Aprenda como fazer a gestão, quais são os tipos e o que é o fluxo de caixa

Aprenda como fazer a gestão, quais são os tipos e o que é o fluxo de caixa

Aprenda como fazer a gestão, quais são os tipos e o que é o fluxo de caixa

Manter um fluxo de caixa ineficiente pode ser muito prejudicial para os negócios, porém há muito o que entender e aprender sobre este recurso tão importante e necessário para o dia a dia empresarial, antes de colocá-lo para funcionar. 

Isso porque, a falta de administração e do monitoramento correto das entradas e saídas de dinheiro nas empresas, principalmente nas pequenas e médias, é uma das principais causas do fechamento das portas de muitas delas em menos de 4 anos de vida.

Fluxo de Caixa

É uma das ferramentas mais utilizadas na área contábil e possui a função de medir como está o desempenho financeiro da empresa. Algumas de suas utilidades são:

  • Avaliar gastos e recebimentos de uma empresa durante um período definido;
  • Projetar entradas e saídas de recursos em futuros períodos, podendo indicar como será o saldo de caixa para o período projetado;
  • Analisar o saldo disponível de um empreendimento, para que se faça um balanço correto de quanto capital ele possui, onde foram gastos os recursos e para qual finalidade.

Com o fluxo de caixa, a gestão financeira se torna mais profissional e será possível verificar quaisquer erros ou gargalos. Por se tratar de aspectos financeiros, os erros e gargalos muitas vezes podem custar meses de trabalho ou até a vida de uma empresa, sendo assim, o fluxo de caixa é a base para termos uma organização de sucesso.

Quais os tipos de fluxo de caixa? ‍

Existem alguns tipos de fluxo de caixa que são, basicamente, métodos diferentes de realizar o seu controle financeiro. Aqui, é importante conhecer e entender um pouco sobre cada um deles, pois a escolha entre um ou outro vai depender dos seus objetivos e necessidades empresariais particulares. 

Fluxo de Caixa Operacional

Essa pode ser considerada uma das metodologias mais simples de fluxo de caixa, afinal, ela não demonstra investimentos ou necessidade de mais capital de giro. Basicamente, é como se fosse o dia a dia financeiro da sua empresa, contabilizando receitas, despesas e seu volume disponível em caixa.

Por ser mais simples e não englobar investimentos, esse método é mais indicado às novas e pequenas empresas ou àquelas que não buscam muito mais detalhamento ou novos investimentos e procuram estabilidade.

Fluxo de Caixa Financeiro

O fluxo de caixa financeiro também é bem simples e bem parecido, porém um pouco mais completo, pois é nele que se registra todo o patrimônio da sua empresa. Portanto, tudo o que foi conquistado em determinado período, registros de entradas e saídas, variação de capital de giro e previsões de receitas e despesas. 

Investimentos

Para ampliar seus resultados e lucros, há gestores que planejam grandes investimentos financeiros em fundos ou outros modelos de negócio. Para acompanhar essas movimentações, existe o fluxo de caixa de investimentos, que permite analisar todos os altos e baixos desta modalidade, já considerando pontos como taxa de risco e retorno.  

Mas é importante lembrar que a decisão de investir o dinheiro da sua empresa precisa ser bem pensada e analisada em todos os fatores, principalmente considerando que os investimentos mais atraentes costumam trazer maiores riscos. Por isso, pense bem e, se decidir investir, organize e acompanhe de perto as suas movimentações com o fluxo de caixa! 

Fluxo de Caixa Projetado

A partir de suas movimentações, com o fluxo de caixa projetado, o gestor consegue criar e planejar cenários futuros com base nas entradas, saídas e resultados de determinado período.

Assim, com os resultados do presente, é possível projetar o futuro com ajustes para tirar a empresa do vermelho ou investir para crescer e expandir seus negócios. Para isso, é importante a criação de relatórios e gráficos de análise para, por exemplo, negociar prazos de pagamento com fornecedores a partir do período de recebimento dos seus clientes. 

Com esse método, você pode identificar as melhores oportunidades e comparar informações precisas para que as provisões sejam corretas e de acordo com a sua realidade. 

Fluxo de Caixa Livre

Nesse caso, ainda falando em projeções, temos um fluxo de caixa indicado para as empresas que precisam mensurar sua capacidade de gerar capital em curto, médio ou longo prazo, a partir da geração de dois relatórios principais: 

  • o primeiro com projeção de resultados de 60 a 90 dias;
  • o segundo com prazo de 2 a 5 anos. 

Aqui, é feita a comparação dos resultados com o saldo do fluxo de caixa operacional e, assim, acompanhar como o seu negócio se comporta diante das expectativas. Se a análise prévia resulta em um balanço positivo, já é possível considerar aplicações e investimentos financeiros futuros. Caso contrário, é preciso pensar em como não deixar a empresa ficar no negativo.

Fluxo de Caixa Descontado

Muito conhecido como FDC, o fluxo de caixa descontado trata-se do fluxo de caixa principal para quem está pensando em vender a sua empresa ou apenas está buscando a atração de investidores para o seu negócio. 

Afinal, ele é usado para determinar o valor de uma empresa por meio de alguns cálculos de projeções de fluxo de caixa, descontados de taxas de risco e valores de ativos. 

Para tanto, esse tipo apresenta uma visão do futuro através do faturamento real e das perspectivas futuras, considerando tempo de retorno e possíveis riscos envolvidos. Isso para que o gestor saiba o verdadeiro potencial da empresa e, assim, apresente para determinados compradores ou investidores, seja qual for o seu momento.

Quando sua empresa está com algum problema financeiro a primeira tarefa a se fazer é consultar seu Fluxo de Caixa. Com ele que é são realizadas as análises, planejamentos e a visualização dos problemas.

Vamos te mostrar alguns benefícios que podem ser conquistados com um bom fluxo de caixa. 

Contas em Dia

Uma vantagem do fluxo caixa é ter o total controle de pagamentos e dívidas que precisam ser feitos. Com esse cuidado você pode evitar pagar juros de grandes contas. Mesmo que pareça pouco, o dinheiro que sai para pagamento de juros é sua margem de lucro se esvaindo.

Tomada de Decisões

 Depois que suas contas estiverem em dia e o seu fluxo de caixa já montado, fica fácil planejar investimentos para a empresa. Você terá visão do seu futuros rendimentos ou dívidas. Com esses números em mãos poderá utilizar ao seu favor e planejar futuras compras ou se programar para pagar dívidas.

Ritmo do Crescimento

 Vender mais nem sempre significa lucrar mais, já que o lucro de uma empresa pode ser medido pela sua questão financeira. É o fluxo de caixa o responsável por verificar tais números.

Acompanhando esses números é possível checar o crescimento da empresa e diagnosticar problemas. Vende muito, mas não tem retorno financeiro? O problema talvez seja sua margem de lucro em cima do produto.

Evitando problemas financeiros

 O planejamento das contas a serem pagas e dos recebimentos são parte fundamental para uma empresa. Além disso, evitando pagamento de juros altos por atraso de contas. 

Como fazer a gestão do fluxo de caixa?

Um fluxo de caixa eficaz deve abranger não apenas as movimentações financeiras de entrada e saída de valores, mas também o orçamento disponível – incluindo investimentos recebidos ou empréstimos adquiridos – e o plano de negócios da sua empresa. Isso auxiliará nas decisões não somente de curto prazo, como nas de médio e longo também. Para fazê-lo com qualidade, é necessário atentar-se a alguns procedimentos:

1 – Realize um inventário para organizar as informações

O inventário financeiro consiste no levantamento das despesas fixas e variáveis, receitas em caixa e a receber (recebimentos parcelados), além dos investimentos e expansões previstas para o período de controle e análise. Para facilitar, organize sempre estes dados por categorias como operacionais (para questões do dia a dia) e de investimento, para questões relacionadas a inovação e expansão, por exemplo.

2 – Mantenha os dados constantemente atualizados

Ferramentas que auxiliam a gestão – e isso engloba a toma de decisões – precisam ser alimentadas com dados reais frequentemente. O ideal é que a cada nova movimentação uma atualização seja feita. Algumas ferramentas tecnológicas – software de finanças – são extremamente úteis para agilidade do processo, bem como para a redução de gastos operacionais com mão de obra e para um controle maior das informações.

Contudo, não basta ter um software para otimizar o processo. Tão importante quanto a ferramenta são as pessoas que a alimentam. Para isso, é necessário ter processos bem definidos para que os profissionais estejam alinhados com a operação do dia a dia.

3 – Defina uma periodicidade para análise dos relatórios

Dados sem análise não otimizam processos e nem levam a uma tomada de decisão mais inteligente. Para isso, é necessário o acompanhamento periódico de relatórios de gestão. Eles podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Não há uma regra! Quem define a frequência para emissão e análise é o gestor. Contudo, alguns especialistas indicam que as análises trimestrais são as mais eficientes para verificar novas possibilidades de investimento, contratações, aumento de salários e até mesmo para definição de estratégias de venda e para manter um bom capital de giro, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é e a importância do fluxo de caixa para o seu negócio, não perca mais tempo. Utilize a ferramenta como um apoio para a tomada de decisões em sua empresa e tenha um processo de gestão financeira mais organizado. Este é o primeiro passo para um crescimento escalável!

Para saber mais informações sobre a nossa plataforma gestão financeira e sobre como trabalhamos com a tecnologia para otimizar os processos gerenciais do seu negócio, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/ .

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.