Antecipação de recebíveis ao fornecedor: entenda o que é e seus benefícios

Antecipação de recebíveis ao fornecedor: entenda o que é e seus benefícios

Antecipação de recebíveis ao fornecedor: entenda o que é e seus benefícios

Quando uma empresa precisa de dinheiro para pagar contas, gerar fluxo de caixa ou investir em expansão, a antecipação de recebíveis é uma das opções de crédito disponíveis no mercado. Nesse sentido, uma boa alternativa é a organização saber como antecipar recebíveis para os fornecedores. Dessa forma, você mantém o pagamento deles no prazo de vencimento acordado, enquanto seu parceiro comercial consegue antecipar a data de recebimento.

Apesar de muito comum, antecipar recebíveis não é o foco da empresa contratante, não faz parte do core business. Dessa forma, investir em uma solução que automatize esse processo e entregue ao próprio fornecedor ferramentas para que consulte as notas e possa, ele mesmo, antecipar o pagamento, é importante para melhorar a produtividade do Contas a Pagar. Isso não só otimiza sua gestão de compras e o controle de contas de fornecedores a pagar, como também melhora e fortalece suas relações comerciais.

Empresas que ainda não automatizaram o processo de antecipação de valores enfrentam alguns desafios:

  • O número de fornecedores pode chegar a milhares, dependendo do porte da empresa;
  • O setor de Contas a Pagar não possui equipe específica para negociar taxas;
  • Antecipar recebíveis não faz parte do negócio;
  • Controlar todo o fluxo de informações de forma manual pode gerar perdas.

Pessoa no estoque usando smartphone

A antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis trata-se de uma linha de crédito que permite que as empresas adiantem o recebimento de suas vendas. Assim, pode se usar no presente um dinheiro que só chegaria no futuro.

Um dos benefícios da antecipação é que o fornecedor não está pegando dinheiro emprestado, está usando algo que já é da empresa e antecipando esse recebimento a taxas menores que outras modalidades de empréstimo. Como a operação gera custos para a empresa, afinal vai receber menos do que cobrou, é preciso avaliar se há mesmo necessidade para fazer a operação, analisar as taxas de juros e outras tarifas que possam ser cobradas sobre o valor. Assim, é importante ter um plano financeiro bem detalhado para evitar problemas futuros aos fornecedores, afinal, de nada adianta resolver um problema hoje e causar ouro problema amanhã.

Vantagens:

  • O dinheiro é da própria empresa (fornecedor): A empresa não está pegando dinheiro emprestado, está usando algo do próprio negócio para manter o fluxo de caixa e o capital de giro;
  • Rapidez na liberação: Normalmente, a operação de antecipação de recebíveis é rápida, ainda mais quando é feita diretamente em uma plataforma que automatiza o processo;
  • Garantia: Se feita depois de uma análise criteriosa, os riscos de inadimplência são baixos.

Dessa forma, antecipar recebíveis se mostra como uma solução para que o fornecedor obtenha recursos, sem que seja necessário ele precise fazer um empréstimo. Funciona como se ele estivesse recebendo à vista o pagamento de um produto vendido, isso significa que ele está antecipando um crédito que é da sua própria empresa. Além disso, as taxas de antecipação de recebíveis geralmente são menores do que a dos empréstimos.

Assim, enquanto o seu parceiro recebe na hora, sua empresa ganha tempo para pagar a compra e otimiza o caixa por meio de melhores negociações de prazos e preços com os fornecedores. Além disso, Portanto, a antecipação de recebíveis permite que tanto você quanto seus fornecedores consigam manter as finanças em ordem e, consequentemente, o bom funcionamento do negócio.

Antecipação dos recebíveis para os fornecedores

Com uma solução que automatize o processo, além de permitir ao próprio fornecedor fazer o trabalho, também contribui para que o financeiro da empresa âncora tenha mais tempo para se dedicar à estratégia de negócios da empresa.

Ao decidir antecipar recebíveis, é importante que o fornecedor estipule um valor que atenda suas emergências, mas sem necessariamente antecipar todo o dinheiro que tem para receber.  Logo, para estabelecer essa quantia, bem como a data da antecipação, o fornecedor deve ter um bom plano e uma projeção do fluxo de caixa, para que o resgate antecipado da verba não comprometa as contas no futuro.

Também vale mencionar que, para antecipar recebíveis a fornecedores, é interessante que sua empresa invista em uma solução tecnológica de automação desse processo, para que você não precise fazer manualmente toda a gestão do fluxo de dados e transações financeiras com os parceiros comerciais.

Vantagens do uso de softwares para antecipação de recebíveis

Com o uso de um software, sua empresa oferece ao fornecedor o recurso para que ele mesmo consulte notas e antecipe pagamentos. Além de proporcionar agilidade e transparência, já que as transações são eletrônicas, você ainda otimiza os processos do setor de contas a pagar e garante um financeiro mais produtivo e estratégico.

A Supply Midia oferece uma plataforma especializada para este tipo de transação. O Total For, é um portal de fornecedores e antecipação completo, simples e flexível para publicar e consultar informações e comprovantes, assinar documentos, negociar recebíveis e agendar entregas, tudo de forma eletrônica, reduzindo custos e mantendo a cadeia de abastecimento eficiente. E ainda, possibilita a rentabilização do seu caixa através da otimização das operações de antecipação de recebíveis, mostrando os melhores cenários para o sacado e o cedente.

Veja as vantagens para fornecedores e comprador:

Para o comprador

  • Fortalecimento da parceria com seus fornecedores.
  • Possibilidade de negociar melhores condições de preço e prazo.
  • Facilidade de acesso a crédito com condições diferenciadas para os fornecedores.
  • Processo automatizado.

 Para o fornecedor

  • Rapidez e facilidade no acesso a capital de giro.
  • Taxas de encargos no nível do comprador.
  • Não há incidência de IOF.
  • Não há a necessidade de limite de crédito.

Aposte em um portal que transforme as rotinas manuais e que não agregam valor ao produto em tarefas automatizadas ou procedimentos digitais, reduzindo a burocracia e o uso de papel. Se você quer dar suporte à sua cadeia de fornecedores e acha que antecipar recebíveis pode ser uma boa solução, então conheça nossa Plataforma Total For.

Para saber mais informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site https://www.supplymidia.com.br/.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.