfis dos compradores, quais são suas preferências, experiências e assim por diante. Conhecer o seu público é essencial para conseguir precificar corretamente o seu produto e definir como e quanto investir nos canais de divulgação. Se os consumidores utilizam mais a internet para visualizar produtos, apostar em posts nas redes sociais pode ser muito interessante.

Conheça seus concorrentes

Analisar os concorrentes te ajuda a entender o modo como eles se posicionam e os diferenciais que o seu negócio pode ter em relação a eles, não só no que se refere a produtos, mas principalmente ao atendimento.

Veja quem são, quais canais utilizam e que tipo de avaliação o público faz sobre eles. Assim você poderá oferecer algo que o mercado local eventualmente ainda não tenha, como, por exemplo, um serviço de delivery.

Vá além do óbvio

O empreendedor precisa estar sempre um passo à frente do que acontece aqui e agora. Para empreender é preciso olhar além do que se passa na nossa área de atuação. É preciso enxergar o mundo em que vivemos e, principalmente, para onde ele está caminhando. Empresas que esperam as tendências serem realidade para remodelar seus modelos de negócios correm um sério risco de serem engolidas pelas transformações. O verdadeiro empreendedor precisa estar atendo para onde e como o mundo está se movimentando e avaliar como isso pode impactar seu negócio a curto, médio e longo prazo.

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar aonde quer“.

Conclusão

Mesmo que o início da jornada não seja fácil, não desista: o caminho pode ser longo, mas no final de tudo, todo o esforço terá valido a pena. Mais que isso, lembre-se sempre da tecnologia. 

Utilizar os softwares de gestão a seu favor é a maneira mais eficiente de colocar todas as dicas que apresentamos em prática.

Assim, você faz o acompanhamento de vendas, produção e venda assistida, adequação fiscal e o controle financeiro de todo o negócio. 

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.