Black Friday: uma grande oportunidade para o varejo.

Black Friday: uma grande oportunidade para o varejo.

Black Friday: uma grande oportunidade para o varejo.

De origem americana, esse evento comercial tem como intuito oferecer produtos com preço promocional na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças. Apesar de ter sido desenvolvido nesse contexto, o impacto dessa movimentação é global e cada vez mais presente nos varejistas brasileiros, pois a cultura de aguardar essa época do ano para consumir em grande escala caiu no gosto dos consumidores do nosso país.

Essa ação ganhou tanta força no calendário brasileiro que a maioria das instituições levam à risca a relevância dessa data para sua marca. Ainda quando estava sendo implementada, por muito tempo houve uma percepção negativa sobre o funcionamento, pois muitos aproveitavam para realizar propagandas enganosas, manipulando o preço dos produtos para não disponibilizarem um desconto real para a promoção. Esses casos ainda ocorrem, mas os consumidores tendem a ser cada vez mais rigorosos perante a veracidade do que é promovido.

Há inúmeras estratégias diferentes para colocar a Black Friday em prática, sendo as mais conhecidas:

-Desconto progressivo: desconto crescente em relação a quantidade de peças

-Cupom: disponibilidade de um cupom específico pela data

-Ações promocionais do e-commerce: brindes e/ou frete grátis

-Desconto sobre o valor fixo do produto

Expectativas para a Black Friday 2022

Apesar do cenário não ser favorável, devido a dificuldades que o país enfrenta como a inflação, dólar alto, desemprego e taxa SELIC elevada, as expectativas do varejo estão inclinadas ao otimismo. Segundo uma pesquisa da Globo, 62% dos consumidores brasileiros afirmaram que esperam consumir mais no segundo semestre desse ano. A realização da Copa do Mundo também deve movimentar o mercado, afinal, 56% dos entrevistados disseram que irão consumir algum produto relacionado a essa eventualidade.

3 dicas para aproveitar da melhor forma

Planeje-se

Guardar economias para aproveitar tais promoções pode ser um ato inteligente, visto que é uma época que ocorrem descontos que no restante do ano não são comuns. Para isso acontecer de forma não prejudicial, requer um planejamento financeiro por parte do consumidor.

Pesquise

Analisar se os descontos não são fraudes é uma boa alternativa para o consumidor que gostaria de ser tratado com transparência por parte do varejista. Muitas lojas aproveitam para queimar o estoque que já anda parado ou aumentar o preço perto e abaixar na data da Black Friday, causando uma falsa sensação de promoção.

Escolha os produtos certos

 Saber discernir o que vale a pena e não cair em tentação apenas pela promoção é uma habilidade pessoal que ajuda organizar as finanças. Dessa forma, utilize essa data promocional para se beneficiar da maneira correta.

A Black Friday é uma data esperada por todos e movimenta muito dinheiro globalmente, se atentar a esses pontos permite que o consumo seja feito de forma consciente e saudável.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.